='cap-left'/>

Cassandra Clare - Cidade do Fogo Celestial

Se não puder dobrar os céus, moverei o inferno.
(pag. 191)

É com imensa tristeza que encerro a leitura de mais uma série maravilhosa, que considero a minha favorita quando se trata de livros de fantasia: “Os Instrumentos Mortais”. Foram momentos de angustia, alegria, tristeza, raiva, esperança, desesperança, fé... enfim, um infinito de sentimentos contraditórios ao acompanhar a jornada de Clary, Jace, Simon, Alec, Isabelle, Magnus, etc... na luta contra forças poderosas e bastante sombrias.

Cidade do Fogo Celestial”, da autora Cassandra Clare, lançado no Brasil pela Editora Galera Record, termina a série “Os Instrumentos Mortais” de maneira bem gloriosa. Claro que Cassandra matou muita gente (fiquei com muita raiva de algumas mortes) e fez muitas outras sofrerem - principalmente nossos queridos heróis -, porém a leitura foi extremamente prazerosa e maravilhosa.

Nesse sexto livro, Clary, Jace, Simon, Alec, Isabelle, Magnus e todos os Caçadores de Sombras - assim como também os demais seres do submundo - enfrentam um mal terrível que está confiante de que dominará de vez o mundo: Sebastian Morgenstern. Ele está mais poderoso do que nunca e ainda mais maligno. Também possui um poder tremendo em suas mãos: o Cálice Infernal, uma arma fatal que transforma os Caçadores de Sombras em seres malignos, os Crepusculares, que seguem as ordens do “mestre” Sebastian sem pestanejar, até mesmo matando os próprios familiares. Alguns dos que presenciaram essa transformação foram os jovens amigos Emma e Julian, que viram entes queridos serem transformados em algo terrível, sabendo que nunca os terão de volta e o que os restam é a morte.

Enquanto isso, Clary lida com o fardo de precisar destruir o irmão custe o que custar e, além disso, tem que lidar com o fato de não poder se aproximar muito intimamente de seu namorado que está consumido por enorme poder.

Jace tem correndo em suas veias nada mais nada menos que o fogo celestial que é de um poder enorme, mas também algo perigoso que pode tirar sua vida a qualquer momento. Porém Jace não hesitará em sacrificar sua vida se o fogo celestial for à única forma de acabar de vez com Sebastian.

Alec precisa lidar com as consequências dos seus últimos atos, como o fim do namoro entre ele e Magnus. Ele quer o amor de sua vida de volta, porém os grandes segredos que Magnus esconde sempre serão empecilhos no relacionamento. Além de problemas amorosos, Alec tem que lidar com os problemas alarmantes que seu provo enfrenta, e como mais velho ele sente responsável por proteger sua irmã e seu melhor amigo.

Maia está tentando de tudo para manter o seu povo do lado dos Caçadores de Sombras na batalha que ocorre, porém não é uma tarefa fácil, principalmente porque os Caçadores sempre foram visto como arrogantes pelos membros do submundo. Por amor a seus amigos e por seu bando, ela fará de tudo, até mesmo se aliar aos vampiros para que juntos possam impedir que os planos de Sebastian se realizem, até porque ela sabe que o vilão não pretende só exterminar os Caçadores de Sombras como também todos do submundo.

Simon e Isabelle também enfrentam problemas e desafios nesse último livro. Precisam lidar com o aparente apocalipse que se abate a terra e com os sentimentos que um sente pelo outro. Dizer “te amo” não tem sido fácil, pois momentos oportunos parecem não surgir e pode nunca existir se o que Sebastian está preparando para eles e o resto do mundo finalmente acontecer.

A batalha mais terrível e perigosa da vida do universo sobrenatural está preste a acontecer e nossos heróis terão que ser fortes e acreditar em si mesmos, pois eles são as únicas esperanças para salvar a humanidade. Se eles falharem, não haverá o amanhã.

“Cidade do Fogo Celestial” é daqueles livros maravilhosos e épicos que quando se começa a ler não consegue parar até chegar a última página. EU AMEI o livro, porém senti muitos momentos de raiva também. Cassandra Clare não poupou vidas. Matou várias pessoas, algumas delas eu sofri, pois gostava ou simplesmente porque entristeceram personagens que aprendi a amar.

