='cap-left'/>

James Patterson - Bruxos e Bruxas (Confesso, não li tudo!)

Dois irmãos, Whit e Wisty são retirados de suas casas de noite, acusados de serem bruxos pela Nova Ordem. Do nada são encaminhados para a prisão, sendo que eles nem ao menos sabiam que eram bruxos, só naquela noite sentiram que algo era diferente com eles... E descobrem que isto estava acontecendo com vários outros jovens, inclusive com a namorada amada de Whit.

Basicamente este é o enredo, mas abaixo segue a sinopse oficial:

"No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós."

James Patterson é um autor muito renomado, transitando  pela drama, como podem perceber pelo livro O diário de Suzana para Nicolas, pelos livros de mistério/ação, vide a série Alex Cross,  e juvenis, como Bruxos e Bruxas.

Além disso, até o momento  de iniciar Bruxos & Bruxas só havia estudado elogios quanto a ele. Ou seja, estava ansiosíssima para ler este livro. MUITO. Só que, infelizmente, tenho que admitir que de tanto sofrer para terminá-lo, tenho que confessar que deixei a leitura. 

São vários os pontos negativos, a começar pelo enredo sem pé nem cabeça. Ok. Reconheço que grande parte dos livros de YA Sobrenatural e Juvenis possuem enredos mirabolantes, com seres esquisitos e tudo mais, todavia em Bruxos e Bruxas, a incredulidade que acompanhava os personagens era acompanhada pela minha e eu nunca deixei de tê-la.

Nada é explicado. Como os irmãos não sabiam que eram bruxos? De onde surgiu essa Nova Ordem? Como conseguiram tanto poder em tão pouco tempo? Como? Por quê? De que modo? Eu não deixei o livro todo de ter essas perguntas.

Além do mais, nomear o vilão de  O único que é o único me deixou desconcertada, só por este nome minha reação negativa ao livro começou. O único que é o único?! Resquícios de Aquele-que-não-pode-ser-nomeado?

Depois, tenho que ressaltar que os diálogos são truncados, não críveis com o que seriam dois irmãos conversando. Algumas tiradas parecem querer divertir, só que não conseguem.  Os capítulos curtos, com média de três folhas, ao invés de acelerar a leitura, só a deixaram mais cansativa, pelo ritmo quebrado. Por fim, tenho que admitir que os personagens são mal caracterizados, me parecendo banais ao extremo e sem nenhuma personalidade. Por isto parei de ler pouco antes do final, até tentei terminá-lo, mas não encontrava ânimo para tanto...

Deu de notar que não gostei de Bruxos e Bruxas, certo? E será a primeira vez que abandonarei uma série, sem ânimo de continuá-la, quem sabe em um futuro distante volte a  tentar ler os livros, afinal teve algumas pessoas que gostaram...

Por isto, eu sempre peço que avaliem demais opiniões, uma vez que sou adepta ao: prefiro que leiam e não gostem, do que não lerem algo que poderiam vir a gostar. Desta forma, que fique claro que eu não indico Bruxos e Bruxas, todavia tenho que citar que algumas pessoas que gostaram, ok? 

               

Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Não li o livro e desde a primeira vez que pus os olhos na sinopse dele já não me atraiu. Achei as resenhas favoráveis que li muiiiiitooooo fracas e faltando alguma veracidade nas palavras. Não podemos negar que tem muito blogueiro puxa saco por aí né? As que me pareceram verossímeis não me cativaram. E enfim vem a sua, a primeira que li que falou com sinceridade o que achou e de certa forma o que disse bate com o que eu já tinha imaginado que seria o livro. Apesar de gostar da temática, alguma coisa ainda me mantinha afastada dele e agora vi o que era... rsrs

    Boa Semana
    http://livrosromanticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tb me senti do mesmo jeito. terminei com muito custo e não vou ler os outros da série. Achei tudo muito sem explicação, nem um pouco crível. E estranehi, porque já li outros livros do autor da série Alex Cross e Diário de Suzana para Nicolas e gostei.

    Beijão

    Laura
    www.gatosnabiblioteca.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu não li ainda, mas a impressão que acabo de ter do autor não é boa. Eu acabei de ler Lua de mel do mesmo autor e não me surpreendeu em nada, achei uma história fraca e nada surpreendente. Vi algumas resenhas confiáveis e que foram negativas sobre esse livro. Parabéns pela resenha e boa sorte na próxima leitura.

    Beijos,
    Victor Lacerda
    http://leitorinsaciavel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Estava louca para lê-lo por ser livro que se trata de magia e amo o tema, mas logo que li algumas resenhas e alguns abandonaram a leitura vi que não compensava a leitura. E isso se repete.

    ResponderExcluir
  5. Oi, pois sabe que de início também achei a leitura meio complicada, mas aos poucos fui gostando, mas não é o melhor livro. Como é uma trilogia, não esperei muito porque sabia que ia ter mais coisas depois.

    Abraços,

    Greice Negrini

    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  6. uma pena você não ter gostado, ao contrário de você eu aprovei e pretendo continuar lendo a série.
    Bjs< Rose.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou looouca para ler esse livro, sempre gostei de coisas que envolvessem bruxos, e acordar um dia e descobrir que eu era uma bruxa era um sonho que eu tinha desde pequena hahahaha, sei que irei devorar este livro assim que eu consegui-lo, e a capa, meu Deus, foi a primeira coisa que me chamou a atenção *___* Adoro s2

    ResponderExcluir
  8. Lari,

    Não é a primeira pessoa que eu vejo falar mal desse livro, vou procurar esses que falaram bem que vc viu, pois estou desanimada em ler por conta disso.
    Acredito que o problema e tantas pontas soltas na história, tenho ele aqui pra lçer, mas esperarei um pouco mais, vai que esqueço tudo que li de ruim dele kkkkkkk.
    Bjs

    Saudades de vcs, cadê dona Sabrina?? kkkk

    Faby - Blog Adoro Romances de Aracaju

    ResponderExcluir
  9. Lari,

    Não é a primeira pessoa que eu vejo falar mal desse livro, vou procurar esses que falaram bem que vc viu, pois estou desanimada em ler por conta disso.
    Acredito que o problema e tantas pontas soltas na história, tenho ele aqui pra lçer, mas esperarei um pouco mais, vai que esqueço tudo que li de ruim dele kkkkkkk.
    Bjs

    Saudades de vcs, cadê dona Sabrina?? kkkk

    Faby - Blog Adoro Romances de Aracaju

    ResponderExcluir
  10. Nossa, parece que geral. Ninguém quase gostou desse livro. Eu também comecei a ler, e a história não me empolgou, não me fez ter vontade de continuar, então eu desisti kkk
    Restagada, meu livro: http://livro-resgatada.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu tava tão animada pra comprar esse livro, mal podia ver a hora de passar na livraria. Mas agora com essa resenha fiquei desanimada... Mas mesmo assim vou me arriscar, qualquer coisa faço uma troca no Skoob.

    ResponderExcluir