='cap-left'/>

Stephenie Meyer - Crepúsculo (Twilight #1)



Saga Crepúsculo ou Carmapúsculo? 
Começando a ler essa série, pois era minha intenção terminá-la (mesmo que na marra), a minha impressão era essa saga iria ser um carma na minha vida. Era muita gente falando mal, principalmente amigas com gostos compatíveis com o meu. E outras falando que amaram e eu não levava muito a sério, por  termos gostos TÃO diferentes. Eu seja, já estava com um pé atrás. Mas eram TANTOS comentários, que eu decidi ler e decidir se tão bom ou tão ruim como diziam. 

''Crepúsculo'' poderia ser como qualquer outra história não fosse um elemento irresistível: o objeto da paixão da protagonista é um vampiro. Assim, soma-se à paixão um perigo sobrenatural temperado com muito suspense, e o resultado é uma leitura de tirar o fôlego - um romance repleto das angústias e incertezas da juventude - o arrebatamento, a atração, a ansiedade que antecede cada palavra, cada gesto, e todos os medos. Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks - último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen.
Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo "amor proibido", alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward é, sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr.
Nesse universo fantasioso, os personagens construídos por Stephenie Meyer - humanos ou não - se mostram de tal forma familiares em seus dilemas e seu comportamento que o sobrenatural parece real. Meyer torna perfeitamente plausível - e irresistível - a paixão de uma garota de 17 anos por um vampiro encantador.
A história trata mais de Bella descobrindo que Edward é um vampiro e aprendendo a conviver com isso, pois já estava perdidamente apaixonada. E Edward, a controlar sua sede do sangue de Bella, maior que pelo sangue de outros humanos, e também com a impossibilidade de ler a mente de Bella. E em tentar fazer ela ficar viva, pois Bella é o desastre em pessoa. Acho que qualquer bala perdida a acharia. :x 

E por fim a perseguição de James a Bella, que por representar um desafio com aquela penca de vampiro pra protegê-la, tornou-se uma presa muito desejável. 

Bella, de quem eu já não gostei no filme (A Kristen, que me desculpem as Crespuletes, não tem expressão!), pareceu ainda mais tonta, porque tudo bem que Edward parece um deus grego, mas qual é? (EDITADO: Edward não é um deus grego. Sorry, tomei juízo). Garota, se ele esta com você é porque te ama! E sem falar que ela é muito anti-social. Eu gostei das tiradas sarcásticas dela, pequenas frases bem humoradas (amo humor negro). Quem me conhece sabe que eu adoro um sarcasmo, no BOM sentido :p. Mas continua sendo tonta. 

Outro que me chamou a atenção, foi o Jasper. No livro ele é calado, então nem tem grande enfoque, mas com o filme eu me encantei. Ao contrário de Alice, sua parceira, que é viva (oi? Foi sem querer) e espevitada e chama atenção tanto no filme como no livro. 

Jacob tem pequeno enfoque no livro, por mim ele teria mais espaço. Ele foi visto pela Bella mais como uma fonte de informações. 

Como em vários comentários que já ouvi por ai, é verdade a Stephenie viaja mesmo. Vampiros que brilham? Mas eu gostei. Criativo. (Só não achei, ahn, muito máscula essa história, mas enfim ~~purpurina~~) 

Eu gostei da escrita da autora. Rápida. Chega até a ser um pouco viciante. Pitadas de humor, ação, amor meloso (‘eu te amo’, ‘Não, eu te amo mais’ *meu lado cínico falando*), enfim, num todo, uma leitura muito agradável. 

*Bella agora é usada como parâmetro para determinar o quão tonta e lesada é uma protagonista.* 

**Todo mundo fala mal, mas quando sai o filme quem é que não quer ver? Eu assumo.Ei você que disse que não, para de mentir, BJS

***Texto Originalmente publicado em Faniquito.net em 04.08.2011.


Comentários
38 Comentários

38 comentários:

  1. Gizeli Regina Meister25 de setembro de 2012 10:34

    Em alguns pontos eu concordo com vc, a bela é meio bonitinha, mas faltou expressão. Sobre o Jasper e Alice e o Jacob concordo plenamente. Pra mim o Edward do livro não se parece em nada com do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só consigo gostar dela quando é sarcástica :P

      Excluir
  2. Engraçado minha irmã gosta mas eu nem tenho vontade de ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É divertido. Não é a melhor saga do mundo, mas pega a gente pela curiosidade.

