='cap-left'/>

Élia Barceló - Cordeluna + Sorteio Via Facebook

Pessoal, voltamos com nossa coluna "Leitores Convidados”.
Hoje com a resenha do livro Cordeluna - Élia Barceló (Editora Biruta/2011 - 310 páginas) feita pela Tatiana Leite.
Muito obrigada, Tatiana. É um prazer tê-la aqui no Leituras & Devaneios. Aguardamos outras participações, hein?

 

Meu último comentário que fiz no Skoob logo após a leitura dizia que fazia muito tempo que não lia algo do gênero da fantasia tão bom quanto esse livro. Mas me equivoquei: faz muito tempo que não leio fantasias! Como pude deixar isso acontecer? Só sei que, se eu encontrar livros como esse, com certeza a fantasia entrará à minha lista de gêneros queridinhos.
A empolgação pra começar a ler esse livro era enorme, não só por conta da história em si, mas porque o livro em si é muito bonito! A edição caprichou! Entretanto, conforme os primeiros personagens foram apresentados, fui pega de surpresa pela quantidade enorme de personagens! Por um momento achei que precisaria montar uma árvore genealógica ou coisa do gênero e acredito que esse foi um dos principais motivos da leitura ter demorado um pouco pra me conquistar logo de cara. Quer dizer, foi isso e o fato do tempo histórico se alternar entre passado e presente - não me levem a mal logo, mas eu fiquei um pouco confusa no início! Entretanto, conforme a história de Sérgio, Glória, Sancho e Guiomar foram se desenvolvendo, a confusão deu lugar a uma empolgação enorme para saber como ser o desfecho da história.
Inicialmente, somos apresentados a Sancho Ramírez, um guerreiro do século X que acabara de voltar de uma viagem com seu senhor, dom Rodrigo, expulso do reino por causa de uma intriga no reino. Antes de se juntar a dom Rodrigo e seguir viagem ao seu lado e de seus companheiros, Sancho ganha de presente do seu pai uma espada mágica chamada Cordeluna, que além de ser muito diferente das espadas comuns, ainda exala uma força muito grande e um brilho azul que ninguém é capaz de explicar a origem e o motivo.
Quando no presente, somos apresentados a um grupo de estudantes de teatro que estão partindo num laboratório para um projeto em um antigo mosteiro, para aprenderem mais sobre a história e a cultura do glorioso El Cid. E é aí que conhecemos Glória e Sérgio, dois dos atores. Conforme a história se desenvolve, percebemos que há muitas ligações entre este mosteiro e o local onde a história de Sancho acontece, mas, acima de tudo, os próprios atores com os personagens.
Tenho medo de contar muito mais que isso, porque é muito mais gostoso quando lemos a história com aquela ansiedade por mais detalhes e mais história a ser contada, principalmente porque é com o desenvolvimento do livro que ele se torna mais interessante. Pode ser que tenha acontecido só comigo, mas conforme a história era contada, eu ficava me perguntando se tudo aquilo que acontecia no passado era realmente algo do passado, ou se acontecia simultaneamente com a história do presente, como se os acontecimentos estivessem separados apenas por alguma dimensão, ou coisa assim. Não vou contar se as minhas suspeitas estavam certas ou não, mas posso garantir que aprendi que tudo tem seu tempo e que, apesar de sofrermos com o que acontece, é impossível não se questionar se as coisas são como são porque deveriam mesmo ser assim. Acho que a lição que tirei desse livro é que nós somos donos do nosso destino, mas que não precisamos, necessariamente, deixar de contar com muitas outras coisas que aparentemente não estão ao nosso alcance.
Uma das coisas que eu também destacaria na história é o papel que a fé tinha na vida dos personagens, pelo menos na parte medieval. Todo mundo estuda o mundo medieval na escola, mas ler esse livro me deu a sensação de estar vendo tudo na “prática”, entendem? A cabeça das pessoas e dos guerreiros tinham muita influência da fé! Em um momento específico do livro, dá pra perceber como isso está diferente da nossa realidade, e é um barato ficar pensando no que aconteceu desde o século X para que as coisas ficassem como estão.
Também tenho que parabenizar a autora pelas descrições das cenas e dos personagens, porque mesmo sendo muito clara quanto a algumas características, muita coisa ficou livre para a nossa própria fantasia – algo que eu prezo muito em alguns livros, já que toda história, para mim, não é feita de uma versão apenas!
Foi um prazer ler esse livro! A história de amor é muito bonita, trágica, e deixa aquele gostinho de “me entrar nesse livro e ajudar!”. Com certeza é um livro que será lembrado!
Sobre a Resenhista:
A Tatiana é gêmea da @fernandaleite, ouve muita música dos anos 80, ama livros e algodão-doce, faz que entende de decoração e detesta vizinhos barulhentos.
Vive em Belo Horizonte – Brasil. É uma das responsáveis pela "Coluna das Gêmeas", que vai ao ar todos os domingos no Bookaholic.com.br
Perfil do Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/159685-tatiana
Twitter:  https://twitter.com/tatitaleite
Email para contato: tatiana.leite@outlook.com




Que tal participar e ter suas resenhas publicadas no Leituras & Devaneios?
Adoraríamos saber o que vocês andam lendo... Inscrevam-se AQUI!


