Cobrança ilegal do Detran do Rio faz multa chegar a 40% do salário mínimo

Veja aqui os documentos necessários para fazer o licenciamento do seu veículo:

  • Comprovante de Licenciamento do ano anterior;
  • Comprovante do pagamento do IPVA do exercício anterior e atual;
  • Caso existam multas, apresentar o comprovante do pagamento de cada uma;
  • Pagamento do seguro obrigatório do ano vigente;
  • Comprovante do recolhimento da taxa de Licenciamento RJ.

Há alguns anos, os donos dos veículos do Estado Rio de Janeiro têm a opção de fazer o licenciamento eletrônico, uma opção facilitou e vem facilitando a vida de muita gente, se você se interessou, veja os passos a seguir:

  • O endereço atual deve prevalecer idêntico ao do cadastro no Detran;
  • Não é permitido o veículo ter mais que 15 multas, independentemente de sua origem (Detran, Dersa, DER do RJ);
  • Sem restrições judiciais, por exemplo: registro de furto, bloqueio judicial, e etc;
  • É necessário que o veículo esteja emplacado com placas de três letras. Para dar procedimento ao Licenciamento Eletrônico, o interessado deve se dirigir a uma central de um dos bancos conveniados e apresentar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

No próprio caixa será feita a pesquisa de dívidas (multas, IPVA, seguro obrigatório). O ideal é fazer o licenciamento eletrônico até cinco dias úteis antes do vencimento, já que o novo CRLV será entregue pelo correio.

RENAVAM

Assim como um RG, todas os dados sobre o carro estão salvos num protocolo. Esse protocolo é o Renavam encontrado facilmente no Detran RJ. Nele, para todos os estados do Brasil, incluindo SP, os dados estão armazenados de forma segura e garantem qualidade máxima no salvamento dessas informações, que podem ser utilizadas por seguros e por diversos outros agentes relacionados ao tráfego.

Telefone

Se você está com dúvidas ou deseja fazer reclamações o Detran de RJ possui uma ouvidora para atendê-lo, ele oferece diversas formas de atendimento, entretanto, especialmente para os motoristas paulistanos. O disque Detran facilitou muito a vida dos motoristas, pois evita o deslocamento dos mesmos até um posto do Detran, muitas vezes economizando tempo e paciência (sem enfrentar filas enormes).

As dúvidas dos motoristas poderão ser sanadas por telefone, de forma que os motoristas poderão ter acesso a informações sobre: documentos, prazos e taxas a pagar, além de ter direito à fazer críticas e dar sugestões. Para a segurança dos usuários, não é possível verificar dados confidenciais sobre veículos e sobre as habilitações.

Se você mora na capital ou em município com DDD 11, para entrar em contato ligue: 3223-3333, já outras localidades liguem: 0300-101-3333. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.

You Might Also Like
Deixe uma resposta