Sebastian continua pior do que já era. Ele é um dos piores vilões que já tive o desprazer de conhecer em minhas leituras, pois ele é frio, cruel, cínico e simplesmente não tem remorso nenhum pelos seus atos. Apesar de ter torcido pelo seu fim, também me peguei imaginando como as coisas poderiam ter sido diferentes se ele não tivesse sido criado por Valetim. Tem uma parte em que Clary imagina um passado diferente, onde Sebastian era um rapaz normal e feliz. Nessa parte eu chorei porque o menino que Clary desejou haver nunca existiria e por culpa do pai. Isso me faz pensar em como hoje os jovens são moldados por experiência de sua infância e buscam o caminho da destruição. Querendo ou não, esse fato do livro tem muito em comum com situações atuais.

Clary e Jace continuam maravilhosas e amando ainda mais um ao outro. O amor deles amadureceu bastante durante a saga e também os próprios personagens. Jace deixou de ser aquele Caçador extremamente arrogante que achava que o mundo girava em torno dele. Confesso que amava sua personalidade arrogante, porém também amei o Jace atual.  Clary amadureceu bastante também, se tornando uma verdadeira Caçadora de Sombras, porém sem perder seu lado humano e bom que a torna superior aos demais Caçadores.

Alec era chato no primeiro livro, mas se tornou um dos meus personagens favoritos, principalmente quando ele e Magnus se apaixonaram. Amo o feiticeiro e torci demais pelo seu final feliz com Alec que é, aliás, o oposto de Magnus, mas que o completa totalmente.

Isabelle e Simon garantiram cenas lindas nesse livro, assim como algumas cenas bem angustiantes. Simon continuou sendo um cara fofo e um amigo exemplar. Isabelle também mudou no decorrer da série, se tornando uma garota, pode se dizer, melhor e menos arrogante e graças a Simon.

Temos a presença constante de Emma e seu amigo Julian, o que me leva a crer que eles aparecerão ou serão protagonista de outra série da Cassandra. Gostei dos personagens e acho que eles têm muito a oferecer e garantir mais uma série maravilhosa.

“Cidade do Fogo Celestial” é um livro maravilhoso que fecha bem a saga de Clary e Jace e companhia. Vou sentir falta demais dos personagens, mas tenho esperanças de vê-los em outras séries da Cassandra.

O livro me angustiou do começo ao fim, mas também me fez ter esperanças e trouxe-me muitas alegrias. Já sinto saudades de todos e queria uma série infinita ou pelo menos contos sobre eles.

Super recomendo. Cada palavra, cada frase, cada parágrafo, cada folha e cada capítulo valem muito, muito mesmo a pena.

Série Os Instrumentos Mortais de Cassandra Clare
1 - Cidade dos Ossos
2 - Cidade das Cinzas
3 - Cidade de Vidro
4 - Cidade dos Anjos Caídos
6 - Cidade do Fogo Celestial

Mais informações:



Comentários
45 Comentários

45 comentários:

  1. Nossa eu estou pirando pra ler esse livro eu amo a série e a resenha me fez subir pelas paredes mas outra coisa que eu estou louca pra ver nesse livro é a Tessa de as Peças infernais porque falam que ela aparece nesse livro.

    ResponderExcluir
  2. Lu, infelizmente ainda não conheço esta série, acompanho apenas as resenhas que saem, e cada vez fico mais interessada.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Essa série é maravilhosaa! Eu gostei muito também desse último livro, mas sinceramente, eu não gostei de algumas mortes, principalmente do Jordan. Entendo que de certa forma até foi necessário, mas poxa, ele era tão bonzinho, não merecia isso :((

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Só me falta esse... to louca para saber como termina a saga...
    É minha de fantasia preferida tb ♥.
    Amo Jace e adorei o final do livro 5.
    Estou mega empolgada... que bom que vc recomenda :D

