='cap-left'/>

Deb Caletti - Um lugar para ficar




                                                   
                                                   Um lugar para ficar
                                                        Deb Caletti

Olá, pessoal. A resenha de hoje é de um livro que me surpreendeu positivamente.  Ando passando por um tempo de verdadeira ‘ressaca literária’ e postergando muitas leituras que outrora me empolgariam, como sequências de series que até então acompanhava fielmente. Claro que tudo tem seu momento... o fato de estar grávida e prever um período de  desapego aos livros e paparico ao bebê me faz ter certa preferência por livros que sejam filhos únicos de pais solteiros (risos). Ponto positivo para Um lugar para ficar (Editora Novo Conceito/ 2012 – 271 páginas), um livro sem qualquer sombra de sequência.  =^_^=

Sem entrar em spoiler, vou dizer apenas que o livro possui um enredo até bem comum: Clara pensa ter encontrado a pessoa ideal, mas o namorado Christian vai mostrando aos poucos a verdadeira face possessiva e Clara vai se moldando a ele, tentando fazer dar certo e perdendo sua própria identidade... até que o fim é inevitável, quando se torna perigoso prosseguir com o relacionamento denegrido.

O livro se inicia com nossa protagonista indo com o pai para um lugar bem tranquilo, um lugar para ficar, um lugar onde o namorado não possa encontrá-la, mas onde ela possa se reencontrar. Lá ela conhece o marujo Finn, que em muito ajuda em seu processo de volta à vida. Clara vai revelando ao leitor, numa narrativa em primeira pessoa, suas lembranças e como tudo aconteceu. Mesmo passando por grandes desilusões, Clara é bem otimista e decidiu levar a vida adiante e se dar uma nova chance. (*Claro que, com Finn, “até eu”).

“Um lugar para ficar caiu” em minhas boas graças porque se trata de um livro que revela o ‘depois’, num relacionamento em que o ‘e viveram felizes para sempre’ não aconteceu. Os personagens principais podem ser adolescentes, mas mesmo assim a trama foi bastante crível. Lembrou-me bastante de um dito que minha querida avó sempre nos dizia: “Moço bom não vem com estrela na testa”. Hoje entendo a preocupação que os familiares em geral sentem quando os jovens passam por esta fase tão natural de todo relacionamento, faz parte do “crescei-vos e multiplicai-vos”, mas agora como mãe também é uma preocupação que terei duplamente (risos). Aliás, o relacionamento ‘pai-filha’ também foi um dos pontos altos da trama e muito me agradou. Minha única crítica se deve ao excesso de notas de rodapé. Mesmo dando um toque mais jovial e irônico à narrativa, muitas vezes prejudicou o ritmo da leitura e me fez perder o foco.

Ainda que não chegue nem perto de entrar para o ról de melhores que li este ano, creio que li “Um lugar para ficar” no momento propício e isso me fez ter uma boa impressão sobre ele quando, talvez num outro momento, pudesse ser bem mais rígida em meu julgamento. Enfim, recomendo para quem procura um livro fofo que fuja da mesmice. Mas, ainda assim, um livro para ler sem grandes pretensões.
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png
Comentários
21 Comentários

21 comentários:

  1. Eu vou ver se leio esse livro em breve. Esse entrou no meu típico fofo, porque parece ser isso. A história é bacana e quero ler!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sá!

    Eu gostei bastante dessa narrativa, principalmente do final, que ficou bem próximo da realidade \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha parabens!! Ja vi muitas resenhas desse livro tanto negativas quanto positivas , mas gostei da historia por ser bem diferente dos generos de hoje!! Muito ansiosa pra ler. Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa tarde, tenho uma pergunta, a promoção dos livros da serie PLL já saio o resultado? pq eu não achei aqui

    ResponderExcluir
  5. Estou achando que vou gostar, achando só. Espero.
    Não sabia que você estava grávida, parabéns! De quantos meses?

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha e não sabia que os personagens eram adolescentes(apesar de já ter lido a sinopse )a narrativa parece ser boa gosto quando é narrado pela 1ºpois acho que possibilita uma visão melhor do livro

    ResponderExcluir
  7. Quando a NC divulgou o lançamento desse livro,eu fiquei doida para ler,esse livro e Belle foram os mais esperados por mim.
    Todavia após ler algumas resenhas,fiquei um pouco mais calma.
    Não que eu me decepcionei,mas eu esperava que o livro fosse mais dark,mais cruel e no entanto é mais sutil,entretanto estou interessada em ler pelo tema.Não é um tema que vemos com frequência nos livros
    bjs Nati

    ResponderExcluir
  8. Já li muitas resenhas negativas, foi bom ler uma resenha positiva. Ele está na minha pilha de leitura, será a minha próxima leitura e espero gostar tanto quanto vc.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Ei, Sabrina! Eu li esse livro recentemente e adorei. Como você disse, o enredo é bem simples, mas a autora consegue prender nossa atenção!

    Ah... Não sabia que você estava grávida! Parabéns! =D

    Beijos,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Sabrina!
    Eu também me surpreendi com a narrativa. Aliás, é o que mais temos visto ultimamente, só que infelizmente nas páginas policiais de casos reais. Realmente é uma leitura descomprometida mas que nos prende.

    Beijos
    Márcia Desirée
    Tesouro Literário

    ResponderExcluir
  11. Um estória passional muito tensa. Está na minha lista de livros desejados para os próximos meses.

    ResponderExcluir
  12. Já comecei a ler esse livro, mas até hoje não terminei. Parei na metade dele, porque a história não estava me agradando.

    Beijos, Rayra Mirelem
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  13. Vi algumas resenhas não muito animadoras sobre o livro...então posso dizer que gostei da sua resenha por mostrar um ponto de vista diferente. Acho que muita gente não gostou porque os livros do tipo "romance intenso" tem tomado muito espaço ultimamente, não é?! E "Um lugar para ficar" parece ser aquele tipo de livro fofo que você lê sem pretensões, mas que deixa uma sensação boa! Acho que deve valer a leitura :)
    Ah! Parabéns pela gravidez! ;)

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nenhum livro desta autora mas pelo que em parece a historia começa estilo cliche (o amor a primeira vista e tal), mas ao decorrer da historia começa a tratar de um assunto serio (nem todos pensa assim)sobre obsessão. Tambem percebi durante a leitra da sua resenha que a autora sabe bem como prender o leitor com sua narrativa fazendo com que sentissemos as emoçoes do personagem. Não vejo a hora de poder ler este livro e saciar minha curisidade sobre Clara e Christian.

    ResponderExcluir
  15. Não achei esse livro ótimo, mas também não achei ruim. Fica num meio termo. Achei bem legal o relacionamento entre pai e filha, e como Clara conseguiu seguir com a vida adiante. Achei que a narrativa é simples, fluida e bem envolvente.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não sei bm porque, mas volta e meia esse livro aparece na minha frente pedindo pra se lido. Quero dar uma chace a ele.

    ResponderExcluir
  17. Ow uma resenha bem diferente da minha opinião, li o livro recentemente e achei UM SACO, dei uma estrela, queria dar meia. A vantagem realmente não tem sequencia uffs,mas o ponto que mais gostei também foi diferente do seu, as notas, as notas eram da personagem e não da tradução e achei isso um diferencial. :) ~

    ResponderExcluir
  18. Estou com esse livro para ler, o que será feito agora em maio, e tudo o que li sobre ele, sempre me deixou com vontade de ler. Também já li comentários positivos e negativos sobre ele.

    ResponderExcluir
  19. Esta na minha lista de ler... Espero que não me decepcione :D

    ResponderExcluir