='cap-left'/>

Marc Levy - E se fosse verdade


Lauren, uma jovem médica workaholic, depois de um acidente de carro, ficou em coma profundo. Triste, não é?

Mas o que move E se você verdade é algo do além: Arthur, um arquiteto melancólico com um final de relacionamento, foi morar no apartamento em que ela morava quando estava saudável, e começou a vê-la e ouvi-la. Como?! O que era aquilo? Espírito? Arthur logo é convencido da verdade, que Lauren estava em coma e que era o espírito dela dando uma voltinha (risos).

Os dois começam a se conhecer. Lauren ínsitou Arthur a falar sobre o passado, algo tão doce... Contudo,  algo aconteceu e iriam desligar as máquinas que faziam com que Lauren ainda estivesse  viva. Enfim ela morreria?

Um plano é elaborado! Logo a tirariam dali... Mas o que ocorreria? Conseguiriam?

Não, você não está enganado. Este livro baseou o filme homônimo. Mas são grande as diferenças quanto ao enredo. Lauren não ter irmã, ao menos não é apresentada no livro, o filme termina com a fuga no hospital, o livro continua por muito mais páginas...

Infelizmente, pela primeira vez tenho que afirmar categoricamente que o filme é melhor que o livro. Até por que FELIZMENTE, ao meu ver, o filme fugiu muito do livro, muito!

Além do enredo que é um pouco – muito – diferente, a obra literária tem uma aura mais melancólica, em alguns momentos com pensamentos supostamente mais profundos... Já o filme se presta mais a divertir, como comédia.

Havia lido O primeiro dia do mesmo autor e não gostado muito, mas sempre ouvi tão bem do Marc que decidi dar outra chance e descobri que decididamente Marc Levy não entrou para a lista de autores favoritos. Ao contrário de muitos terminei de ler seus livros com uma sensação de vazio, achando o romance fraco e o texto tedioso, com as partes reflexivas maçantes e com trechos totalmente desnecessários, como a parte que fala do passado de Arthur e de um policial no final do livro.

Outro defeito dos livros dele é falta de empatia criada para com seus personagens. Arthur ainda tem maior destaque, mas Lauren é muito mal elaborada, não é possível conhecer seus medos, anseios e desejos. Logicamente que não são todos os livros em que isto seja requisito, mas ao tratar-se de um romance/drama é indispensável.

Tenho que ressaltar, no entanto, que este autor é muito aclamado. Ou seja, pode ser birra minha, ou seu estilo que não me apetece... questão pessoal. Ou pode ser que seja ruim mesmo (risos).

Sendo assim, não me sinto muito a vontade em dizer, não recomendo a leitura. 
Em que pese eu não ter gostado, leia  E se fosse verdade por sua conta e risco. Quem sabe você não goste?

Para mais informações:

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Eu sou loucamente apaixonada pelo final, no entanto, você disse que as duas obras são diferentes então agora estou um pouco receosa de ler o livro e me decepcionar, pois E Se Fosse Verdade é o meu filme favorito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o tipo de leitura que nem sempre agrada todas as pessoas e também depende do estado de espírito de cada um na hora da leitura. O tema me agradou e se der, vou ler.

    ResponderExcluir
  3. Esse é o tipo de leitura que nem sempre agrada todas as pessoas e também depende do estado de espírito de cada um na hora da leitura. O tema me agradou e se der, vou ler.

    ResponderExcluir
  4. Nossa realmente um monte de gente fala bem desse autor, mas que pena que não foi tudo isso que você esperava, igualmente no outro livro que leu dele. Ai eu gosto tanto do filme queria poder gostar do livro, mas vou esperar um tempo para le-lo.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do Marc, mas assisti ao filme desse livro e gostei bastante :D Acho que vou dar uma chance sim para o livro, uma pena que você não tenha gostado :S

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Nossa estou louca para ler esse livro, sou apaixonada pelo filme, o que provavelmente vai acontecer com o livro também, afinal o livro é sempre melhor que o filme!!!

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para ler esse livro, afinal sou apaixonada pelo filme, e como dizer que os livros são sempre melhor (coisa que concordo) com certeza esse vai entrar pra minha lista de favoritos

    ResponderExcluir
  8. Ai meu Deus!!!!!!!!!!!! Estou em choque. Como assim que o livro que ansiei desesperadamente pelo relançamento, que comprei o livro 2 sem saber que era sequência do E se fosse verdade e que entrei em desespero quando se esgotou... não tão espetacular quando o filme??? COMO ASSIM??? Eu sempre confio na máxima: "Se o filme é bom, o livro é melhor ainda". Estou com o coração rasgado de dor. Vou ter que esquecer esta resenha para sobreviver ao livro???
    Beijos!
    http://www.tesouroliterario.com/

    ResponderExcluir