='cap-left'/>

Jojo Moyes - Depois de Você


Sinopse: Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. 

Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. 

Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos. Quando tudo parece estar se encaixando, alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Nome original: After You
Ano de publicação: 2016
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 320
Nota: 3/5

Após o fenômeno bestseller “Depois de você”, Jojo Moyes lançou a continuação da aclamada história que está sendo adaptada para os cinemas. O drama, que no primeiro volume conta as peripécias românticas e dificultosas de um personagem tetraplégico e de sua cuidadora, ganha um segmento que de antemão está mostrando divergências de opiniões muito antes do seu lançamento. Afinal, era mesmo necessário, após uma história tão impactante, com um desfecho digno de fechar com chave de ouro e levar ao oscar literário, trazer uma continuação que corria grandes riscos de não ter a mesma essência que o seu antecessor?

Na história de “Depois de você”, o leitor encontrará uma Lou que, apesar de todos os esforços de seguir em frente, não consegue superar a morte de Will. Sua vida está longe de parecer um mar de rosas pós luto. Ao se mudar para Londres, a promessa que fez a Will é de imediato quebrada. Seu apartamento pequeno e sem graça e o ritmo pacato como encara sua atual situação à leva a um estado de início de depressão. Assim, quando por acidente ela escorrega a cai do telhado do seu apartamento, todos pensam que Lou, na verdade, tentou o suicídio.

Ciente de que precisa dar um passo a frente, Lou decide entrar para um grupo de terapia pós luto. Apesar de pouco a vontade, a ex-cuidadora passa frequentar as reuniões, dividindo sua dor com os demais presentes. Nesse meio tempo, além de conhecer o pai viúvo de um dos membros do grupo, Lou recebe uma inesperada surpresa que bate a sua porta, revivendo o seu passado com Will. 

“Depois de você” é o retrato pós luto, mas não há nada nesta história que possa ser comparado aos tramites dramáticos e tocantes apresentados no primeiro volume. Nem sequer chega perto. A Lou amadurecida, que promete seguir os desejos de Will, parece voltar algumas casas nesse novo episódio de sua vida. Desanimada com tudo, a personagem passa boa parte da história entediando o leitor com a sua vida sem graça e com seus pensamentos com requintes depressivos. Não chega a ser maçante, mas quando estamos falando da continuação de um dos drama mais tocantes dos últimos tempos, é inevitável que se espere algo mais do que descrever uma rotina pacata e suas lamúrias “pós-Will”, ambas sem provocar uma grande e profunda empatia no leitor.

Há uma gama de personagens variados e desconexos neste livro. Jéssica surge de repente como a filha desconhecida de Will, sem mais nem menos. Por mais que a autora tente nos convencer sobre a menina, sua personalidade chata, folgada e irritante em boa parte da história, usada com a justificativa de nunca ter recebido carinho dos pais ricos, acaba não trazendo uma ligação especial conosco. O par romântico de Lou passa pela mesma crise: apesar de gentil e bondoso, sua aparição escassa não traz aquela química vista anteriormente.


Sob a ótica de um livro independente, “Depois de você” passaria como uma história razoavelmente agradável, apesar dos pormenores negativos até então citados. Contudo, é impossível enxergá-lo como tal, especialmente ao ser lançado como o sucessor de uma história tão aclamada. O que nos volta ao questionamento do porquê de seu lançamento, se não, em parte, pelo embalo do sucesso com o filme em vias de ser lançado. Não é ruim, mas está muito longe de nos levar a sentimentos de alcançar o ápice do drama tocante.   Leia, mas sem muitas pretensões de se apaixonar profundamente pela história. 
click to zoom

Mais informações:
   

  
image

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Infelizmente ainda não li o primeiro livro, no entanto já esta na minha lista de desejados, e espero lê-lo antes do lançamento do livro. Esse segundo livro, apesar de parecer não ser tão bom quanto o primeiro, gostei bastante da premissa da estória pelo fato de que aborda temas como perda, como a personagem vai lidar com isso, e qual maneira ira usar pra passar por cima disso. Depois de você e um livro que já esta na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. Que pena saber disso. O primeiro livro, realmente, é um dos dramas mais amados e comentado dos últimos tempos. É um livro que realmente te toca. Então é normal esperar tal proximidade de sua continuação. Quero muito ler, mas ao menos agora lerei com os nervos mais tranquilos e sem grandes expectativas.
    Adorei tua resenha e amo esse blog. Parabéns.
    Bjs
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha decidido não ler esse próximo livro.
    Ainda nem consegui lidar com meu próprio luto com o Will, imagina se vou conseguir lidar com a Lou?
    Vou amadurecer um pouco a ideia, mas por enquanto esse título continua fora da minha estante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Ainda não li o primeiro livro, mas depois de minha amiga me falar muito bem dele fiquei bem curiosa para ler e assistindo ao trailer do filme que achei lindo com certeza irei ler, mas acho que quando temos um primeiro livro ótimo no qual nos emocionar que vejo quase todas as pessoas falarem tão bem é bem difícil a continuação conseguir se igualar ainda mais sem todos os elementos do primeiro livro mas essa é uma historia que ainda quero ler para ver se gosto !

    ResponderExcluir
  5. A sinopse foi muito sugestiva, ainda não li o livro, mas estou ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Continuações de livros que ficariam perfeitos sendo "filho único". Fiquei muito empolgada quando o primeiro livro foi lançado, ainda não consegui lê-lo, mas continua na minha lista. Acho que já peguei um spoiler aí ainda na sinopse, mas isso nunca atrapalhou alguma leitura minha, até porque fico curiosa demais. Será realmente que teve necessidade desse segundo livro? Empurrar a personagem para um próximo romance onde talvez deixasse a desejar, até porque o mocinho do outro livro conquistou a todos. É bom saber que o livro não é ruim, entretanto não é tão magnifico quanto o primeiro.

    ResponderExcluir
  7. Fico muito triste que esse livro não seja tudo que a gente imagina e quer ler...depois de uma historia maravilhosa e tocante de Como eu era antes de voce, ficamos decepcionados com essa continuação, que pelo que ando lendo e li na sua resenha, fica muito aquém do esperado, vou ler, mas agora vou com minhas expectativas bem baixas pra decepção não ser tão grande! Bjão!

    ResponderExcluir
  8. Só ouço comentários positivos sobre esse livro e todos os livros da autora. Ainda não a conheço, infelizmente, mas na primeira oportunidade irei adquirir meu exemplar. Com certeza é um drama que vale a pena, sua resenha demonstra o quanto vale a pena uma leitura como essa.

    ResponderExcluir
  9. Oi querida, bom dia!
    Eu li o anterior dele muito tempo antes de toda esse burburinho em volta dele. E então surgiu a continuação, e confesso que não li esse ainda. Vi muitas resenhas negativas sobre o livro, acho que o pessoal faz muitas comparações com o primeiro e nunca que um vai ser igual ao outro ne.
    Assim que eu tiver oportunidade vou lê-lo.

    ResponderExcluir