E aí pessoal, gostaram da postagem?
Então, bora participar do sorteio de 2 exemplares do livro Cordeluna via Facebook?




 Regras para participar do sorteio:

1. Ser seguidor do Leituras & Devaneios (clique em seguir na ferramenta seguidores no lado direito da página);
2. Curtir a Fanpage do Leituras & Devaneios no Facebook;
3. Curtir a Fanpage da Editora Biruta e Editora Gaivota no Facebook;
4. Compartilhar esta POSTAGEM na sua página;
5. Clicar no ícone "Quero Participar" do sorteio;
6. Ter um endereço de entrega no Brasil.

Demais considerações:
- Caso o ganhador tenha comentado coerentemente a resenha do livro acima, também ganhará um kit com 10 marcadores de páginas diversos.
- A promoção será realizada de hoje até dia 20.04.2013.
- Divulgaremos o ganhador até o dia 28.04.2013.
- Os ganhadores terão 48 horas para reclamar os prêmios, ou será feito um novo sorteio.

Pessoal, não queremos desconsiderar inscrição de ninguém, portanto atentem para as regras... e Boa Sorte!
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. oi Tatiana! nunca vi antes esse livro, achei a capa é bem desanimadora pois sou daquelas pessoas que as vezes lê livro pela capa, mas gostei da sua resenha. nunca imaginaria que o livro seria bom assim.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia ainda o livro, se fosse tirar apenas pela capa, não leria, mas como a resenha me chamou atenção, acho que vale a pena dar um chance.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, o livro dever ótimo mesmo, pena que não vou poder participar do sorteio, pois não possuo facebook .
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei demais da sua resenha. A capa do livro me fez lembrar outros livros que li que eram de capa dura e num único tom, ressaltando apenas as letras que compunham o título da obra e o autor. A história parece-me ser bem legal e gostaria muito de ler o livro.

    ResponderExcluir
  5. HUmm... Vamos por partes.
    Primeiro, a capa: Eu amei, pois é simples e parece com aqueles livros antigos de capa dura... srsrrsr... Eu amo velharia. =D
    Segundo, a resenha: amei, pois foi bem honesta e nada de querer induzir alguém a leitura, ou seja, não foi uma propaga; foi exatamente o que você achou do livro.
    Terceiro, o que eu achei do livro: Eu não o conhecia e maie logo de cara, pois a capa me lembrou tempos antigos e principalmente a minha coleção favorita (Harry Potter); amei saber que o gênero é fantasia.

    Enfim, eu espero muito ganhar ele, pois ele faz muito o meu estilo de leitura.

    Beijos e até mais.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, em primeiro ligar eu amei a capa! E sua resenha me conquistou, pois você foi bem franca em suas colocações, consegui me apaixonar pelo livro, pela sua visão! Não sabia desse livro até ler sua resenha! parabéns!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro. Não costumo ler fantasias, mas posso abrir uma excessão. Talvez eu vá gostar dessa leitura.

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Apesar da capa não chamar muito a minha atenção,
    fiquei a fim de ler...
    =D

    ResponderExcluir
  9. Eu amei a capa! Quando vi fiquei louca pelo livro!
    A resenha me deixou super curiosa, parece sr um livro riquissimo em cenário e personagens marcantes.. O tipo que eu gosto.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro um dia, me parece ser maravilhoso (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. amei a capa..nunca tinha ouvido falar desse livro..eu queroooooo...
    bjs

    ResponderExcluir
  11. amei a capa..nunca tinha ouvido falar desse livro..eu queroooooo...
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Amei sua resenha! :D
    Não conhecia esse livro, mas fiquei com muita vontade de lê-lo, amo livros que nos contam como foi a vida em outras épocas (Sou fanática por livros históricos), e a arte de misturar passado e presente torna a leitura interessante.
    Gosto de histórias com guerreiro medieval, é uma época da qual gosto de aprender novos fatos.
    Mas falando da parte do romance, já vi que vou ter que separar vários lencinhos durante a leitura.
    Gostei da capa, é diferente do vemos por ai, tem um ar de especial, de história antiga. :D

    ResponderExcluir
  13. amei a capa. a resenha. parabéns pela dedicaçao. sucesso
    x
    https://www.facebook.com/Elliane.linda/posts/552978974725673
    X
    PARTICIPANDO
    ellianeramos.blogspot.com.br/
    ellianeramos@hotmail.com
    X

    ResponderExcluir
  14. Tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro, e a cada uma delas, minha curiosidade pra lê-lo só aumenta.
    Tenho problemas em seguir a história, quando existe uma quantidade grande de personagens, mas se a trama for bem escrita, esse probleminha logo passa. Gostei também de saber que tem um grupo de Teatro na história, eu como professor de Teatro, nem preciso falar o quão feliz fiquei. Estou bastante curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. A resenha me deixou bem curioso, parece ser um livro com personagens marcantes, belos cenários... E eu gosto!
    Temas medievais são um dos meu favoritos, e a capa é bem legal.

    ResponderExcluir
  16. oi eu vi que ganhei o sorteio! O que é preciso fazer agora??
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Oi eu vi que ganhei o sorteio e agora o que preciso fazer? Obrigada!!

    ResponderExcluir