='cap-left'/>

Cecelia Ahern: P.S. Eu te Amo



Agora estou mais calma, mas confesso que já fui aquele do tipo de leitora bem impaciente. A expressão “loucuras por livros” já me pegou várias vezes, e uma delas foi justamente pelo título de minha resenha de hoje. 'P.S. Eu te Amo' de Cecelia Ahern (Editora Novo Conceito/ 2012 – 365 páginas)está entre os livros que muito já me tentaram (risos). Alguns anos atrás, especialmente após assistir a adaptação cinematográfica homônima, eu faria qualquer coisa pra ler este livro. Por exemplo, uma vez tentei comprar um 'P.S. Eu te Amo' no site da Estante Virtual e pretendia pagar uma quantia superior a dois dígitos num exemplar usado de origem duvidosa que nem foto tinha... mas não deu certo porque o vendedor acabou desistindo.
 
                                                      
                                                       P.S. Eu te Amo
                                                       Cecelia Ahern
 
 “Era bom ter lembranças, mas elas não podiam ser tocadas, não tinham cheiro nem forma. Elas nunca eram exatamente como no momento em que aconteciam e desapareciam com o tempo.” Página 208

Holly vivia para o marido, por quem se apaixonou ainda no colegial. Não chegou a fazer faculdade, pulava de emprego em emprego, mas tinha a firme companhia do esposo. Eles formavam o casal que podia não ter uma vida perfeita, mas conseguiam se entender perfeitamente. A morte de Gerry deixa Holly devastada, sua única motivação era viver para as cartas mensais que ele lhe deixa no decorrer daquele ano.

Depois que me apaixonei pelo filme,passei a ter a forte intuição de que o livro também seria perfeito... e estava certa, mas de uma forma completamente diferente! A premissa continua sendo a mesma: jovem casal apaixonado, esposo que perde a vida para uma doença e deixa cartas com ‘tarefas’ para ensinar a esposa como se recuperar e voltar a ter interesse pela vida. Mas, enquanto o filme apostou mais no gancho dramático, o livro consegue ser uma lição que podemos levar para toda a vida. O livro é extremamente ótimo, com certeza está entre as melhores leituras de 2012! Ler seguidamente um livro é um prazer que já não posso me dar devido ao meu atual estado de 6 meses de gestação, mas digo que as pausas necessárias para ler o livro me deram até saudade. Voltar a ler 'P.S. Eu te Amo' era um prazer e este será um livro que certamente relerei.


P.S. Eu te Amo me surpreendeu positivamente, principalmente porque não conseguiu me fazer verter uma única lágrima, mas me fez refletir demais sobre minha própria vida e sobre a sorte que tenho por ter quem amo do meu lado... 'P.S. Eu te Amo' é um grande conselho de “Viva e seja feliz agora".
Durante a leitura, houve momentos em que senti profundamente a dor de Holly, e até consegui perdoar algumas atitudes descabidas de sua parte... Em outros momentos eu ria tanto e de forma descontrolável, que até ganhava alguns “Pára, Binaaaa” do meu marido. 
  
Além do amor entre Gerry e Holly, o amor entre amigas, entre a família e pela vida é uma constante: Gostei muito de todos os personagens, da família grande de Holly, dos pais compreensivos, do irmão engraçado, do artista, da irmã doida e do primogênito neurótico. As lições de amizade que o livro traz, com os personagens Sharon, Denise e John, são lindíssimas. Mas o que mais gostei foi do amor que Gerry sentia pela esposa, e de sua sensibilidade em fazê-la voltar à vida, mesmo não estando mais com ela. Sem dúvida recomendo!

Não posso finalizar esta resenha sem falar da adaptação cinematográfica de 2007! Ah, ela me fez chorar horrores e foi bem mais romanceada, mas, mesmo sendo uma romântica incorrigível, confesso que agora prefiro o livro. 

