='cap-left'/>

Gail Carriger - Alma?

Alma?
Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado? Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.

Nome Original: Soulless
Ano de publicação: 2013
Editora: Editora Valentina
Número de Páginas: 308
Nota: 5/5

“Alma?”, da autora Gail Carriger, é o primeiro livro da Série O Protetorado da Sombrinha lançado em 2013 no Brasil pela Editora Valentina. Sabe aqueles livros que tem uma capa legal e sinopse interessante, mas por algum motivo você enrola para ler? Pois é, foi isso que aconteceu comigo. Mas este ano resolvi comprar a série e ler. Nossa, se arrependimento matasse... Que livro maravilhoso! Como demorei tanto tempo para ler? Pelo menos os três seguidos já foram lançados aqui, então não terei que esperar muito para continuar a leitura.
Alexia Tarabotti é a protagonista dessa série sobrenatural. Só posso dizer e Alex é completamente diferente de todas as outras mocinhas de livros, e não é só por causa do seu jeito sarcástico, coragem e sem papas na línguas, mas sim porque ela é completamente diferentes. Sim, isso não é explicação, porém vou tentar explicar. Alex é uma preternatural, ou seja, é uma pessoa sem alma.

No universo criado por Gail existem quatro tipos de seres: humanos, vampiros, lobisomens e preternatural, este último sendo extremamente raro. Para se tornar vampiros ou lobisomem, o ser humano tem que ter uma abundância de alma, pois só assim consegue sobreviver a transformação. Infelizmente não tem como medir a abundância de alma das pessoas, porém sabe-se como uma não tem nenhuma: quando um sobrenatural encosta em um preternatural seus poderes são anulados e ele volta a ser um humano no período em que dura o contato.

Alex sabe desde pequena que é uma preternatural e que ela herdou isso do seu pai (que morreu quando ela era bem pequena). Agora, aos 25 anos e já considerada uma solteirona, Srta Tarabotti lida muito bem com a situação. Não sabe se dizer se é devido a sua condição de preternatural ou sua personalidade mesmo, mas Alex não dá atenção a coisas inúteis, como sentimentos. Ela vive com sua mãe (cabeça oca), suas duas irmãs (cabeças ocas e irritantes) e seu padrasto, e sabe que nunca vai casar, principalmente porque é descendente de italianos, tem pele mais escura, um nariz bem proeminente e um personalidade forte – tudo isso é um horror para a sociedade londrina.

Os vampiros, lobisomens e seres humanos vivem bem na sociedade (mas é claro que os seres sobrenaturais de raças diferentes não são muitos fãs uns dos outros) comandada pela Rainha Vitória e vivem juntos com suas colmeias (vampiros) e alcateias (lobisomens). Há também neste cenário a DAS (um tipo de FBI sobrenatural) comandada por Lorde Maccon, Conde de Woolsey, líder da maior alcateia da Inglaterra e com quem Alex já se meteu muito em confusões.

Lorde Maccon é um alfa charmoso, perigoso e poderoso. Sempre que encontra com Alexia Tarabotti ver-se metido em confusões e agora não é diferente. Alex - autodefesa - mata um vampiro totalmente incomum que dá início a uma séries de investigações que levarão a descobrirem alguns mistérios que cercam Londres. Claro que Alexia é curiosa, impertinente e se considerada uma pessoa brilhante e completamente capaz de descobrir os mistérios que rondam sua cidade e, de quebra, provocar a paciência de Lorde Maccon. Os dois acabam envolvidos juntos nas investigações e faíscas começam a soltar por Londres.
“Alma?” é tão bom, mas tão bom que eu poderia passar horas falando sobre o livro. Realmente amei a história, principalmente por reunir coisas que amo em uma história: personagens interessantes (e não só os protagonistas), mistério, ação, aventura e um baita de um romance.

Alexia é ótima, realmente adorei a personalidade dela e seu jeito de encarar as coisas. Lorde Maccon é lindo, charmoso e um Alfa de parar o trânsito, além disso, o único que consegue lidar a altura com Alex. Mas não só eles que fazem desse livro tão bom, há também o Professor Lyall, o Beta e segundo em comando de Lorde Maccon; ele é ótimo, principalmente por ter uma paciência de Jó com o Alfa e Alex, além disso, sempre está a postos para resolver os “pepinos” nos quais eles se colocam. Outro que rouba a cena quando aparece é Lorde Alkedeama, um vampiro desgarrado de colmeia, bem antigo e que está sempre na última moda. Lorde Alkedeama é o melhor amigo de Alexia, sabe de tudo e sempre está a postos para ajudar à amiga.
O livro é muito bom e vale a pena ser lido. Amei a série e super recomendo!

A título de curiosidade:
Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta. 
(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Steampunk)

SÉRIE O PROTETORADO DA SOMBRINHA
01 - Alma?
02 - Metamorfoses?
03 - Inocência?
04 - Coração?
05 - Timeless (ainda não publicado no Brasil)

Mais informações em:
   
Site da autora: www.gailcarriger.com 
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Eu comprei esse livro mas até gora não li. Com a sua resenha me deu vontade de pegá-lo gora e devorá-lo! Quero fazer essa coleção. O 5° é o último livro??

    Beijinhos

    Mirelle Marques
    Meu Mundo Em Tons Pastéis

    ResponderExcluir