    ResponderExcluir
  5. Eu li os cinco livros anteriores e amei a saga e falta esse para terminar a leitura da história.Gostei muito da resenha e pretendo ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  6. Tô no epilogo desse livro... Ao mesmo tempo que estou amandando como você estou sentindo que faltou algo mais... Esperava um final estilo Princesa mecânica, vamos ver se no epilogo a autora me surpreende... Também não gostei das mortes e do rumo de alguns personagens vamos ver no final ela muda de ideia né rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum dos livros desta série, mas estão na minha lista. Gostei muito da resenha, apesar de não conhecer muito bem o enredo e os personagens, fiquei com muita vontade de ler também. Parece ser mesmo uma série incrível, com muitas emoções e reviravoltas, quero ler o quanto antes!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler semana passada e chorei muito porque não queria terminar kkkk
    Com certeza a série é a minha segunda favorita (a primeira é A maldição do tigre), eu AMEI o ultimo livro e pra mim não sei dizer se foi o melhor de toda a saga, mas já estou com saudade de Jace, Clary, Izzy, Simon e Alec. Tomara que saia logo mais um filme mesmo que eu não tenha curtido muito o primeiro kkk. Recomendo muito essa leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  9. to doida pra ler essa serie, mas nao comecei nem o primeiro :/

    ResponderExcluir
  10. Serei sincera: não li a resenha. Como só li até Cidade de Vidro, morro de medo, tenho pavor, de pegar algum spoiler. Na verdade, evito qualquer resenha... não li nada sobre o livro ainda, nem a sinopse. Mas to maluca pra completar minha série e assim dar continuidade.

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada pelo jeito que a Cassandra escreve, ela se tornou minha autora preferida. Amo a série também e estou surtando para ler a conclusão. Prevejo muitas lágrimas kkk

    ResponderExcluir
  12. Esta série é uma das poucas que mais amei ler. A autora soube como nos cativar com sua história e este último livro me parece ser o melhor deles. Não vejo a hora de poder conferir tudo com meus próprios olhos. Adorei ler a resenha e ver que a história continua emocionante. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Só li essa serie até o terceiro. Como tinha meio que um final para a trilogia, parei de ler e fiquei esperando lançar todos os outros pára continuar a ler. Que bom que a autora conseguiu terminar a trilogia muito bem. Espero me emocionar assim como você se emocionou.

    ResponderExcluir
  14. Sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler, adoro livros de fantasia e esse parece ser maravilhoso, daqueles que prendem do começo ao fim.

    ResponderExcluir
  15. Não li o quinto livro da série ainda, mas estou completamente curiosa para saber o desfecho dessa história incrível.
    Pela resenha parece que a Cassandra não deixou a desejar né? Essa série vai se tornar épica, sem dúvidas.
    Mal vejo a hora de ter em mãos os dois últimos livros. Jace seu LINDO ♥ haha
    Adorei a resenha.

    Beijokas
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  16. Apesar de não ter lido o livro ainda o último parágrafo descreve tão bem o que eu sinto quando leio os livros da Cassandra que eu tenho certeza que seria o meu comentário desse sobre esse livro tbm.

    E eu fico angustiada do início ao fim nos livros dela hehehe!

    ResponderExcluir
  17. eu estou no segundo livro da serie e estou amandoooooooooooo....
    estou louca pra descobrir o final dessa saga...

    ResponderExcluir
  18. Não posso ler a resenha, só li os primeiros três livros da série, ainda não consegui comprar os demais =/ eu sei tenho que dar um jeito!!! E vou até a bienal eu vou resolver isso, saudades do Jace rs!

    Miquilis

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nenhum deles, mas quero muito.

    ResponderExcluir
  20. é um livro muito elogiado e querido por muita gente. Todas as resenhas que eu li eu só vi o quão mágico ele é , cheio de mistérios, coisas de outro mundo, coisas que chamam a atenção mesmo e prendem o leitor. Infelizmente eu não li nenhum ainda, mas adoraria ler essa série, pois só escutar elogios e ser um noob ninguém merece, né ? hahaha beijos

    ResponderExcluir
  21. Ao mesmo tempo qeu fico muito feliz em poder ler o último livor, da uma dorzinha no coração que chegou ao fim uma serie que amo tanto...mas toda vez que bater a saudade nos podemos reler não é rs.
    Também acho que o Jace mudou muito e seu crescimento foi muito importante nos livros, mas amava aquele Jace arrogante.
    Eu nunca gostei do Simom..não me pergunte porque rs,
    eu queria um final bom para o Sebastian..eu gosto dele, mesmo ele sendo o babaca que é rs, quero ler logo o livro,
    beijos.

