='cap-left'/>

Gillian Flynn - Garota Exemplar

Garota Exemplar


Olá! Saudades de resenhar para vocês. Infelizmente, as coisas andam muito corridas, pois é final de semestre na faculdade e a única coisa que lendo é matéria de prova (momento de silêncio pelo meu sofrimento =/). 
A resenha de hoje é de “Garota Exemplar”, da Gillian Flynn. Já li faz um tempo, porém não tive oportunidade de resenhar, mas hoje trago para vocês minha opinião sobre este tão comentado livro.

Como a sinopse já diz, na manhã em que completava 5 anos de casamento, Amy desaparece misteriosamente. Nick Dunne, seu marido, chega em casa e encontra tudo silencioso e um ambiente que deixa a entender que ouve violência. Ele aciona a polícia e, como na maioria dos casos, o marido se torna o primeiro suspeito.

Nick é um cara tranquilo, bonito e charmoso. Todos o adoram e veem nele uma pessoa com a qual querem manter contato, porém por baixo dessa imagem de bom moço ele esconde uma pessoa sem atitude que necessita sempre da aprovação e admiração de todos. Ele também não demonstra seus sentimentos, o que faz com que desperte a suspeita de muitos que acreditam que ele não está nenhum pouco preocupado ou com medo do que possa ter acontecido com Amy.

Amy é a garota exemplar, a mulher que todos querem como amiga, os homens desejam pela beleza e simpatia, e a filha que todos os pais desejam ter. Ela também é dona de uma grande inteligência e um lado romântico, pois em todo aniversário de casamento cria um jogo de “caça ao tesouro” para que o dia fique mais interessante.

Nick, como disse acima, se torna o principal suspeito do crime e a cada página do livro – que é narrado por tanto por ele como por Amy – dúvidas começaram a surgir sobre se ele era realmente inocente ou culpado. Seria Nick capaz de um crime? E por qual motivo? Apenas por que o amor já não existia mais ou haveria mais coisas por trás da história? A única pessoa que realmente acredita piamente na inocência de Nick é Margo, sua irmã gêmea e apagada.

Amy em suas narrações demonstra ser uma pessoa extremamente obsessiva por Nick e perfeccionista, sempre querendo que as coisas saiam do seu jeito e sem nenhuma outra opção. Ela foi criada querendo ser a melhor em tudo, querendo ser a garota exemplar.
Dúvidas é o que não falta no livro: surgem dúvidas sobre o que realmente aconteceu com Amy, afinal ela está viva ou morta? Dúvidas sobre a inocência de Nick e a de Amy, etc...

O livro tem um bom suspense, porém... confesso que li porque vi muitas pessoas elogiando e acreditei que a história seria a “tal”, mas acabei não gostando tanto assim. Não vi muita graça no livro, ele demora um pouco a deslanchar e achei que poderia ser menor e mais ágil.

Nenhum personagem é apaixonante; Nick é fraco, submisso e fraco (de novo). Ele não faz nada de útil da vida, só quer ser o cara que todos acham legal, mas ele não é nenhum pouco. Amy é doida e possessiva, é daquelas personagens que você nunca gostaria de conhecer.

O livro tem um suspense bacana e a autora conseguiu criar um enredo em que não se sabe realmente o que é verdadeiro ou falso, quem é o personagem bonzinho ou o vilão. Infelizmente, não me apaixonei pela história. O final é o mais decepcionante de todos, mas lembrando que está é minha opinião e o que pode não ter sido legal para mim pode ter agrado e muito a outros leitores.

Acredito que muita gente vai gostar, então recomendo ler para tirar suas próprias conclusões.


click to zoomMais informações em:

Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Confesso que gostei. Não fiquei desesperada durante a leitura para saber mais, mas achei muito inteligente. A Amy é uma personagem absurda, e só digo isso pra não dar muitos spoilers se alguém que não leu o livro ler o comentário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade! Adoro livros de suspense e aposto que vou adorar esse aí.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO livros de suspenses, mas esse infelizmente me decepcionou um pouco, realmente o suspense é bom, ela faz agente ficar pensando que o culpado é um depois o outro, depois outro kkk
    Mas acho que me decepcionou porque eu fui com muita expectativa, pois estavam falando tão bem que achei até que ia ser o melhor livro do mundo. O final me desagradou um pocado também. A história demora um pouco mesmo pra deslanchar, quando eu pensava: - Eita! Agora vai!. - Não ia nada , ficava na mesma.
    Mas com certeza não deixem de ler, se estiverem com vontade, essa é a minha opinião também, que coincide com a da Lu.!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu não gostei do livro, as primeira páginas são maçantes e larguei, quando peguei novamente fui pulando partes só para saber no que ia dar, não gostei, tem livro melhor, por exemplo No Escuro, é ótimo!
    BJs

    ResponderExcluir
  5. Estou com esse livro em casa e querendo ler bastante. A cada resenha que leio é uma opinião diferente então não sei o que esperar muito dele. Vou ter que ler para saber!
    Xxx

    ResponderExcluir
  6. Eu to lendo Garota Exemplar, e não to gostando! To achando a Amy uma chata, a Go, irmã do Nick também, enfim, só se houver uma reviravolta na historia, porque senão será uma da piores leituras que estou fazendo esse ano, infelizmente!

    ResponderExcluir
  7. Eu me identifiquei totalmente com sua resenha. Comprei o livro porque ouvi falar bem, já estou na metade, confesso que com muito esforço. Estou achando o livro chato, esse Nick acho insuportável, acho inteligente a forma como ela narra a história, cada um fala de uma vez, mas não passa disso. Vou ler até o fim porque já gastei o dinheiro com ele, mas nem de longe entendi porque tanto auê em cima desse Garota Exemplar!

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler este livro , parece ser bem interessante, apesar de já ter lido muitas resenhas e comentários negativos.
    Bjs
    Adriana
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Bom nunca li nada relativo a new adult ... mais pelo os aspectos que a sua resenha aponta mesmo não fazendo meu gênero literário o livro parece ser bem interessante. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, quero tanto esse livro, como eu quero ler ele, apesar de ter lido algumas criticas a respeito dele, dee que o final não foi muito bom assim, como eles esperavam e que o livro é bem complicadinho, gosto de mistérios e a leitura ou não desse livro, esta me deixando intrigada, acho que vou ler è a unica alternativa de tirar minhas próprias conclusões e observações.... affffff chega de criticas, vou ler esse livro...Amei sua resenha.
    :)

    ResponderExcluir
  11. Então
    Esse livro me foi indicado e já está comprado aguardando chegar a vez dele, me decepcionou um pouco a resenha e já vou com a mente de que o livro não é o dos melhores.

    Vamos ver o que eu acho quando terminar!

    Bjs
    Sara

    ResponderExcluir