='cap-left'/>

Lemony Snicket - Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?


“Quem poderia ser a uma dessas?”, do autor Lemony Snicket – cujo nome original é Daniel Handler -, foi lançado no Brasil pela Editora Seguinte (selo jovem da Companhia das Letras). Para quem não sabe, Snicket, cujo verdadeiro nome é Daniel Handler, é o autor da famosa série Desventuras em Série; eu não li os livros, mas muita gente fala super bem.

O livro é cheio de suspense e desde começo somos envolvidos por uma atmosfera de segredos. Lemony Snicket, - o protagonista que possui o mesmo nome do escritor do livro - é um garoto de quase 13 anos que no decorrer da história demonstra ter uma inteligência bastante aguçada, parecendo ser bem mais velho. Na verdade as crianças da história são todas precoces, tendo um tato bem acentuado para os mistérios e demais assuntos dos mais velhos.

Snicket desembarca numa emocionante aventura na pacata cidade de Manchado-pelo-mar, um lugar onde vive pouquíssimas famílias e tudo é estranho. Ele acaba de se juntar a sua tutora S. Theodora Markson (o S ninguém sabe o que significa) que irá treiná-lo, mas não sei para que exatamente. Os dois embarcam para a cidadezinha estranha a fim de resolver um roubo. A Senhora Sallis contrata Theodora para recuperar a estatueta da Fera Ressonante que, segundo a idosa, foi roubada pelos seus vizinhos: a família Mallahan.

Moxie Mallahan, filha do “ladrão” e dono do antigo jornal da cidade, acaba tendo uma boa e reveladora conversa com Lemony Snicket. Aparentemente a estatueta nunca foi roubada, afinal, pertence desde sempre a sua família.

A partir dessa informação Snicket se vê envolvido numa onda de mistérios obscuros onde aparentemente alguém quer bastante a estatueta, que segundo Moxie é apenas uma velharia sem valor.

O garoto que tinha planos que envolvia outras pessoas e outra cidade, de repente se encontra preso a Manchado-pelo-mar e decide resolver os enigmas que envolvem tanto o povo da cidade quanto a estatueta da Fera Ressonante.

“Quem poderia ser a uma dessas?” é um livro cheio de surpresas e mistérios do início ao fim. Snicket é um garoto que não parece ter quase 13 anos, pois suas atitudes parecem mais de um adulto. Ele embarca numa emocionante aventura na cidade Manchado-pelo-mar, um lugar totalmente estranho recheado de pessoas mais estranhas ainda. Entre elas temos a pequena Moxie, uma precoce jornalista que não deixa passar nenhuma informação; também temos os irmãos Juca e Chico – crianças - que dirigem o táxi da família enquanto o pai está doente e que adora dicas de leitura; Harvey e Mimi Mitchum, o casal de policiais doidos da cidade, cujo filho Stewart é um pestinha; Qwerty, o cara da biblioteca com um corte estranho; a misteriosa Ellington Feint que surge na cidade com um grande objetivo; etc...

O livro tem um enredo interessante, mas chega a ser um pouco cansativo porque os mistérios nunca se resolvem, na verdade só vão aumentando. Ele é o primeiro da Série Só Perguntas Erradas e terminou com bastantes questões sem respostas, que só serão resolvidas nos próximos livros. Gostaria de ter tido uma história concluída, mas terei que esperar a continuação.

Snicket nos deixa bastante curiosos sobre os segredos que envolvem a estatueta e sobre o verdadeiro ‘vilão’ por traz da história. Quero ler o próximo livro logo e espero gostar bastante da leitura.

A capa do livro tem tudo a ver com a história. Achei ela super fofa e combina demais com o enredo escrito pelo Lemony Snicket. O livro por dentro também é bem trabalhado, contendo imagens de cenas dos capítulos.

A história é boa e acredito que agradará a todos.
Recomendo!

Série Só Perguntas Erradas
1 – Quem poderia ser à uma hora dessas?
2 – Ainda não lançado lá fora.


