='cap-left'/>

Becca Fitzpatrick - Finale



“Finale”, da autora Becca Fitzpatrick, é o quarto e último livro da série Hush Hush, lançado no Brasil pela Editora Intrínseca. Ainda me lembro de quando “Sussurro” (primeiro livro) foi lançado; fiquei apaixonada pela história e não via a hora de ler os outros livros. Becca criou um enredo viciante com personagens inesquecíveis, como o Patch. Agora que a série acabou, sinto-me triste e com saudades de uma das melhores séries que já li.

O livro pode conter spoilers para quem ainda não leu os livros anteriores.

Nos livros anteriores Nora descobriu que grande parte do seu passado era mentira e que há muito mais mistérios entre o céu e a terra do que um simples humano possa imaginar. Porém, ela não é simples e não é humana; Nora é um nefilim e terá um grande desafio em “Finale”.

Hank, o Mão Negra, líder do exército de nefilins, está morto, mas isso não torna as coisas fáceis para Nora e seu amado Patch. Ela foi obrigada a matar o pai para salvar seu amado, porém, antes de morrer seu verdadeiro pai obrigou Nora a fazer um juramento de sangue. Agora ela é a nova líder dos nefilins e se não cumprir sua promessa e deixar o cargo para outra pessoa, Nora e sua mãe morrerão.

Claro que praticamente nenhum nefilim a aceita como chefe e logo ela se vê rodeada de pessoas desconfiadas e doidas para tirá-la do poder. Aparentemente, os únicos nefilins que a aceita é Scott e Dante, o segundo no comando da seu grupo.

O Cheshvan (período em que os anjos caídos conseguem se apoderar dos corpos dos seus servos nefilins) está próximo e nenhum nefilim pretende deixar ser dominado pelos anjos caídos. Os nefilins querem ir à guerra, todavia Patch e Nora pretendem evitar ao máximo que a batalha ocorra. Logo, contudo, a opinião de Nora vai mudando, ela se dá conta que seu povo não merece passar pela escravidão de servir aos inimigos.

Enquanto a guerra não acontece – até porque está difícil evitá-la – Nora começa a ser treinada por Dante. Ela está mais forte agora que se tornou uma nefilim, porém precisará de todo a agilidade que conseguir para sobreviver. Dante, que aparenta se preocupar muito com ela, oferece a Nora algo que pode torná-la poderosa: uma bebida feita de artes do mal, algo que torna os nefilins fortes o bastante para lutar de igual para igual com os anjos caídos. Nora no começo rejeita beber, entretanto, sem ao menos perceber, acaba se tornando vítima da bebida que toma conta da sua mente e ações.

Patch tem que aguentar as mudanças ocorridas em Nora e precisa resolver seus próprios problemas. Um arcanjo cismou que Patch o está chantageando e com a ajuda de Dabria (que Nora odeia, aliás), ele pretende encontrar o chantagista.

Patch também tem que lidar com a quietude dos anjos caídos que se mantém afastados mesmo com o Cheshavan estando tão perto. Algo estranho está acontecendo e não é nada de bom.
Nora e Patch terão que passar por grandes provações. Agora é esperar para ver se o amor deles é forte o bastante para sobreviver ao que está por vim.

“Finale” é daqueles livros que você não consegue para de ler até que se ver obrigada pelo fato de que as páginas acabaram. (risos)

A história é recheada de ação, suspense e aventura. Nora é a nova líder dos nefilins, e como tal é obrigada a tomar decisões difíceis. Isso de certa forma foi bom para ela, pois agora não é mais a garota que tinha que ser salva o tempo todo pelo namorado. Nora tem força e está aprendendo a tomar mais conta de si. Para não perder a prática, ela faz algumas burradas durante a história, o que me fez ficar irritada com a personagem.

Patch esteve perfeito como sempre. Mais uma vez temos um personagem apaixonado e protetor que não mede esforços para manter a amada em segurança. Ele teve que viver situações bem tensas história, afinal a namorada é líder dos seus grandes inimigos que tem como grande desejo mata-lo.

Scott teve grande destaque nesse livro. O personagem amadureceu bastante em “Finale” e demonstrou ser um ótimo amigo para Nora. Já Vee, melhor amiga de Nora, dá as caras, mas não foi tanto como nos outros livros. Confesso que fiquei feliz com isso, pois é ela é insuportável. Acontece algo na vida dela que não fez muito sentido para mim. Achei que a Becca deu uma viajada na história da Vee o que, em minha opinião, não teve muito sentido.

Dante foi um personagem interessante. Senti muitas vezes que ele tinha uma queda pela Nora, assim como também que ele não era muito confiável. Marcie também teve uma grande participação na história e até gostei. Cheguei muitas vezes até simpatizar da personagem.
Não sei vocês, mas achei muito estranho a tranquilidade da mãe da Nora. Não senti em nenhum momento que ela tivesse sofrendo pelo sumiço de Hank. É como se nada houvesse acontecido.

