='cap-left'/>

Vanessa Martinelli - Amigos Inimigos - A formatura


Segundo livro da joinvillense Vanessa Martinelli, Amigos Inimigos - A formatura é continuação do livro Amigos Inimigos, cuja resenha vocês podem conferir AQUI.

Era mais um dia de aniversário de Maria e ela já estava esperando a continuação da sua sina, esperava um desastre. Era sempre assim, todo aniversário acontecia algo de ruim... Por isto nem queria fazer festa nem nada, mas seus amigos não deixaram passar em branco.

No meio do aniversário eis que surge Úrsula, sua tia avó distante que lhe ofereceu uma festa de debutantes, afinal a garota estava fazendo 15 anos e, segundo a informação da senhora, era desejo da falecida avó de Maria que ela debutasse.

Ela não queria, jamais tivera o desejo de se emperiquitar toda e ir a um baile... Mas se era desejo da sua avó, será que ela não deveria fazer isto?

Maria estava namorando firme Jack desde o final do livro passado. Estavam felizes, beeem felizes. Depois de serem inimigos, eram agora os melhores amigos, além de viverem um lindo romance.

Só que na escola chega uma garota nova, prima da sem-noção da Gertrudes – que namora agora o Maurício, ex paixão da Maria-, Meiri é o nome dela. Linda, ela logo partiu para cima do Jack!
Epa, pêra âe! Ele tem dona, grita a maluquete do grupo de amigos, Morgana.
Mas será que Jack sabe?

Outros dramas também estão acontecendo... Camilla está cada vez mais encanada com seu peso e parecia que ninguém da sua família parecia notar, até porque depois do divórcio dos seus pais eles pareciam nem lembrar que tinham uma filha.

Morgana terminou com o namorado... E André, primo mais velho de Maria, estava feliz, poderia namorar a garota agora. Só que havia um problema, Patricia, a zen do grupo, estava a fim de André. Um triângulo?! Hummm!

Por fim, mas não menos importante, a turma de amigos estava se preparando para o dia da formatura! UHUUULL! o/
Partiu para o Ensino Médio?
O livro é muito rápido de ser lido. MUITO, tem 175 páginas, mas só porque a formatação deixou o texto bem maior, uma vez que entre os capítulos existem páginas em branco e diagramação é bem propícia a alongar o texto.

Por isto, pelo livro ser pequeníssimo, continuei com a mesma sensação do primeiro livro da série: faltou aprofundar as situações. Ora, muita coisa ocorreu no livro, dentre as quais uma doença alimentar, o que por si só já merecia um destaque maior.  Além disso, contando de leve um spoiller – então tome cuidado -, quando Maria e Jack retomam o relacionamento não há nenhuma conversa sobre a pisada de bola dele. Ora, ao menos esperava-se uma conversa!

Novamente lembro que o livro é bem juvenil. Mas, novamente lembro que o leitor não precisa ser subestimado. Não é necessária uma narração mecânica e superficial para encantar novos leitores.
No geral, julgo o livro interessante e um bom entretenimento.
Mas continuo no aguardo de algo melhor da Vanessa Martinelli.



 
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Que legal uma autora aqui do meu estado!!!
    Essa praia de livros juvenis não é mais a minha, não consigo mais sentir interesse.
    Apesar das suas criticas, e concordar com o que vc disse sobre ter que aprofundar os temas, princialmente os polêmicos uma autora nacional é sempre bem vinda, e tenho certeza que com o tempo ela só tem a melhorar e se aperfeiçoar.
    Bjus.
    =]

    ResponderExcluir
  2. Tenho interesse em ler o livro, apesar de não gostar quando falta aprofundar situações, tenho expectativas com o livro.
    Haha ótima resenha ;)

    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu li o primeiro livro e mesmo não sendo o público alvo do livro eu gostei.
    Quero ler esse segundo assim que possível e também espero algo melhor da autora.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a autora e nem o livro. Gostei do que li na resenha. Futuramente gostaria de ler o livro.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a autora e nem o livro. Gostei do que li na resenha. Futuramente gostaria de ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Eu estava pensando seriamente em comprar este livro, porém depois que li sua resenha estou repensando quanto a isto. Eu tenho trauma de comprar livro nacional, pois a maioria que comprei tem uma escrita ruizinha, o enredo é bom, mas a forma como o autor desenvolveu realmente deixou a desejar, por este motivo estou fugindo de livros assim, não vou ficar gastando meu precioso dinheiro com livros sem qualidade, cansei disso u.u

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  7. Achei a capa muito linda, fiquei interessada no livro, parece ser bem divertido e cheio de confusões adolescentes! Parece ser muito bom, pena que os acontecimentos são muito rápidos, concordo que mesmo um público jovem pode adorar livros mais aprofundados!
    beijos!

    ResponderExcluir