Tiro o chapéu: Gerard Butler e Hillary Swank estavam perfeitos, em ótima sintonia. No filme, Holly e Gerry se conheceram como jovens adultos, enquanto no livro foi no colegial. No livro os dois são irlandeses, e no filme Holly é americana. Enquanto no filme a origem das cartas era uma incógnita até o fim, no livro Holly recebeu um pacote com toda elas de uma vez, e deveria abrir uma somente uma no mês correspondente. As amigas de Holly foram muito bem representadas, sobre tudo Denise pela hilária atriz Lisa Kudrow. Daniel, o amigo TDB, foi retratado como um desastrado e não o cara compreensivo do livro. E tem mais: uma coisa que me deixou totalmente surpresa, talvez a diferença mais marcante, é que o mega hot Jeffrey Dean Morgan, o Willian no filme, é um personagem que no livro, pasmem, simplesmente não existe! \o/ 

Balanço geral: Filme e livro inesquecíveis...
Comentários
35 Comentários

35 comentários:

  1. Eu assisti ao filme mas confesso que estou louca para ler o livro pois o que eu leio aqui pela blogosfera sobre o livro parece que é melhor.
    Adorei o jeito que vc escreveu e descreveu o livro e o filme! A vontade só aumentou para ler o livro
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. É muito fofo esse livro! Ai eu quero *0*
    O filme é bem legal, mas o livro deve ser melhor.

    ResponderExcluir
  3. 'Eu estou lendo esse livro e gostando muito...
    Eu não gostei do filme, mas resolvi dar uma chance para o livro....
    Que bom que não me arrependi...louca pra saber como termina!
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. oi Sá!

    Eu só assisti o filme até agora, e adorei \o/

    Com certeza vou adorar o livro \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Chorei vendo o filme e mtu provavelmente vou chorar lendo o livro kkkk
    É mtu lindo a história! E reflete mesmo sobre a vida e a sorte de ter seu amor ao seu lado.
    Não vejo a hora de ler o livro!
    Amei a resenha!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Estou louca por esse livro ! Já assisti o filme e chorei rios ! KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu sabia que o livro era bom, mas você arrasou na resenha. Me deixou ainda mais curiosa e louca pra ler. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. eu estou louca para ler o livro. Também estou no sexto mês de gestação, e estava com medo de chorar horrores nesse livro rs
    Pelo visto o livro é bem diferente do filme, eu curti o filme, chorei muito, mas acho que vou preferir o livro.
    ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Oie Sabrina =)

    Eu gostei bastante deste livro, mas ele não me emocionou tanto como o filme.

    Linda a sua resenha!

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti o filme e chorei litros, e se assistir de novo vou chorar litros mais um vez hahaha
    Estou ansiosa para ler o livro, parece ser perfeito demais *-* E agora que vc disse que o livro é bom, fiquei mais ansiosa *-*

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha, ela me deu mais vontade de ler o livro, eu sou apaixonada pelo filme, em breve o lerei e eu venho te falar o que eu achei =)

    ResponderExcluir
  12. Muito bom saber que o livro passa as expectativas pois estou muito interessada nele!
    Assiste ao filme, mas nada melhor que o livro.
    Com certeza gostarei tanto quanto você

    bjs
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sabrina!
    Esse é um livro que quero muito ler!
    Há muitas diferenças entre o livro e o filme, pelo que pude ler, mas espero gostar tanto do livro quanto gostei do filme!
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Ah, eu adoro o livro e o filme... as diferenças são grandes, mas o livro é muito mais profundo... ria muito para logo em seguida cair no choro...
    Pena que no filme a família da Holly não aparece.

    beijos,

    ResponderExcluir
  15. Eu assisti o filme e gostei muito
    e espero ler o livro e continuar gostando do filme também!
    porque as vezes as vezes me decepciono demais com os filmes baseados em livros! ^^

    ResponderExcluir
  16. OPa me deixou animada pra ler o livro, eu ainda não vi o filme nem li o livro. Parece que tem algumas diferenças. Eu adoro romances e tanto o livro quanto o filme parece ser muito bom ^^

    ResponderExcluir
  17. Estou looooooouca pra ler esse livro...
    Adorei sua resenha!
    Parabéns duplo! (Espero que seu baby venha com muita saúde!)

    bjooo
    @mytchelli

    ResponderExcluir
  18. O filme é lindooo, o livro deve ser mais ainda, quero lerrr

    ResponderExcluir
  19. Eu não assisti o filme, mas tenho certeza de que vou gostar mais do livro, como sempre acontece comigo. Estou louca para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  20. Essa história é linda,louca para ter!Acompanhar a dor da Holly,as cartas que Gerry preparou para mandar após sua morte,tão preocupado com ela.Assistir ao filme não basta,tenho que ler esse romance!!!