Book Trailer do Livro

click to zoomMais Informações em:
Site Oficial do Lemony Snicket
Comentários
26 Comentários

26 comentários:

  1. Nunca li os livros desse autor, mas gostei bastante do filme Desventuras em Série. Tem um mistério divertido e interessante. No entanto, pela temática e pelos personagens tão inteligentes, penso que devem ser livros bem bacanas principalmente para crianças e adolescentes, ajudando-os a estimular a criatividade.

    ResponderExcluir
  2. Acredita que também não li Desventuras em série, mas so ouço coisas boas.
    Adoro um misterio, pena que não foi resolvido nenhum..mas series costumam ser assim mesmo, infelizmente. Parece interessante o enredo acho que meu filho iria gostar,
    bjos.

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, eu só li apenas um livro do Lemony Snicket que é o primeiro livro da série Desventuras em Série: Mau Começo, eu simplesmente adorei e agora, é claro que vou ler a série toda e, com certeza, já vou colocar na minha lista: Quem poderia ser a uma dessas?
    Adorei a resenhas,
    Bjin
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro muito legal e interessante, mas essa coisa de ter um monte de mistérios e no final das contas não resolver quase nenhum é algo um tanto chatinho e me lembrou de Pretty Little Liars (a série, pelo menos, porque ainda não li os livros).
    Mas como há a promessa de que sejam resolvidos nos próximos livros da série com toda a certeza eu leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabby, já li todos os livros do Lemony e já assisti todas as temporadas de Pretty Little Liars. PLL nem se compara a Lemony Snicket! Os livros do Lemony são ótimos e muito bem construídos! PLL é uma série que só enrola... Muita gente acha que os livros do Lemony não respondem os mistérios. A verdade é que ele responde tudo nas entrelinhas. E os mistérios não são nada repetitivos, cada um te estimula mais a gostar da história. A história desse livro acontece no mesmo universo que a história de Desventuras em Série, mas é uma história que vem antes. Se você ler Desventuras em Série primeiro, entenderá várias coisas que podem parecer não muito bem explicadas no livro. ;)

      Excluir
  5. Opa, tantas pessoas elogiando esse livro, e agora lendo sua resenha e tipo: omg preciso muuuito!
    Ei, seu blog é fantástico, mt lindo, bem escrito com ótimos posts, acredito que todos já falam isso, mas só estou deixando aqui gravado as minhas impressões com ele hihi.
    Estou seguindo seu blog e a convido a visitar o meu, Garota do Livro.
    Um beijo e aguardo sua visitinha >.<
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tô lendo a série de Desventuras em Série do mesmo autor e estou adorando. Esse deve ser tão bom quanto.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. aff, não me interessei muito pelo livro de começo, porque a capa não me atraiu, a sinopse me pareceu muito juveniu e, apesar de já ter ouvido falar, não conheço o trabalho do autor. Agora, sabendo que fica tudo em aberto, não quero mais mesmo! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi gostei da série Desventuras em Série por causa do filme com o Jim Carrey, muito bom um pouco de mistério,suspense,aventura,humor e as ilustrações são criativas.

    ResponderExcluir
  9. Assim como você, não li Desventuras em serie mas li ótimas criticas sobre ele. Acho que hoje em dia temos muitas crianças parecida com Lemony, muito evoluidas para a idade, e acho legal o autor explorar isso, mas não gosto de livros que não esclarece nada, acho que é porque sou uma pessoa muito ansiosa e da fico me remoendo pra descobrir logo, portanto essa será uma série que vou ler quando estiver completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dica... se você quer ler a história e entender tudo, leia Desventuras em Série primeiro. São coleções diferentes, mas são a mesma história, tanto que há personagens que aparecem nas duas coleções. Acontece que "Quem Poderia Ser a uma hora dessas?" acontece cronologicamente antes de Desventuras em Série. Talvez por isso você vá pensar que deveria lê-lo primeiro, mas não... Se você ler Desventuras em Série, entenderá muito melhor alguns fatos que apenas parecem não muito bem explicados no livro. ;)

      Excluir
  10. Tenho muita curiosidade para ler Lemony Snicket. Esse livro parece ser bem legal para começar.

    Adorei o book trailler.