Um personagem acabou sendo uma das grandes surpresas da história. Ele deu a cara em outros livros e eu não imaginava que ele pudesse ser mais do que um simples humano. Esse personagem misterioso brindou nosso casal, nas últimas páginas, como um maravilhoso presente.

Sinceramente, senti que o final foi meio corrido e gostaria que tivesse tido mais umas 4 páginas, pelo menos.
Não tem como deixar de recomendar a série, vale muito a pena ler. “Hush Hush” é umas das minhas séries favoritas e sempre ficará na memória.

Super recomendo!

click to zoom
Série Hush Hush
1 – Sussuro;
2 – Crescendo;
3 – Silêncio;
4 – Finale;


Gente, teremos evento de FINALE em Belo Horizonte, no dia 02/02/2013 (sábado) às 13 horas, na Leitura do BH Shopping.
Eu, Laila (Sobre Livros) e Nanda (Viagem Literária) contamos com a presença de vocês. ^^






Comentários
52 Comentários

52 comentários:

  1. Estou mega ulta empolgada para ler Finale. E Lu você atiçou minha curiosidade com esse personagem misterioso, que já suspeito que seja.
    Já vi comentários de que o fim foi meio corrido e odeio isso, de certa forma fica parecendo que falta algo e isso é muito chato.
    Mas uma série se encerando e não gosto muito dessa parte, mas é a vida fazer o que?!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Esse com certeza é um dos livros que mais desejo ! Patch é simplesmente apaixonante, amooo ! Amei a resenha ! E Hush Hush é uma otima, maravilhosa, série, mesmo !

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh, não vejo a hora de ler *-*
    Vai ser triste não ter mais Patch, mas eu sei que quero muito ler Finale e saber de uma vez por todas como tudo termina. Uma pena que o final tenha sido rapidinho =( A gente sempre fica querendo um pouco mais rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ooooh!! Quero muito ler esse livro, ate ano passado eu nao conhecia essa serie mas, quando eu estava "futricando" na internet acabei encontrado a historia do Patch (adoro ele!!) e a Nora, estou batante ansiosa pra ler pois, sinto que ambos os personagens estao mais maduros, principalmente a Nora, que no ultimo livro eu senti que ela era muito coitadinha e toda indefesa e tal...E concordo com voce que a amiga da Nora era muito chata rsrs, espero que esse ultimo livro corresponda com as minhas espectativas!!
    Otima resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Lu, só li Sussurro e gostei muito. Agora que foi publicado todos os livros posso ler todos da série hehehe. Que pena que todas resenhas que li o pessoal comenta que o último livro foi corrido e que deveria ter mais um da série.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Estou loooouca pra ler, correndo pra arrumar dinheiro logo e comprar. Estou tão ansiosa pra ler esse livro e saber como essa história que teve um ótimo final em Silêncio vai continuar, quero muito saber como está o Patch, estou morrendo de saudades dele, do seu estilo badboy e seu jeito engraçadinho. Ah e sem esquecer de Scott que também adooooro. Espero ler logo o livro, se passar fevereiro sem ler esse livro, vou achar seriamente que devo estar louca, rsrsrs, mas to mesmo com muita vontade e Pacth fique tranquilo que não vou ficar muito tempo sem notícias suas, Anjo. Beijos'

    ResponderExcluir
  7. Nossa adorei o post,porque já li os anteriores e achei interessante a resenha.Na expectativa para ler o livro Finale,descobrir o que Becca escreveu e saber como termina essa relação entre Nora e Patch. A capa segue a linha das anteriores.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, mas n entendo pq tu da tantos mas tantos detalhes! As vezes só queria descobrir lendo msm, mas daí já vi na resenha! Isso me deixa triste, msm assim adoro o teu blog! Ta de parabéns! Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Depois de ler a sinopse não vou conseguir dormir enquanto não ler este livro!!!!
    Pena q tudo q é bom acaba :-(

    ResponderExcluir
  10. Olá, parabéns pela resenha, muito boa!Me interessei muito para ler os livros desta série sendo que Hush Hush é muito famosa, sempre vejo resenhas e tudo mais.Infelizmente ainda não li nenhum livro desta série, mas quero muito ler todos os livros, nem que eu precise para isso madrugar rsrs!

