='cap-left'/>

Rick Riordan - O Sangue do Olimpo

O Sangue do Olimpo
Diante do trono de Porfírion, dezenas de gigantes de pé formavam um círculo espaçado, gritando e brandindo suas armas, enquanto dois deles desfilavam em volta da roda, as presas à mostra. A princesa Peribeia segurava Annabeth pelo pescoço como se a menina fosse um gato feroz.
O gigante Encélado tinha Percy preso em sua enorme mão fechada.

_ Bem na hora! - exclamou o rei dos gigantes. - O sangue do Olimpo, para despertar a Mãe Terra!

O SANGUE DO OLIMPO, do autor Rick Riordan, é o quinto e último livro da série Os Heróis do Olimpo, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. Fico muito triste com o fim da série, pois amo esse mundinho que envolve mitologia grega e romana criada pelo Tio Rick. Já estou com muitas saudades do Percy, Jason, Annabeth, Piper, Frank, Hazel, Leo, Nico, Reyna, Treinador Hedge, Festus e os demais personagens.

Então, chegamos ao fim de mais uma aventura, o que é muito triste para nós leitores, mas um alívio para nossos heróis que, mais uma vez, enfrentaram perigos inimagináveis e totalmente terríveis. Dessa vez vemos a história do ponto de vista de Jason, Piper, Reyna, Leo e Nico, o que é muito bom, principalmente porque deu para conhecer mais sobre a pretora do acampamento romano e o filho de Hades. Reyna e Nico se tornaram personagens queridíssimos para minha pessoa. Porém é claro que senti muita falta de ter a história narrada por Percy e Annabeth.

Jason, Piper, Leo, Percy, Annabeth, Hazel e Frank - os Sete Semideuses escolhidos para impedir que o mal acorde - continuam juntos e em direção Atenas para impedir o despertar total de Gaia, a maior e mais perigosa inimiga enfrentada por todos. Eles sabem que a missão é perigosa, porém não desistirão mesmo que tenham que encarar os mais tenebrosos vilões pelo caminho.

Jason precisa lidar com os demônios que o assombram, ser forte e um líder para seus amigos. Sua participação na missão é fundamental. Piper sabe que já não é mais aquela garota que precisava do namorado para defendê-la, pois agora é uma guerreira e seu poder é/será extremamente importante na batalha que estar por vim. Leo ainda se acha o menos importante do grupo, porém ele será a peça chave para se vencer essa batalha. Percy, Annabeth, Hazel e Frank não narram à história e ficam meio que coadjuvantes, mas é claro que, como heróis, serão essenciais para derrotar Gaia. Senti falta da narração deles, pois acredito que todos são primordiais para a história, nenhum mais do que o outro, por isso mereciam ter pelo menos um capítulo em que narrassem.

Enquanto isso, Nico, Reyna e o Treinador Hedge partem em direção ao Acampamento Meio-Sangue com a intenção de impedir uma batalha que se concluída destruirá muitas vidas inocentes: semideuses gregos x semideuses romanos. O pior é que a batalha é sem sentido, apenas uma forma de Octavian - que se considera o atual líder dos romanos - dizer que os “semideuses romanos são os melhores”. Cabe agora a nossos heróis levarem pelas sombras (graças a Nico) a estátua de Atena Paternos e afirmar uma paz entre os acampamentos. Claro que em meio a viagem eles irão enfrentar grandes perigos, porém também encontrarão ajudas que serão bastante uteis. Cabe a Reyna ser forte o bastante, e continuar sendo a líder boa que sempre foi, e não desistir da maior missão de sua vida. Já Nico precisa lidar com a escuridão que sempre o cerca e deixa fraco depois que utiliza seus poderes para transportar a Estátua, além disso, lidar com a tristeza que consome sua vida. O Treinador Hedge precisa se manter firme para proteger as “crianças” e o mundo, principalmente porque precisa ter um lugar seguro para seu bebê prestes a nascer.

Nossos heróis dessa vez só poderão contar com a ajuda uns dos outros, pois os deuses continuam sofrendo com as suas personalidades grego e romanas que “lutam” entre si para tomar conta de seus corpos, no entanto, elas acabam é os deixando fracos e confusos. Mas é claro que de vez em quando um consegue se controlar para dar uma ajudinha. Todos, aliás, sabem que os semideuses só poderão vencer se tiverem os deuses lutando aos seus lados.

O fim está próximo e cabe a nossos heróis derrotar Gaia e serem fortes, pois se a profecia estiver correta ( e elas sempre estão) um deles não sairá vivo da batalha. Agora é esperar para saber quem dos Setes não irá sobreviver.

O SANGUE DO OLIMPO finaliza a série muito bem e já deixa saudades. Foi muito bom acompanhar essa aventura maravilhosa e com personagens inesquecíveis. Confesso que fiquei muito triste por, principalmente, Percy Jackson e Annabeth serem tratados praticamente como coadjuvantes. Eles aparecem, mas de forma secundária e se destacaram tanto quanto os narradores. Às vezes eles pareciam até “fracotes”. Mas tirando a falta de narração deles, o livro foi ótimo.

Amei demais as narrações de Nico e Reyna. No começo fiquei com raiva pelo Rick Riordan colocarem eles e não o Percy e Annabeth para narrar, porém meu mau humor passou rapidamente, pois eles foram as melhores surpresas de todos os tempos. Os dois são ótimos e quero que apareçam mais e mais em outros livros que tenham ligação com a série (eu espero mesmo que tenham outros).

Achei a batalha com Gaia muito rápida, pois fiquei naquela expectativa pelo momento em que seria “tudo ou nada”. Contudo isso não torna o livro ruim. Continuo achando maravilhoso. Super recomendo o livro, porque vale muito, mais muito a pena.

 click to zoom
Série Os Heróis do Olimpo
1 - O Herói Perdido (The Lost Hero)
2 - O Filho de Netuno (The Son of Neptune)
3 - A Marca de Atena  (The Mark of Athena)
4 - A Casa de Hades  (The House of Hades)
5 - O Sangue do Olimpo (The Blood of Olympus)

click to zoomConfiram também:
   
Site do autor Rick Riordan
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Bem, eu adoro os livros que contam jornadas bem literais (estilo O Hobbit, rsrsrsr) e. para ser bem sincera, acho a batalha final menos importante que a jornada em si, muito mais interessante por ser mais imprevisível :D O tema da séria é incrível, um assunto super interessante, que muita gente, assim como eu, gostaria de conhecer melhor.

    Grande abraço
    Roberta Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa série. Tem uma história cheia de encanto e fantasia. A trama é envolvente demais. Me amarro no jeito do autor em descrever os cenários e personagens. são divinos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante desses livros que possuem uma continuação e uma história que nos deixa cada vez mais curiosos para saber o que irá acontecer!
    Também sou como você, essa mistura de grego me deixa bem animada para ler ..
    Pena ter acabado, mas podemos ler sempre que bater a saudade né? rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amo essa série, amo mitologia principalmente a grega e achei fantastico essa mistura da romana com a grega, fiquei triste tbm por ter acabado, mas uma hora tinha que acabar né...
    fiquei com muito medo tbm de não ter a narração de Percy nem de Annabeth, mas gostei muito da Reyna e principalmente do Nico narrando, me surpreendeu muito e acabei adorando poder "conhecer" melhor eles.

    ResponderExcluir
  5. Tio Rick (♥) saudades de ler algo dele adoro seus livros, esse nao é diferente a cada livro a saga fica mais linda (♥), espero poder ler esse livro logo, a capa dele ficou linda!

    ResponderExcluir