='cap-left'/>

Cornelia Funke - Sombras Vivas


“Sombras Vivas”, de Cornelia Funke, é o segundo livro da Série Reckless, lançado no Brasil pelo Selo Seguinte, que faz parte da Editora Companhia das Letras. Esse é o terceiro livro que leio da autora e já digo que sou apaixonada pela sua escrita. Cornelia consegue escrever personagens que emocionam, que são bem realista em seus sentimentos e defeitos (à medida do possível, é claro, pois é uma história de fantasia).

Era uma vez um garoto chamado Jacob Reckless que tinha apenas onze anos quando perdeu o pai. Ninguém sabe o que aconteceu com o Senhor John Reckless, um dia ele simplesmente desapareceu deixando para trás a esposa e os dois filhos pequenos, Jacob e Will. Jacob viu sua mãe entrar em depressão e tudo que ele queria era o pai de volta que, aliás, era a pessoa com quem mais se identificava por ter um espírito aventureiro, enquanto que Will, doce e quieto, era o filhinho preferido da mãe.

Certa noite, enquanto Will e a mãe dormiam, Jacob resolve entrar no escritório do pai, que se mantinha trancado e da mesma forma que o Sr. Reckless deixou quando desapareceu. As lembranças boas e ruins invadiram Jacob que se sentia sozinho; em meio aquelas recordações ele repara em certo espelho com o vidro mais escuro que o normal. Aquele espelho se torna o ponto de partida para uma nova vida cheia de aventuras para Jacob.

Em “A Maldição da Pedra” (livro um), Jacob Reckless, nosso herói, teve que enfrentar muitos desafios, perigos e inimigos poderosos para salvar Will, seu irmão, de se tornar permanentemente um Goyl de Jade. Will foi amaldiçoado pela Fada Escura e para acabar com a maldição Jacob teve que pronunciar o nome da Fada; algo que é totalmente proibido. Ao fazer isso, nosso herói coloca sua vida em xeque. Agora Jacob possui uma mariposa amaldiçoada repousada em seu peito, ansiosa para sair. Quando ela mordê-lo por seis vezes sairá do seu corpo para voltar a Fada Escura, sua dona, e levar consigo a vida de Jacob.

Nessa nova aventura, quase um ano após a primeira, Jacob tem mais um desafio para enfrentar: salvar sua vida. Porém ele já tentou de todas as formas encontrar uma cura para sua maldição. Jacob já vasculhou todas as possibilidades no Mundo do Espelho, um lugar onde a magia reina. Por mais que não queira desistir, ele sabe que suas chances estão acabando e a morte está cada vez mais perto.

Não podemos esquecer que Jacob é um cara sortudo que já passou por várias coisas e sobreviveu. Mais uma vez o destino parece não querer que ele morra, pois há uma chance dele se curar e tudo dependerá dele encontrar “A Balestra”.
Segundo a lenda, a Balestra é um artefato capaz de aniquilar, com apenas uma flecha, os exércitos mais poderosos, quando usada com ódio. Porém, quando usada com amor, ela pode curar a todos, independente da doença ou maldição.

Claro que Jacob não fica parado a espera da morte. Junto com Fux, sua companheira e amiga que pode se transformar em raposa, ele parte a procura da Balestra, sua ultima chance de sobrevivência. Porém, como nada é fácil nessa vida, além de enfrentar desafios perigosos no caminho, Jacob terá que lidar com outro caçador em busca do artefato: Nerron, o Bastardo, um goyl inteligente que fará de tudo para vencer nosso herói nessa caçada e provar que é o melhor caçador.

Estar a beira da morte clareia a mente de Jacob e ele passa a se dá conta de quanta coisa deixou passar na sua vida. Ele também percebe que o amor sempre esteve mais perto do que ele quis acreditar e não desistirá, até o último suspiro, de salvar sua vida.

___________
Eu amei o primeiro livro, mas “Sombras Vivas” conseguiu me fazer ficar ainda mais apaixonada pela série. Cornelia Funke nos presenteia novamente com uma história recheada de aventura, perigos e personagens apaixonantes.
Confesso que tenho uma grande queda pelo Jacob, acho ele irresistível. Torci o tempo todo para que ele encontrasse a cura para a maldição, principalmente porque estava ansiosa para que houvesse um romance entre ele e Fux.

Fux é uma gracinha. Já tinha simpatizado por ela no primeiro livro, mas nesse Fux recebeu um destaque ainda maior e deu para conhecer mais sobre ela. Não tem como não torcer por ela e Jacob, pois eles claramente se amam (ela pelo jeito já tinha se dado conta a muito tempo desse amor). Nosso herói negou por muito tempo os sentimentos - até porque ele conheceu Fux ainda criança e meio que cuidou dela -, porém estar à beira da morte abriu os olhos do cara, o que é ótimo.

“Sombras Vivas” conseguiu ser ainda melhor que o primeiro. No livro já nos deparamos com novos mistérios que, provavelmente, serão revelados no próximo livro. O final da história também foi surpreendente e me deixou muito curiosa e ansiosa pelo que vai acontecer.
Não vejo à hora de ter o terceiro em mãos.
Super recomendo!


Série Reckless
2 - Sombras Vivas


Mais Informações em:








Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Essa série é outra que quero ler assim que estiver no último livro lançado, só leio elogios para ela.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito de A Maldição da Pedra, mas não gostei do final, espero que Sombras Vivas me empolgue novamente...

    ResponderExcluir
  3. Não comecei a ler essa série mas pelo que tenho lido sobre ela é muito boa, e está permanecendo assim desde o livro 1. Está em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  4. A Cornelia Funke é o tipo de autora que você nem lê a sinopse do livro, apenas compra e lê.
    Sou apaixonda pela escrita dela e depois que li Coração de Tinta, ela esta entre as minhas autoras preferidas.

    Faby - Blog Adoro Ramances de Aracaju

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o primeiro livro, mas tenho um grande interesse na serie . Amo o estilo da narrativa do livro e de como esta sendo bem recebido no Brasil o que é muito bom por sinal.

    Beijos,
    miiheomundoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu li coração de tinta e fiquei realmente apaixonada pelos livros da autora, depois disso não parei mais!!! Estou muito ansiosa para ler sombras vivas.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o primeiro livro mas ainda não li, mas como a sua, já li outras resenhas dizendo que esse livro elevou em muito o nível da série e que tronou a história ainda mais atrativa. Como ainda não li nada da autora, vou começar por essa série.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa série e apreciei muito o que li em sua resenha. Anotado para leitura futura.

    ResponderExcluir
  9. As garotas sempre se dão conta primeiro, hehhehehehe. Muito legal a história, a sua resenha é a primeira que leio sobre essa ´série e gostei de alguns pontos específicos como o artefato capaz de saber sobre a natureza de quem o usa (bem coisa de quem joga RPG, tipo eu) e acho que vou gostar bastante da menina metamorfa, adoro essa temática! :D Grande abraço!

    ResponderExcluir