      Excluir
  3. Desde quando li,me apaixonei pela estória...
    *-*
    E gostei da resenha por ser bem sincera e engraçada. *minha opiniao*
    ahuahua
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. kkkkk Adorei a resenha! E concordo com quase tudo que vc escreveu. Eu sou uma apaixonada por Crepúsculo, acho o melhor livro da série, apesar de que os outros têm mais ação. As pessoas criticam muito a atriz Khristen Stewart, dizendo que ela não sabe atuar e tem sempre a mesma cara. Eu discordo! Ela apenas interpreta uma personagem songa-monga, chata, lesa, tosca e que passei a odiar cada vez mais a medida que fui lendo a série. Depois de Eclipse eu queria matar a Bella Swan. rs Enfim, o livro é bom, tem seus momentos de humor, sarcasmo, drama teen e na verdade a agente torce pela Bella apenas pq o Edward a ama mesmo e a gente quer ver o gato (ops... vampiro!) feliz. hehehe

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu sou apaixonada pela saga, acho criativa e acho que pela Meyer criou algo totalemnte original, só pq até então nenhum vampiro era como esse as pessoas não o acham original, mas me diz se não é criativo um autor imaginar um vampiro diferente do padrão. O normal já era tão comum que foi de fato uma boa jogada a da Meyer. Confesso que a história tem furos do tipo: melosa demais, e até ingenua, mas vai lá: é legal pacas!
    Não sei se gosto da Bela, ainda a odeio por ter escolhido o Ed e não o Jake, é isso ai... eu achei-a boba nesse sentido, mas enfim... já foi. Cada um faz a sua escolha, sei bem que a escolha dela não foi nem um pouco parecida com a que Eu tomaria... ok ok... vou parar com esse meu blábláblá que já tá me dando nos nervos.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaah não! O Jake não podia ficar com a Bella. Eles não combinam. Eu combino com ele *aquelas*

      Excluir
  6. Eu pelo contrário adorei tanto o livro como o filme. Sou apaixonada pela saga. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até curto, mas não sou apaixonada que nem tu x)

      Excluir
  7. Eu gosto de Crepúsculo, mas tenho que confessar que com o tempo você aprende a ver uma história de diferentes ângulos!
    Gosto dela não pela coisa vampiro e lobisomem e tal, porque nem sempre esse tipo de história me atrai, tá mais pro sentimento que rola, sabe?
    Poxa, que não queria um homem lindo dizendo a todo momento que sua vida e felicidade é mais importante do que tudo e todos?! Mais importante do que a dele?!
    Sei que na vida isso é quase impossível de se ver (quem seria masoquista assim pra querer dar felicidade e não se preocupar em ser feliz?), porque o ser humano está vivo justamente para procurar sua felicidade!
    Gosto da história porque sei que ela é idealizada e meio que inacessível, faz você querer mas te mostra que não pode ter!
    Pelo menos foi isso que eu interpretei, mas acho que se deslumbrar um de vez em quando não faz mal, né?
    hehehee

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de Crepúsculo, mas tenho que confessar que com o tempo você aprende a ver uma história de diferentes ângulos!
    Gosto dela não pela coisa vampiro e lobisomem e tal, porque nem sempre esse tipo de história me atrai, tá mais pro sentimento que rola, sabe?
    Poxa, que não queria um homem lindo dizendo a todo momento que sua vida e felicidade é mais importante do que tudo e todos?! Mais importante do que a dele?!
    Sei que na vida isso é quase impossível de se ver (quem seria masoquista assim pra querer dar felicidade e não se preocupar em ser feliz?), porque o ser humano está vivo justamente para procurar sua felicidade!
    Gosto da história porque sei que ela é idealizada e meio que inacessível, faz você querer mas te mostra que não pode ter!
    Pelo menos foi isso que eu interpretei, mas acho que se deslumbrar um de vez em quando não faz mal, né?
    hehehehe

    beijinhos =*

    ResponderExcluir
  9. Já li e tenho vergonha de dizer que foram esses livros que me fizeram virar leitora viciada ¬¬
    Foi nele que a minha mania de ler começou, e hoje me dá um nojo ver esses livros... Sério, muito bobo. Depois de conhecer os livros de IAN não tem como não achar esse bobo. Eu gostava, agora odeio. E não, não vou gastar um centavo vendo o filme. Nem que me paguem. E se eu ver....VAI SER PORQUE TEM ALGUÉM ME TORTURANDO!
    Mas boa sorte com sua leitura. Gosto é gosto, livro é livro, e o importante é ler né....
    =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha mas que nada menina! Eu acho que essa é a melhor coisa da saga Crepúsculo :D ela fez MUITAS pessoas pegarem gosto pela leitura.
      Claro que tem coisas melhores. Mãããs é divertido. É o que vale.
      Ps: eu já li todos, não sofra por mim hahahaha.