    ResponderExcluir
  22. Essa série é uma das minhas favoritas, e vai deixar muita saudades :( Adorei a resenha, parabéns pelo Blog!! <3

    ResponderExcluir
  23. Louca para ler esse livro, vou me desdobrar para conseguir o meu.

    ResponderExcluir
  24. Meu RAZIEEEEEEEEEL que me segure! Tô com medo de ver coisas dele e dar aquela cagada na hora de ler, por saber o que não devia. Ainda não conferir, estou pirando por isso e com medo de ler. Porque quando acabar? Acabou! :'(
    Espero que tenha sido bom, já vi tantos falando bem...Mas os momentos de raiva são gerais! Quantas resenhas falando que estão fulos com coisa e tal...

    ResponderExcluir
  25. Muito ansiosa pela conclusão dessa série, infelizmente ainda não tive oportunidade de comprar o livro, pretendo le-lo também quando terminar a série das peças infernais porque quero ter a experiencia completa de sentir o final desse livro!

    ResponderExcluir
  26. Ai, nem li a resenha direito para não pegar spoiler, mas faz muito tempo que quero ler essa série, tenho apenas os dois primeiros livros e ainda não li por falta de tempo e... de paciência tambem, rs.

    ResponderExcluir
  27. OMG!!! Como eu amo essa série...muito boa mesmo!
    Estou morrendo de vontade de saber o final da série e triste também me apeguei aos personagens :)
    Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  28. Até o momento, só assisti ao filme e amei a trama, os personagens, os atores... Dizem que há notáveis diferenças entre a adaptação cinematográfica e o primeiro livro. Não vejo a hora de descobri-las! Obrigada por recomendar "cada palavra, cada frase, cada parágrafo, cada folha e cada capítulo"!

    ResponderExcluir
  29. Eu confesso que não li a resenha inteira porque estou no meio da série e ODEIO spoilers (intencionais ou não) hahahahah
    Mas estou louca para termina-la....realmente ele é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  30. Ainda não li os livros da série, mas quero muito começar a ler. Pelas resenhas de que já li dos livros, este parece ser um dos melhores da série.

    ResponderExcluir
  31. AMO os Instrumentos mortais e não acredito que já está acabando! PRECISO desse livro!!! Jace lindo, vem ni mim. Aquele Jace arrogante deixa saudades... Adorei a resenha, só me deixou mais animada!

    Um beijo,
    Lê.

    ResponderExcluir
  32. Eu comecei a ler a série ano passado, e parei no terceiro, esse ano voltei a ler o 4º e estou empacada nele, mas já curiosa pelo 5º e pelo 6º, mesmo sabendo uns bons spoilers (pq não fujo deles) estou com muita vontade de saber como vai acontecer tudo, o final dos casais, e muitas outras coisas...

    ResponderExcluir
  33. Já li CoHF, e fiquei com um buraco no meu peito. Senti um vácuo no meu coração, por causa do fim. Eu adorei o final, a Cassie me surpreendeu mais uma vez com sua escrita e sua narrativa contagiante. A sua resenha ficou perfeita. E essa série é realmente maravilhosa!

    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr || @Mih_Francielle

    ResponderExcluir
  34. A escrita da Cassandra Claire é muito boa, eu li primeiro livro da série e sou louca pra saber o que mais aconteceu na história. Sem contar que o Jace é de deixar qualquer uma babando.