    ResponderExcluir
  11. Resenha perfeiita! parabéns! vou ler. ;)

    ResponderExcluir
  12. Nossa a primeira resenha que li me deixou com a sensação do livro ser um déjà vu de Crepúsculo, mas a medida que os outros foram lançados e vi a história se desenvolvendo minha curiosidade foi aumentando e agora quero muito ler.
    Parabéns pela resenha.

    http://clubemeninasleitoras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nenhum livro da série! Mas sempre leio resenhas positivas. Acho que vou ter que ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Quero tanto ler este livro! simplesmente amo a série Hush Hush e quero ver se este livro está tão maravilhoso como os anteriores.
    Confesso que não sei como você conseguiu simpatizar com a Marcie porque ela é simplesmente nojenta, realmente não suporto.
    Mas tudo que quero é ler mais esta maravilha da Becca.

    ResponderExcluir
  15. Preciso ler essa série! Arrumar os livros pra ontem. Gostei de umas resenhas lotadas de spoiler que li. É, parece mais que li esse livro e os outros não, mas não estou nem aí. Curiosidade é tensa! Quero muito!

    ResponderExcluir
  16. Oie Lu!

    Meu coração ainda está com aquela dorzinha de despedida rs... terminei Finale esse final de semana e só posso dizer que a Becca fechou a saga com chave de ouro.

    Concordo com você que o final foi um pouco corrido mesmo, mas mesmo assim o livro conseguiu ser perfeito ♥!

    Adorei a resenha!

    bjinhos e uma ótima semana!
    ;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  17. Quero demais ler essa série, ainda não sei o que aconteceu nos outros livros mas este parece nos deixar realmente aflitos, para saber se Nora vai conseguir enfrentar todo esse pesadelo que há pela frente.

    ResponderExcluir
  18. Ei Lu,

    Eu adorei o final e os desdobramentos, mas achei muita coisa esquisita e mal explicada, a autora não conseguiu me convencer de várias coisas.
    Tirando isso eu gostei e adorei o epílogo.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Pessoal, li todos os livros da série e confesso que não havia lido nada ainda que prendesse tanto a minha atenção.
    Amei os personagens NORA, PATCH, VEE E SCOTT. E ao chegar no quarto e último livro da série senti um profundo vazio, saudades e um gosto de quero mais.
    Assim como os demais leitores, senti que o último livro ficou um tanto vago e teve um desfecho rápido como se BECCA pulasse algumas etapas da história.
    Mas, mesmo assim é apaixonante!
    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  20. mega querendo ler logo todos os livros *-* adoro livros de anjos e acho que irei amar esse livro também

    ResponderExcluir
  21. Ameiiiiiiiiii
    Estou doida pra ler tudo =)
    Encantada =)

    ResponderExcluir
  22. Apesar de nao ser fan de anjos estou curiosa pra ler essa serie, muito na verdade. Parece ser otima!

    ResponderExcluir
  23. Só está faltando este para ler!Não acredito que Nora inda se mete em burradas, também ficava com raiva dela por entrar em situações que passaria longe! Agora que li sua resenha, fiquei com mais vontade de ler! Participando da promoção mas vou dar um jeito de conseguir emprestado de novo! Quero muito estes livros na minha estante!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  24. vi a moça lendo no ponto de onibus e fique pescoçando eu confesso rsrs

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente ainda não conheço esta série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho uma vontade enorme de ler essa série. Esse livro, o quarto da série, está com sinopse e resenha muito bons. Não poderei falar muita coisa, primeiro preciso ler.

    ResponderExcluir
  27. Estava vendo as pessoas comentarem que não eram fans de anjos e gostaram dos livro, eu me enquadro totalmente nisso, São livros ótimos que eu adorei!!! bjssss

    ResponderExcluir
  28. Baixei e li Finale em 4 horas,
    fim de série sempre é triste, mas hush hush é especial pois foi o primeiro livro que me despertou pra leitura depois disso li um livro após o outro
    Enfim, Nora como de costume me deixou irritada ás vezes, Patch é Patch né, Marcie sério deu vontade e matar, Vee supreendeu, Scott chorei com ele no final, alías chorei o final do livro todo, adorei o epílogo, mas fiquei com aquele vazio que venha o filme logooo já estou morrendo de saudades da saga

    ResponderExcluir
  29. A Resenha está Maravilhosa \o/ Haaa é uma pena que este seja o último livro da Série Hush Hush...Ainda não tive Oportunidade de ler a série completa, mas só pela as resenhas feitas da Série eu A-D-O-R-E-I...Espero ler toda a Série em Breve...:D Tomara que em Finale Nora e Patch consigam finalmente ficarem juntos *-*
    Além de muita ação, suspense e aventura, o livro é Maravilhoso \o/

    Bjsssss...:D

    ResponderExcluir
  30. Não sou muito fã de livros sobrenaturais,a sua resenha e a de outra garota que me chamou muito a atenção e me deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  31. Pq tudo que é bom tem que acabar?? =\
    Eu gostei da capa, mas não supera a capa do Silêncio! kkkk
    O Patch está perfeito mesmo como sempre <33 Acho que é o livro que ele mais sofre, tadinho! Mas o jeito dele nunca muda, adoro as frases dele!
    Gostei que a Becca deu mais atenção pro Scott, ele teve um papel mtu importante!

