='cap-left'/>

Ian Hamilton - O Rato de Wanchai



“O Rato de Wanchai”, do autor Ian Hamilton, é o primeiro livro da Série Ava Lee, lançado no Brasil pela Benvirá (selo da Editora Saraiva). Não conhecia a obra, porém a sinopse, assim como também a capa que passa a impressão de ser uma história recheada de ação, me instigaram a começar a leitura.

Ava Lee é uma mulher de origem chinesa de 30 e poucos anos que vive no Canadá. Ela possui uma aparência bastante delicada... porém, por baixo do aspecto suave, existe uma pessoa inteligente, astuta e com grandes habilidades marciais.  Ela é contadora e sócia de uma empresa responsável por rastrear e recuperar dinheiro que muitos consideram impossível de reaver. Ava Lee é a melhor da sua área e por isso se envolve na aventura central de “O Rato de Wanchai”.

Seu empregador da vez é Andrew Tam, responsável de uma empresa pelo financiamento de cartas de crédito e ordens de compra. O cara é sobrinho de um amigo do Tio de Ava Lee; eles na verdade são só sócios, mas possuem um carinho de tio e sobrinha. Sr. Tam contrata Ava Lee para resgatar uma pequena fortuna roubada por Jackson Seto e seu sócio (sendo primeiro o “cabeça” por trás do golpe).

A Contadora embarca então para diversos locais, indo para Toronto, Seatle, Hong Kong, Bangkok e Guiana, onde Jackson Seto vive rodeado de mordomia e segurança. A única forma que Ava encontra para chegar a Seto é usando o velho e bom dinheiro e encontra no Capitão Robbins uma ‘ajuda’ muito bem paga. Porém, as coisas acabam saindo do controle e Ava Lee terá que usar sua força e inteligência para solucionar mais esse trabalho.

“O Rato de Wanchai” é um livro muito bem escrito com uma história que prende a atenção do leitor. Não é o meu tipo usual de leitura, porém vejo que valeu a pena.
Ava Lee não é a típica mocinha que necessita de um homem para lhe proteger o tempo todo, muito pelo contrário, ela sabe se cuidar muito bem sozinha. Ela, além de ter o dom para as artes marciais, também é uma pessoa muito inteligente, possui uma grande calma para resolver graves problemas. Gostei bastante da personagem e grande parte da leitura valeu a pena por ela.

A história é muito interessante, mas senti falta de algumas coisas, como um bom romance. Acho que um romance sempre incrementa bastante uma história; talvez muitos não tenham a mesma opinião, mas a meu ver torna o livro mais interessante. Outra coisa é que poderia ter mais ação; a sinopse e a capa me deram a sensação de que seria um livro com bastante “porrada”, porém são poucas as cenas de ação. Queria ver a Ava Lee usando mais de sua força física, mostrando suas técnicas de luta. Espero bastante que o autor explore mais esse lado da personagem.

Outra coisa bastante interessante no livro é que o autor nos apresenta um pouco sobre a cultura chinesa, coisas que muitas vezes não vemos na TV. Sempre achei a China interessante e depois de ler sobre ela, nesse livro, fiquei ainda mais interessada. Espero que o autor nos apresente mais sobre essa maravilhosa cultura nos próximos livros.

A história vale a pena, recomendo!

Série Ava Lee – Ian Hamilton
1 - O Rato de Wanchai (The Water Rato of Wanchai);
2 - O Discípulo de Las Vegas (The Disciple of Las Vegas);
3 - The Wild Beasts of Wuhan (não publicado no Brasil);
4 - The Red Pole Of Macau (não publicado no Brasil);

click to zoomMais informações em:


Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas adorei sua dica!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi realmente depois de ver a capa e ler a sinopse dá vontade de ler,Ava Lee como protagonista promete ser interessante só pelos lugares dá para perceber: Toronto, Seatle, Hong Kong, Bangkok e Guiana, provavelmente vai se envolver em muitas aventuras. Com certeza deve ter ação, mais sobre a China nos livros seguintes

    ResponderExcluir
  3. OI!!!!!!!!!!
    Não conhecia o livro, e nunca o tinha visto. E admito, que foi uma grande surpresa sua resenha. Adoro filmes de ação e tudo mais. Mas livros só com ação eu nunca li, sempre tem uma pitadinha de romance, mesmo que as vezes bem pouca.
    O livro chama mesmo muita atenção, e confesso que não sou muito curiosa a respeito da cultura chinesa, mas com certeza deve ser um livro bom, e com aventuras, mesmo que como você disse, não viu muita ação. Tomara que o autor mostre esse lada da Ava Lee nos próximos livros.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia este livro, mas a sua temática é muito interessante. É um enredo um tanto diferente e isso só me faz ter mais vontade ainda de ler.
    Concordo com você, um bom romance sempre deixa as coisas mais interessantes, mas talvez o autor venha a explorar este aspecto nos outros livros.
    Quanto a parte que faltou um pouco de ação para mim isso seria compensado se o autor nos apresentar uma narrativa inteligente e sagaz (o que eu espero ser exatamente o que acontece), mas outro aspecto que ele pode vir a considerar nos futuros livros da série.
    Ava Lee parece ser o meu tipo de personagem preferido. Inteligente, auto-suficiente e corajosa. Com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
  5. Essa é a primeira vez que leio alguma coisa sobre esse livro, que até o momento me era totalmente desconhecido. Gostei da história e pretendo ler a série.

    ResponderExcluir
  6. Como você, esse não é o tipo de livro que eu leria, mas gostei bastante de sua resenha, me chamou atenção. Gostei muito do fato de Ava ser uma mulher independente, é muito legal quando mostram esse lado das mulheres, que elas tem capacidade de fazer qualquer coisa. Hoje em dia isso vem crescendo muito. Esse é um livro que vou procurar ler

    ResponderExcluir
  7. You completed certain fine points there. I did a search on the

    issue and found most

    persons will have the same opinion with your blog.
    Feel free to surf my blog - sun-drops.blogspot.ru

    ResponderExcluir
  8. Admito que essa série me é totalmente estranha. Nunca tinha ouvido falar. Mas gostei da resenha.

    ResponderExcluir