='cap-left'/>

Janethe Fontes - Doce Perseguição

Olá pessoal! A resenha de hoje é super especial. Trata-se do terceiro livro publicado pela autora Janethe Fontes, uma pessoa agradabilíssima que adoro e sou assumidamente fã.  Os dois primeiros livros da autora já foram resenhados por mim aqui no ‘Leituras & Devaneios’ e possuem em comum uma grande carga dramática pelos assuntos realmente polêmicos que tratam: Vítimas do Silêncio (Editora Universo dos Livros/ 2008 - 187 páginas & Editora Baraúna/ 2011 – 307 páginas) aborda o tema do estupro e a luta de uma jovem para conseguir superar o grande trauma e fazer justiça. Sentimento Fatal (Editora Dracaena/ 2011 – 350 páginas) relata a trajetória de uma jovem esposa atormentada pela violência doméstica, assim como milhares de mulheres em todo o mundo. Cliquem nos títulos para conferirem as respectivas resenhas.


“Mas o assassino iria pagar pelo que fizera à sua irmã, ela prometeu. Não o deixaria em paz, enquanto vida tivesse.
E pensar que o amara tanto...”


Eu adoro o recurso da narração retroativa, e o prólogo de Doce Perseguição (Editora Giostri/ 2012 – 248 páginas) já nos traz Graziela, a personagem principal, retornando após tanto tempo fora do país, sedenta por justiça. Assim, ela começa a se lembrar do passado, da convivência com a linda irmã assassinada e sua paixão adolescente por Felipe, o principal suspeito.

Agora, ela pretende perseguir o pretenso culpado apesar de seu grande interesse por ele e pegá-lo em contradição, preparar uma armadilha para que Felipe assuma o crime e volte para trás das grades... Mas como resistir aos sentimentos?  Como não acreditar no coração? Será Felipe realmente inocente, apesar das provas? Se sim, quem seria o verdadeiro assassino?

Janethe Fontes conseguiu me surpreender muito positivamente com este livro! Ainda que o tema pretenda esboçar um crime passional, acaba pendendo para um doce romance, com pouca perseguição, mas muitos beijos calientes #adorooo!(risos).

O gancho romântico foi belamente construído, Graziela não passava de uma menina considerada sem graça perto da irmã glamorosa, mas consegue chamar a atenção do namorado também perfeito da irmã. Um desejo proibido que toma grandes proporções no decorrer da narrativa e se enraíza em sentimentos mais profundos que nem o tempo, a distância e a desconfiança conseguem apagar.

Apesar do enredo romanceado, a narrativa de Janethe Fontes em Doce Perseguição está bem moderna. Digo isso porque, mesmo tendo entendido essa proposta de modernidade (que, sem dúvidas, deixou  a trama bem mais crível), a única coisa a me desagradar um pouco foi  a facilidade com que Graziela acabou se envolvendo com os mesmos homens que a irmã, cometendo os mesmos erros que ela. Não que tenha sido um ponto negativo, apenas creio que meu lado romântico se rebelou um pouco por um fato em especial, como ardorosa fã de primeiros amores tenho o arcaico pensamento de que o amor físico deve estar invariavelmente ligado ao encontro de almas e não ser culminado pela confusão de sentimentos e desejo de ‘esquecer’ quem realmente se ama.

No mais, confesso que gostei demais dos personagens! Ótimos coadjuvantes e um talvez triângulo amoroso inesperado. Felipe é um doce de ‘mocinho’ e não o julguei culpado em momento algum... Aliás,  o grande antagonista de Doce Perseguição sem dúvida foi incorporado pelas neuras da própria Graziela, mas a autora conseguiu driblar o óbvio e dar um desfecho surpreendente para o crime.  Já Graziela estava muito bem caracterizada, ora forte em sua convicção da culpa de Felipe, ora confusa pelos sentimentos que somente ele conseguia  lhe despertar, ora equivocada em seu julgamento e metendo os pés pelas mãos, ora sem juízo algum e sem nenhuma luz além  do instinto para guiá-la.  Tanto que consegui perdoá-la e torci muito pelo casal.

Para quem curte um bom romance, fica aqui esta ótima dica. Nossos “Talentos Nacionais” arrasando...Recomendo muito o livro!



Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Gizeli Regina Meister11 de outubro de 2012 09:33

    Eu nao li nada da autora ainda, mas quando vi o nome do livro ja fiquei interessada e com a sua resenha mais ainda. E o tipo de livro que eu adoro *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Não li nada da autora até o momento, mas depois da sua resenha fiquei bastante interessada sobre suas obras :D

    Parabéns pela resenha!

    Beijos :*
    Natalia. http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Sabrina =D

    Não conhecia essa autora,mas fique super feliz em saber que é mais uma autora nacional talentosa.

    O nome do livro é bem instigante mesmo, e pela sua resenha percebi que é o tipo de livro que vou gostar bastante.

    Dica anota aqui!

    Ótima resenha ^^

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Me lembrou um pouco Bela Maldade nunca tinha ouvido falar da autora mas fiquei curiosa por causa dos temas que suas obras abordam e confesso que gosto dessa coisa de mocinha que se apaixona pelo possível vilão

    ResponderExcluir
  5. Legal esse livro heim? Não conhecia... Eu gostei dele, me chamou atenção e acho que leria sim e muito! Bom.

    ResponderExcluir
  6. Nao conhecia esse livro, mas ele parece ser muito bom hein!!!

    Gostei dele =)

    ResponderExcluir
  7. Oi ,adorei á resenha,essa mistura de romance misterio é tudo de bom, Passei também para desejar Feliz Aniversário pelos 3 aninhos do Blog que é um sucesso e será sempre, beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Eu sei que a Janethe Fontes sempre explora temas polêmicos em seus livros, esse parece ser super interessante e intenso, adoro finais surpreendentes e fico orgulhosa de nossos novos autores e dos blogs que os apoiam.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o clima de suspense e mistério do livro. Gosto de personagens bem descritos e a narrativa parece ser boa.

    Como já estou quase acostumada a ficar em desespero com as bobeiras que as mocinhas dos livros dão, acho que vou me sentir em casa, nesse...rsrs

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  10. ADorei a capa desse livro, tambem gostei bastante do genero romance e misterio, a narrativa me parece ser otima tambem .

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! O suspense do livro me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  12. A história despertou minha curiosidade...
    Já pensou se apaixonar pelo principal suspeito da morte da própria irmã!?
    É bem pesado, mas fiquei com vontade de ler.
    bjim

    ResponderExcluir
  13. Cada vez mais descubro talentos nacionais, que orgulho!

    Fiquei doida para ler esse romance, que é no mínimo estranho.

    Adorei!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Sufocar os próprios sentimentos para fazer justiça requer acima de tudo coragem. E se o equívoco for verdadeiro? Como lidar com as consequências e reparar o erro?
    Parece ser uma história cheia de reviravoltas. ઇઉ.¸¸.*

    ResponderExcluir
  15. Muito legal ver uma autora nacional mandando muito bem, e o melhor de tudo, em gêneros distintos. Não sou fã de romances, mas essa pegada de vingança conseguiu me deixar curioso.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Mais um livro nacional que me interessou muito. É um estilo envolvente e instigante. Adorei a resenha e com certeza vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  17. Adoro os livros da Janethe Fontes, mas ainda não li esse. Me parece ser um excelente romance!

    ResponderExcluir
  18. Não li nada dessa autora ainda, mas a sinopse me deixou intrigada, parece ser um ótimo enredo.

    ResponderExcluir