    "“Finale” é daqueles livros que você não consegue para de ler até que se ver obrigada pelo fato de que as páginas acabaram." CONCORDO!!!

    Parabéns pela resenha!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  32. GENTE PRECISOOOOOOOO SÓ LI OS DOIS PRIMEIROS PQ SÃO OS ÚNICOS QUE TENHO! ÓTIMA RESENHA TTTTTT

    ResponderExcluir
  33. Essa é uma série que você pode julgar pela capa pois todas são lindas,mas mesmo assim a história não te decepciona é simplesmente demais.

    ResponderExcluir
  34. Oh, Deus, nem sei dizer o quanto esperei por esse livro! Patch é simplesmente incrível, não me cansaria dele, mas sem que tem que acabar, então... =\
    Preciso ler ele logo! *---*

    ResponderExcluir
  35. Essa série é simplesmente incrível!!! Preciso muuiitoooo ler o final dela!!! Adorei a resenhaa!!!

    ResponderExcluir
  36. Como ainda não li nenhum desses livros da série, preferi não ler a resenha, pois prefiro me surpreender no momento da leitura. Como todos as partes da série já foram lançadas, começarei a ler. Só assim não corro o risco de ficar esperando uma eternidade pra o lançamento da continuação.
    Espero que eu goste dessa série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  37. Esta série é muito boa, minha obsessão por anjos caídos me fez amar ela, e todos os livros dela pra mim são bons. Estou ansiosa para ler este livro!

    ResponderExcluir
  38. Putz, não li nenhum livro da série ainda mas já estou morrendo de vontade de chegar nesse! Hahahaha! Na expectativa de comprar logo os primeiros livros, nunca li nenhum com anjos como temática... :D Ótima resenha!

    (@_apple5)

    ResponderExcluir
  39. Necessito ler Finale o mais de pressa possível. Quando terminei de ler Silêncio, roí as unhas contando os dias para o lançamento mas até agora ainda não li. Com essa resenha, estou com mais expectativas ainda de ler esse livro. *-*

    ResponderExcluir
  40. Quero muito ler essa série que parece ser maravilhosa!A resenha ficou ótima!!!

    ResponderExcluir
  41. Quero muito ler logo o último livro dessa série! Parabéns, a resenha ficou ótima! ♥

    ResponderExcluir
  42. Eu preciso muuuito ler o ultimo livro, ta me dando nos nervos já.

    ResponderExcluir
  43. Eh ruim quando uma serie que a gente gosta muito acaba, nao eh? Da um vazio... rs.
    Ainda nao consegui nem comecar a ler a serie mas espero poder fazer isso em breve.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Resenha muito boa, abordando os pontos fortes do livro, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  45. Não li nenhum livro série ainda, mas agora que esta completa pretendo ler na sequencia. Pelo que li das resenhas, esse deve ser uma série que eu vá gostar de ler, já adorei as capas e gostei de saber que o final atende a obra toda mesmo precisando de mais algumas paginas.

    ResponderExcluir
  46. Na hora que li "O livro pode conter spoilers para quem ainda não leu os livros anteriores." parei. Sinceramente, gosto de ter o gostinho de ter uma surpresa a cada folhear de página, e como não li Silêncio ainda, prefiro não ver possíveis spoilers. ^^ Tô super ansiosa pra ver o desfecho dessa série incrível!

    ResponderExcluir
  47. Gente essa seria é uma das melhores que ja li, o pach é lindooo e ele e nora fomam o casal perfeito! li o livro em 2 dias....é viciante....pena que acabou :( agora estou ansiosa para ver o filme que começa ser produzido esse ano!quem serão os personagens hein?? super ansiosa!
    gente Leiam a série HUSH HUSH ;)

    ResponderExcluir
  48. gente essa série foi uma das melhores que ja li, o patch é lindooo e ele e nora fazem o casal perfeito, li finale em 2 dias..e fiquei muito triste por ser o último..agora só resta esperar que o filme seja lançado logo! ele começa a ser produzido esse ano! quem serão os personagens hein??? estou super ansiosa!!!!! Leiam HUSH HUSH vale muito a pena!!!!!!!! beijinhuss ^^

    ResponderExcluir
  49. Não sei por que essa série nunca me chamou atenção, nunca tive vontade de ler ela. Depois de tantos romances e tudo o mais que vemos hoje em dia, um a mais, um a menos... Não faz diferença pra mim. Mas mesmo assim você fez uma ótima resenha, pena que o livro não me agrade mesmo.

    ResponderExcluir