    Bjok

    ResponderExcluir
  35. Tenho uma mania de só iniciar uma serie depois que tenho todos os livros, ou seja, depois que ela enfim está finalizada. Detesto esperar continuaçoes, acabo esquecendo partes importantes e tals. Tenho todos os livros exceto esse, então...o jeito vai ser aguardar mais um pouco. A parte boa disso é que a gente fica sabendo as series que realmente valem a pena comprar e ler. Bjksss

    Mey

    ResponderExcluir
  36. Geral comentando sobre o livro, já estava super curiosa para ler, imagina agora depois de ler a resenha e descobrir do que se trata *-*

    ResponderExcluir
  37. Não acredito que minha série tão amada chegou ao fim. :'( :'( Pelo que vi o livro será o máximo, cheio de surpresas, cenas lindas e marcantes.. Etou louca pra ler e apreciar essa obra incrível. Parabéns pela resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  38. Esperava mais da série, apesar de ter lido só o primeiro, mts me dizem que depois do 3 a leitura fica menos massante e diminui os personagens, eu amo a capa de todos e acho que vou insistir, esse está lindo ! A resenha deu um toque a mais na vontade!

    ResponderExcluir
  39. Nossa, sou louca pela coleção, e por sinal amei muito o filme também. Este livro é bem empolgante, e depois da resenha, tenho que confessar que fiquei ansiosa para ler. Este livro ainda não li, e como já tenha imaginado, amei a resenha, Lu. Obrigada! Também participo da promoção, e espero ganhar. Bjos!

    ResponderExcluir
  40. Nunca tinha lido Instrumentos Mortais e nem As peças infernais (série que possui ligações com essa, mesmo situadas em eras diferentes), mas já acho a história incrível e sofrida. Ainda bem que parei de roer as unhas, senão eu iria perdera-las por causa de Cidade do Fogo Celestial.

    ResponderExcluir
  41. Eu amooooooooooooo a série.. nao tem como nao amar.. esse é o unico livro q eu ainda nao li.. to meio pobre no momento kkkkkkkkkkkk. Meito coração está meio doendo pq eu sei q esse vai ser o ultimo livro da serie... a nao ser q ela faça mais.. eu amei a resenha :D

    ResponderExcluir
  42. Apesar de ter quase a série completa em casa ainda nem comecei a ler o primeiro. Às vezes é bom aguardar serem todos lançados, pra evitar a angústia da espera pelo próximo livro.
    Lógico que, depois dessa sua resenha, tenho que ler tudo o quanto antes.

    bjs.

    ResponderExcluir
  43. Fiquei louca com as capas dos livros! Sou a louca por capas de livro rs.
    Ainda não tenho nenhum livro da série. Será a próxima meta de leitura pois amei as resenhas que li sobre ele.
    Bjus

    ResponderExcluir
  44. Ainda não comecei a ler a série, então pulei algumas coisas por meio de ter spoiler. Mas que legal que o Jace e a Clary amadureceram, confesso que só quero ler pelo Simon e a Isabelle porque sei que vou gostar deles, já desses dois eu acho que não vou gostar, não gosto de garotos tipo o Jace, já o Simon todos dizem mesmo que é fofo, e também ouvi dizer que ele é irônico e tal, e eu acho que diferente de vc já vou gostar da Isabelle desde o início porque eu adorei oq eu li dela.
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Eu não li os livros ainda(apesar de ter três volumes), assisti o filme (que não ajuda muito), mas com isso já posso dizer que tenho uma base... Eu amei o filme e não vejo a hora de começar a ler os livros...
    E do primeiro FILME para uma resenha do ultimo livro, só consigo pensar WOW! Gente quanta coisa! Juce todo poderoso, Clare com irmão, Alec e Magnus (Claro que dava pra sacar que ia dar em algo, mas ;O! ), Simon e Isabelle! ;O
    Para cara! Para! Como assim muuuuuuuuuuuuitas mortes, não poupou mortes? Sim George R. R. Martin! hahaha
    Também gosto da personalidade arrogante do Jace, vai mudar... :'(
    Tá se sentindo órfã? Acho que já to me sentindo também e ainda tenho a saga toda pela frente ainda, mas esperar os proximos lançamentos é uma coisa e já existirem todos os livros que serão lançados é outra... :'(
    Ai ai! To louca pra ler! ♥

    ResponderExcluir