    ResponderExcluir
  21. Gizeli Regina Meister3 de outubro de 2012 09:57

    Quando assisti o livro, chorei e ainda choro....
    As vezes me pergunto se existe homem como Gerry????

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler o livro, eu vi o filme e achei muito bom e pela resenha vejo que o livro não deixa a desejar *-*
    Não gosto muito de romances, mas o enredo tem um diferencial que eu acho muito legal :)

    ResponderExcluir
  23. Olá, Sabrina!!
    O kit desse livro é mesmo incrível, uma pena que a editora só publicou anos após o filme ter estreado nos cinemas e confesso que não sei se poderei comparar ambos... Eu amei o filme, sem dúvida nenhuma a atuação de Gerard e Hillary foi perfeita e não consegui controlar a emoção.
    Espero poder sentir o mesmo pelo livro, que certamente é imperdível.
    Adorei a sua resenha!!
    Bjos.


    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  24. Lindoooo .... Chorei demais com o filme....Quero ler o livroooooo !!!!

    ResponderExcluir
  25. Por incrível que pareça, ainda não assisti o filme. É um filme tão famoso e tudo mais, e eu não assisti. Ai, ai. Mas logo que eu ler o livro, vou correndo me atualizar com o filme. Se a NC não tivesse lançado esse livro, eu nem ia procurar ler ele... E com certeza ia estar perdendo uma grande história.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  26. Oi queri,
    Tambem fui ver esse filme no cinema e estava de casinho aquele dia entao deixou a sessão mais especial...aonda não li o livro mas espero gostar tanto quanto voce pois realmente e uma historia muito linda.
    Bjss
    Raquel machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Bom, o filme já é impressionantemente lindo. Me fez chorar horrores e querer um amor parecido com o deles (não com a morte no meio, por favor). Com o livro em mãos, aquela expectativa de leitura e de achar o livro melhor que o filme existe. Ainda não li, mas como vocÊ disse que foi uma das melhores leituras deste ano, posso adiantar que estou ainda mais animada para começar logo a ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Nossa o filme foi incrível, mas o livro emocionante! Um amor que nem a morte acabou, mas transformou, a perda de um amor e o começo de outro.

    ResponderExcluir
  29. Acho qeu sou a unica pessoa que nunca assistiu esse filme, mas enfim, adorei sua resenha n'ao vejo a hora de poder conhecer os personagens e chorar (tenho certeza que vou chorar) com o livro.

    ResponderExcluir
  30. Desde que eu vi o filme, fiquei ansiosa pelo livro!E pelo que tenho visto, as diferenças entre livro e filme existem, mas a essência está bem representada na interpretação. Enfim, "P.S Eu te amo" está entre os livros mais desejados por mim! :)

    ResponderExcluir
  31. Gosto um pouco de romance, ainda não é meu tope de linha mas acho legal o contexto que o mesmo aborda. Cara pela resenha parece ser linda a história... Me deu vontade de ler agora, mas ainda que traz uma reflexão isso é o mais massa! Minha amiga lendo esse livro, esperando para saber sua opinião! :) ótima resenha!

    ResponderExcluir
  32. O livro é encantador, gosto muito de romance. Li ele e é impossível não se apaixonar. Embora nunca tenha visto o FILME, o livro dá para ter uma certa noção. *-*

    ResponderExcluir
  33. Já assisti o filme e estou louca para ler esse romance e chorar como chorei assistindo o filme. rs

    ResponderExcluir
  34. Sou fã do filme. Gerard Buttler é um queridinho pra mim e ele me surpreendeu nesse filme. Simplesmente incrível! Comecei a ler o livro, confesso. No entanto, parei. Não porque a história é ruim, mas porque gosto de ler o livro físico, tocar nas páginas e coisa e tal, particularmente não gosto de ler na internet. Sem dúvidas, esse livro está na minha lista de Natal desse ano. Algo que não gostei, foi a capa estilo Nicholas Sparks. A história é linda, emocionante, poderiam ter feito uma capa a altura. O banner do livro ficou lindo, por exemplo.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Eu vi o filme e fiquei com muita vontade de ler o livro, sua resenha só me deixou com mais vontade kkk

    ResponderExcluir