='cap-left'/>

Shannon Hale - Austenlândia


“Austenlândia”, da autora Shannon Hale, foi lançado recentemente no Brasil pela Editora Record. O livro, como o nome mesmo diz, tem tudo a ver com as histórias criadas pela Jane Austen, autora que inventou personagens maravilhosos, como Mr. Darcy.

Jane Hayes é a protagonista desse romance. Ela é uma fanática por Mr. Darcy, o que a leva a nunca ter tido um relacionamento satisfatório com seus ex-namorados. Ela está com 33 anos e nunca namorou um cara que valesse a pena, na verdade, no decorrer do livro, percebe-se que Jane só mantinha relacionamentos meios fantasiosos com homens que não queriam nada com nada, ou mesmo “namoros” que eram sérios apenas na mente dela.

Um dia Jane percebe que em toda a sua vida ela buscou nos homens um “Darcy”, que é viciada nele e nos livros da Jane Austen. Em um almoço com sua tia-avó Carolyn, que Jane nunca teve muito contato, ela meio que revela essa obsessão.

Dia depois, sua Tia avó falece e deixa em seu testamento uma grande surpresa para Jane: três semana de férias pagas na Austenlândia, em Pembrook Park - uma propriedade em Kent, Inglaterra -, um ambiente totalmente caracterizado com as coisas do início do século XX, como nos romances da Jane Austen. Lá as pessoas “vivem” como se estivessem de volta ao passado, desde a comida que se come, a roupa que veste, a estrutura da “cidade” onde vive, sem tecnologia... É como se fosse um teatro onde as pessoas interpretam seus personagens, mas com uma duração mais longa.

Jane fica por um momento reticente em ir, mas acaba embarcando para esse “mundo” onde ela pretende exorcizar Mr. Darcy de sua vida e finalmente seguir em frente. No começo ela estranha, não sente que pode fingir viver em outra época, mas no passar dos dias começa a encarnar verdadeiramente seu personagem e curtir o momento.

Claro que ela tem que lidar com inconvenientes no caminho, como o fato de sentir uma atração por Martin, o cara que interpreta o jardineiro, mas com quem é proibida pelas regras de se envolver; ter que ver alguns casais se formarem enquanto ela fica só observando, e com a arrogância de Mr. Nobley, o homem rico da cidade que é tão cheio de si e que acha o dono da razão.
 Cada vez mais envolvida com o universo de Austenlândia, Jane não sabe se quer mais partir e voltar a sua vida sem graça.

“Austelândia” é uma história legal, porém é daqueles livros meio Sessão da Tarde, ou seja, é bom para passar um tempo, mas que não tem “A” história.

Jane Hayes é uma personagem bacana, mas que às vezes parece mais uma adolescente do que uma mulher de 30 e poucos anos, pois suas atitudes eram meio inconvenientes. Seus relacionamentos também eram meio bobos, porque era claramente uma coisa só da cabeça dela, no entanto, ela logo criava um conto de fadas.

Gostaria muito de ir para um lugar como Austenlândia. Sempre quis que existisse máquina do tempo para voltar ao passado e viver um tempo no século XIX e início do XX. Conhecer um belo cavaleiro como o Mr. Darcy não seria nada mal. Claro que ele teria que ser maravilhoso como o Colin Firth (risos).

Os demais personagens do livro foram bons para dar uma alegrada na história, principalmente o arrogante Mr. Nobley que lembra muito o Mr. Darcy. Confesso que torci por um romance entre ele e a protagonista.
Para quem curti chick-lit esse é uma boa opção de leitura.

Recomendo!

Para quem não sabe, existe um filme baseado no filme. Quem interpreta a Jane é a atriz Keri Russel. Estou animada a ver o filme e espero gostar. Alguém aí já viu?

 Austenland (2013) Poster

click to zoomMais informações:



Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Esse livro parece ser divertido, apesar de um ou outro problema que vejo os leitores citarem. Tenho curiosidade de ler, mas talvez não seja tão legal para mim, que só conheço a obra de Jane Austen pelos filmes. Vou tentar ler um dos livros originais, quem sabe depois me anime mais com este.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quando ouvi falar de austenlandia foi site o filme mas aindescobri q tinha o livro então esperei comprar o livro primeiro... Já comprei mas ainda não li. E não vejo a hora pois sou louca por orgulho e preconceito!
    Forever a Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Senhor, eu preciso desse livro! Apesar de você ter citado que o livro não tem 'A' história, acredito que eu iria gostar bastante da obra como um todo. Imagina só ser transporta para Austenlandia? Ai meu coração!! E fiquei bem curiosa pra saber com quem Jane fica no final e se ela permanece nesse mundinho particular ou volta pra vida real...

    Vou ver se consigo baixar o filme muahhaha!!

    Beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Achei muito boa sua resenha e confesso que fiquei bem curiosa, ainda não li nada sobre esse livro, parabéns pela resenha, e acho que vou assistir o filme primeiro.

    Beijos
    Passa lá:
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir