='cap-left'/>

Nicholas Sparks - À primeira vista


À primeira vista
Nicholas Sparks

Será que de fato é possível amar alguém à primeira vista?

Confesso que estranhei o questionamento acima, porque “À primeira vista" (Editora Arqueiro/2012 - 256 páginas) trata-se da sequencia de “O milagre” (resenha AQUI), livro no qual Jeremy March, colunista da revista Scientific American e uma pessoa totalmente cética que publica artigos interessantes desmitificando o sobrenatural, investiga acontecimentos estranhos na cidadezinha de Bonne Creek e lá conhece a  bibliotecária Lexie Darnell, por quem se apaixona.  O ponto alto de “O Milagre” é o fato de o milagre do amor realmente existir e ser algo além de qualquer compreensão humana, capaz de fazer com que Jeremy passe a ‘acreditar’.  Assim, e agora em “’`À Primeira vista”, o amor do casal (que não foi “à primeira vista”) é um sentimento profundo e bonito, mas que carece de lapidação, pois ambos precisam se adaptar a uma nova vida em comum, às expectativas que cercam a chegada da primeira filha do casal e algumas dúvidas que pairam sobre o ‘bitolado’ do Jeremy.
“(...) As pessoas são o que são, ninguém é perfeito, mas casamento significa formar um time. Vocês vão passar o resto da vida aprendendo um sobre o outro e, de vez em quando, a coisa explode mesmo. Mas a beleza do casamento é que, se você escolheu a pessoa certa, se os dois se amam, sempre encontrarão uma maneira de resolver as questões.” (Página 138)

Sou fã confessa de Nicholas Sparks e sempre recomendo seus livros. Gostei muito da maioria dos livros de sua autoria que já li e nunca abandonei nenhum. Estou dizendo isso porque ‘quase’ abandonei a leitura de “À primeira vista”.

Não por não estar gostando do livro – muito pelo contrário: a narrativa de Sparks sempre encanta –, o que aconteceu foi que me senti verdadeiramente decepcionada com certas atitudes de Jeremy, negando totalmente ser o personagem carismático de outrora. Mas eu consegui superar a aversão pelo ‘cabeça oca’ e logo voltei a ler, para depois parar novamente.
Não por não estar gostando dos personagens, mas por estar no fim da gestação do meu segundo filho e imaginar o que aconteceria. Como estava muito sensível, deixei para ler depois. Sábia decisão. Mulheres com hormônios alterados não precisam de mais ‘ ideias’ além das que já têm (risos). Enfim, quando reiniciei a leitura de “O milagre”(numa daquelas noites de vigília pelo soninho do bebê, fato que somente mães vão entender), eu consegui ler o livro numa única ‘tacada’.

Sem amarras, a leitura fluiu de uma forma bem prazerosa... Mais uma vez consegui me emocionar com Nicholas Sparks e relembrar porque eu sou tão apaixonada por este autor. Seus personagens são bem humanos, o que acaba tornando suas tramas críveis, apesar dos clichês. Sabemos que ninguém é perfeito, como diz o trecho acima que escolhi para esta resenha, então consegui perdoar o Jeremy pelos seus erros, bem como admirá-lo pelos seus acertos e por sua coragem em fazer o que era preciso e necessário.

Nicholas Sparks novamente deu um show de sensibilidade ao falar de relacionamentos, tanto ao abordar duas pessoas de personalidades fortes e independentes tentando ser um casal, como também pelos trechos referentes aos medos e questionamentos que a espera de um filho significa. Certamente qualquer leitor que tenha passados por essas experiências vai ‘se reconhecer’ na narrativa, e eu adoro quando consigo contextualizar um livro e trazê-lo para a vida real. Finalizando, digo que gostei de “À primeira vista” e, assim como os outros livros do autor, indico aos leitores. Mas creio que seria recomendável, porém não indispensável, ler antes “O Milagre”, especialmente para entrar mais no ‘clima’ da peculiar cidade de Boone Creeck, de certos personagens secundários e do relacionamento do casal.
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png

Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Eu sempre tive vontade de ler um de seus livros, mais as capas dos livros dele, parecem as mesmas pra mim. (eu acho que sou meia loka mesmo hahaha).

    Mas assim que der vou ler algum livro dele.
    Beijos Flor.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sabrina!

    Estou bem curiosa para ler esses dois livros do Nicholas... Mas também com medo. Os dois últimos livros dele que eu li me decepcionaram um pouco....

    Bom saber que você gostou!

    um beijo,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa é a melhor história dele pra mim. Chorei horrores lendo esse livro. O primeiro foi mais simples e achei corrido, ficou meio sem jeito. Mas esse melhorou tudo. Putz, eu tive um treco lendo esse livro....Ahh, é muito fofo os livros dele. Eu amo!

    ResponderExcluir
  4. Quando comecei também estranhei porque o nome se eram os mesmos personagens do O Milagre, só entendi no final que ele se apaixonou à primeira vista pelo bebê, também chorei muito no fim.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho sérios problemas com os livros do Nicholas Sparks. Tudo o que ele escreve é triste. parece que ninguém pode ser feliz. Tragédia em cima de tragédia. Vi 3 filmes adaptados de filmes deles e pqp, que horror ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arismeire, concordo que todos tendem a ser tristes, mas os dois últimos que li "Um Porto Seguro" e "Um homem de sorte" os finais são felizes e são ótimos livros! O primeiro, o melhor de todos que eu li dele! fica a dica! ;)

      Excluir
  6. Eu ainda não esse livro do Nicholas, mas gosto muito dos romances dele. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oi flor,
    Então ainda não li nenhum dos dois mas ja li outros livros do Sparks e espero conseguir ler esses logo tambem tenho os dois aqui em casa so que como vc mesma disse tenho que estar no clima pois os livros do sparks sempre mexem comigo.
    bjs
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi flor,
    Então ainda não li nenhum dos dois mas ja li outros livros do Sparks e espero conseguir ler esses logo tambem tenho os dois aqui em casa so que como vc mesma disse tenho que estar no clima pois os livros do sparks sempre mexem comigo.
    bjs
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nunk li o Milagre... Dizem q a primeira vista eh a continuacao mas na orelha do livro vem dizendo q eh a continuacao de um livro dele q se chama quem ama acredita q so foi traduzido para portugal.
    Agr fikei sem entender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem ama acredita é O Milagre... mas em Portugal a tradução feita foi outra. O Milagre foi traduzido para cá depois. "2005 True Believer O Milagre Quem Ama Acredita"

      Excluir
  10. Ja li "O milagre" e agora to lendo "À primeira vista"..sinceramente to gostando, sou fã do Nicholas e ja li metade dos livros dele mas pra mim o melhor foi "O casamento", o final é show!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo o "À primeira vista" + não estou gostando nada nada.... Ele é muito submisso á ela......... Acho paia... Só acho... :/
    + Sou apaixonada pelos livros do Nicholas Sparks

    ResponderExcluir
  12. há só pra constar viu... Ainda não tive a oportunidade de ler ""O Milagre""

    ResponderExcluir
  13. Eu amo Nicholas Sparks, ele é um dos melhores autores que conheço, mas em relação ao livro À Primeira Vista, fiquei muito decepcionada com o final. Realmente ele mostra a vida como ela é, mas (spoilers) Lexie e Jeremy era o meu casal favorito, eles mereciam um "feliz para sempre"!E ele era muito submisso a ela, tudo que ela queria ele fazia!

    ResponderExcluir