    Araços

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente nunca li Desventuras em serie, porém sou apaixonada pelo filme. Já tinha visto esse livro no skoob, e me interessei bastante, e com essa resenha fiquei com mais vontade ainda de ler. Parece ser muito bom!!

    ResponderExcluir
  12. O livro tem uma capa adolescente, me lembrou aqueles livros da série Vagalume que tinhamos que ler no ano letivo de modo obrigatório! Mas a história parece boa, apesar de não ter visto muitas resenhas dele por ai.

    ResponderExcluir
  13. Eu quero ler esse livro, pois estou muito curiosa sobre ele. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  14. Ja oouvi falar muito de Desventuras em Serie e sempre muito bem. Se esse livro for no mesmo estilo eh bem capaz de ser otimo mesmo. E, dessa vez acho que da para eu ir acompanhando.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ouvir falar muito sobre esse livro e fui gostando dele sem mesmo ter lido uma resenha direito. Mas quando parei para buscar para ler realmente me apaixonei ainda mais pelo livro.
    Adoro livros de mistérios e esse livro com certeza é cheio deles, parece muito divertido. Se algum tiver a oportunidade de lê-lo, o farei. E sabendo que o Daniel Handler é o escrito, só piorou situação...
    Beijos!! :)

    ResponderExcluir
  16. Ouvir muito sobre esse livro, e várias resenha sobre ele rodaram pela blogosfera literária, mas essa foi a primeira que li, e me pergunto porque?, mas afinal, amei sua resenha, não fazia ideia de que o livro fosse desse tipo, gênero. Adoro histórias de com ação, que vão se desenrolando e se enrolando com o passar de páginas.

    ResponderExcluir
  17. Na primeira vez que vi esse livro, não fiquei interessada nele, mas aos poucos , depois de algumas resenhas positivas, ele acabou que interessando!!

    ResponderExcluir
  18. A história parece de aventura, só não gostei da capa, acho que poderia ser mais interessante.

    ResponderExcluir
  19. Um livro cheio de segredos e muita aventura, deve ser muito legal. Eu leria com certeza.

    Luciana

    ResponderExcluir
  20. Também já li muitas resenhas positivas em relação ao "Desventuras em Série", o que me deixa bastante curioso pra ler esse livro que é do mesmo autor. Gosto de livros com bastante suspense, mistérios e investigações, mas desde que seja em uma quantidade aceitável. Me parece que o autor perdeu um pouco a mão nesse quesito, mas mesmo assim, quero ler sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Só perguntas, perguntas e perguntas!
    kkk
    Parece ser um livro bem divertido, característico do Snicket
    Adorei desventuras e apesar de não ter muitas respostas nesse livro quero muito me envolver nesse mistério.

    Bjus!

    ResponderExcluir
  22. Oi querida, parece mesmo muito bom. Eu confesso que pela capa não parece nada com a história em si. Mas gostei muito do enredo e a forma como o autor leva a história, quero desvendar todos esses mistérios, adoro esse gênero, e já ouvi muitas críticas boas sobre o autor. Bem curioso. =)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Já li todos os livros de Desventuras em Série e são ótimos! Lemony Snicket responde TODOS os mistérios nas entrelinhas, por isso é uma coleção q vc precisa ler pelo menos duas vezes. kkk Ah, e pra quem tá interessado em ler "Quem poderia ser há uma hora dessas?", leia "Desventuras em Série' primeiro. A história de "Quem poderia ser uma hora dessas?" é a mesma história que Desventuras em Série, mas conta aquilo que aconteceu antes dos órfãos Baudelaire nascerem. Se você ler Desventuras em Série primeiro será bem melhor, porque perceberá que tem personagens que aparecem em ambas as coleções. ;)

    ResponderExcluir
  24. Li o livro, é ótimo! Pra quem não sabe, trata-se da mesma história que Desventuras em Série!!! É a história que aconteceu antes dos Baudelaira nascerem, de como Lemony Snicket se envolveu com C.S.C. E não esperem que todos os mistérios venham de bandeja, porque Lemony não é assim, gente kkkkk

    ResponderExcluir