      Excluir
  10. HAHAHAHA
    Adorei a resenha. É legal ver o quanto mudamos de opinião depois, né?
    Edward nunca foi um Deus Grego. AcORDA ISABELA *rá*

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era mais boba do que eu sou hoje Babi. Dá um desconto.

      Excluir
  11. Oie Isa =D

    Ah!! Eu tb não curto essa saga não. Ela é totalmente sem sal, sem açucar e não me desce de jeito nenhum. O livro melhorzinho é Eclipse rs...

    Simplesmente AMEI sua resenha!!

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto mais de Amanhecer haha. Porque tem a parte 2 com o Jake narrando :D

      Excluir
  12. Adorei a resenha! Já li toda a Saga, gostei muito na época, mas hoje colocaria vários defeitos, pois na época não lia tanto, então não podia fazer uma 'comparação'... mais ainda considero uma leitura muito boa, só que no sentido da leitura mesmo, da escrita da autora, que é muito boa e te prende, mas a história em sim é muito viajada mesmo, muito bobinha! E a Bella ninguém merece, mesmo há uns 5 anos quando comecei a ler, eu já ficava com raiva pelas atitudes dela, querendo entrar no livro e fazer diferente! rsrs
    E sim, Bella agora serve de parâmetro para o quão uma personagem pode ser lesa, acho que nenhuma outra personagem a supera! ^^
    Bjss!

    ResponderExcluir
  13. Hahaha adorei os comentarios XD
    Não gostei do livro mas confesso q tenho todos pq a curiosidade foi mto grande.... Achei um romance bem mais ou menos e qnt aos vampiros bemmmmm já li livros bem melhores mas tem gente q gosta né.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu peguei emprestado haha. Eu acho que comprei um, mas acabei dando de presente pra uma amiga que AMA a saga.

      Excluir
  14. Nunca li uma resenha tão engraçada... parabéns amei!
    Não li os livros, justamente pelos comentarios negativos ao livro e depois ao filme!
    Ta bom, é uma fofura de tanta melação vampirespica!
    Mas eu gosto de vampiro macho!
    Aquele q te pega e acaba com vc!

    E realmente a Bella é uma tonta!!! aos fãs, sorry! mesmo assim ñ perco por nada o ultimo filme! vai entender!

    bjs
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você devia ler. Não tenho amor pela saga, eu li pela curiosidade. E o livro te prende mesmo.

      Excluir
  15. Eu li a série Crepúsculo tem um tempão e eu gostei!
    Achei bem diferente, a narrativa te prende...
    O que me decepcionou foi o filme.....não gosto de Kristen....mas como vc mesmo disse, acabo assistindo mesmo sme gostar...a curiosidade é fogo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz o ditado "a curiosidade matou o gato!". NOSSA VIDA haha.

      Excluir
  16. Eu li o livro e gostei, falo mesmo. No livro meu personagem favorito é o Jasper, não sei por que...gosto dele.
    Não gosto dos filmes ;/

    ResponderExcluir
  17. Sou uma twilighter ! Então sou suspeita pra falar do livro !
    KKKKKKKK
    Mas amo a saga ! Pra mim foi um dos melhores livros q já li !

    ResponderExcluir
  18. hUM.. Eu gosta da serie e dos filmes, mas sei lá cada um com sua opinião nao é?

    ResponderExcluir
  19. Eu li e gostei
    Realmente não é a melhor saga do mundo!
    mas tem muitas muito piores!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. Eu Gostei e realmente a Bella é um pé no saco, nos filmes pior ainda. Só presta o Edward mesmo em ambos os casos.

    ResponderExcluir
  21. quem nao gosta nao fala nao ta fexa a boca

    ResponderExcluir
  22. quem nao gosta dos filmes livros etc nao fala nada nao fexa a bouca é so pra quem gosta

    ResponderExcluir