='cap-left'/>

Yeda Lins - Suíte n°03

É sempre um grande prazer receber livros de autores nacionais para resenha aqui no blog, pois temos um espaço especialmente reservado a eles, nossa coluna ‘Talentos Nacionais’. Infelizmente não a temos atualizado tanto quanto gostaríamos, mas a intenção ainda continua... se você é autor e deseja ter seu livro resenhado no Leituras & Devaneios, confira nossa política de parcerias aqui.

 A resenha de hoje é de Suíte n° 3, de autoria da redatora Yeda Lins. A autora entrou em contato conosco há meses, quando seu livro era apenas uma cópia encadernada. Fã de romances, me interessei pela sinopse e resolvi aceitar a cópia para resenhar, mas a autora conseguiu uma editora e o livro foi lançado com sucesso... tão logo teve seus exemplares nas mãos, me mandou um e eu rapidamente o li. Quem acompanha o blog sabe que estive off quase todo este ano de 2013 por causa do meu baby que precisava muito da mamãe aqui =D. Dentre as poucas resenhas que postei no Leituras & Devaneios, a última foi dia 30/08! Então peço desculpas à autora pela demora da postagem. Bora conferir a resenha?



Suíte n° 3
Yeda Lins

Sergio é um recreador de hotel recém desempregado e endividado com um cara ‘barra pesada’. Temendo por sua vida, resolve ‘meio sem querer’ se envolver com uma mulher rica para resolver seus problemas enquanto ele realizaria ‘a falta’ dos dela.
Vera é virgem aos 32 anos e nunca se relacionou seriamente com ninguém; viva entre trabalhos à frente da empresa da família, estudos, viagens... e sua falta de atrativos físicos somado ao comportamento retraído não era exatamente um incentivo a potenciais relacionamentos. Por conta disso, ela resolve ‘aceitar’ as investidas do estonteantemente lindo Sergio, e passa a noite com ele quando se conhecem.

Alguns desentendimentos após a memorável primeira noite, como Vera pensar que foi roubada, ir ‘espairecer’ em Paris e Sergio literalmente segui-la, eles logo retomam o relacionamento... A família de Vera não aceita muito bem a situação, mas Sergio não vê problemas em ser mantido pela namorada, que custeia todos seus gastos e passa também a lhe pagar um ensino superior.

— Então é isso? Vocês fizeram algum tipo de acordo?
— Mais ou menos. Não houve nenhum acordo verbal. Ela ajuda meu tio, compra roupas para mim (...) E eu entro com meu carinho, minha companhia e meu... pau.  (Página 58)

Mas não é que o feitiço vira contra o feiticeiro?
Temos aqui uma ótima ilustração do provérbio popular ‘Quem ama o feio, bonito lhe parece’.
Sergio passa a se envolver, de fato, com Vera, e em algum momento do enredo precisa demonstrar seus sentimentos para não perdê-la... sentimentos que vão além do interesse financeiro.

Eu gostei da franqueza dos personagens. Vera é uma mulher que merece ser bem amada e bem ©*m#d@ (risos). Se, por um lado, tanta complacência de sua parte com certas atitudes de Sergio me incomodou, por outro lado não foi difícil entendê-la: por que não usufruir do presente que a vida (ou o dinheiro?) lhe deu?
Já Sergio é um típico ‘bonitão sem oportunidades’, e houve momentos em que até me simpatizei com sua causa... Em sua defesa, cabe dizer que seu endividamento foi para pagar o tratamento do tio doente a quem tinha como pai, não por sem-vergonhice.

De um modo geral, eu gostei bastante do livro Suíte n° 03. Capítulos curtos, narrativa simples e agradável — quase despretensiosa —; e o enredo dança com fluidez por entre suas 144 páginas. Senti falta de um desenvolvimento maior do lado emocional dos personagens, seria interessante um aprofundamento nos sentimentos e pensamentos do casal, os conflitos pelos quais um relacionamento iniciado desta forma certamente passa.
Enfim, quem curte romances e procura em bom e rápido entretenimento tem de tudo para gostar deste livro. Recomendo e espero ter a oportunidade de ler mais obras da autora.

Sobre a autora:
Yeda Lucia Raja Gabaglia Lins é redatora, formada em comunicação pela PUC RJ. Carioca, tem dois filhos adolescentes e mora com eles na Barra da Tijuca — cenário cujas belezas naturais serviram de inspiração para a criação desta história. Suíte n° 03 é seu primeiro romance, escrito com a linguagem simples e direta que aprendeu ao longo de sua carreira de 20 anos como publicitária. É possível adquirir o livro diretamente com a autora no email de contato ylins@msn.com ou no site da EditoraPenalux


Suíte n° 03: Site    Facebook  Skoob  Capítulo um 
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. É sempre muito bom conhecer livros de autoria nacional, e eu adorei a sua resenha! A história parece ter mesmo um potencial muito bom, e fiquei curiosa para lê-lo :D

    xx Carol
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pra mim é tudo novo: editora, autora e livro. Vc falou de um aprofundamento emocional dos personagens, mas acho que em 144 pags fica meio que impossível. Livro de livraria com menos de 200 pags não dá! Mas gostei do que li na resenha e só fico me perguntando se esse Sérgio, além de receber o dinheiro da pessoa barra pesada, tbm trabalhava.

    ResponderExcluir
  3. Oi! A capa é linda, o título é interessante, imaginei algo como "Senhora" em dias atuais. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a autora. Parece uma história interessante. Fiquei curiosa.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  5. É ótimo conhecer mais uma autora brasileira tendo um livro lançado. Gostei do livro e parece que ele deve render belas risadas devido a situação.

    ResponderExcluir