='cap-left'/>

Marlena de Blasi - Mil dias na Toscana




Memórias de um pequeno vilarejo repleto de comida, romance e, acima de tudo, vida.

Mil dias na Toscana
Marlena de Blasi

Livro de não-ficção narrado em primeira pessoa por Marlena De Blasi – crítica culinária, chef de cozinha, jornalista, escritora e, mais recentemente, guia gastronômica – sobre suas aventuras em sua nova vida na Itália, mais precisamente na Toscana. Os acontecimentos aqui narrados são sequenciais à sua linda história de amor iniciada em Mil dias em Veneza (resenha AQUI), onde a autora, na meia idade e com uma vida solidificada nos EUA, resolveu jogar tudo pro alto e viver um amor com um “estranho”.

Neste capítulo de sua história, novamente Marlena continua a expressar seu amor pelo marido através de uma linguagem romântica, ainda que a trama são se foque no relacionamento de ambos... aqui, quem resolve romper com todo o passado é Fernando: Atormentado por fantasmas, ele abandona sua vida de bancário na romântica idílica e embarcar numa nova aventura, com sua igualmente aventureira esposa, na Toscana.
Então, entre refeições e noites de festa, o casal conhece e se apaixona pela cultura local, pela bela vida simples do vilarejo, tendo como guias Barlozzo e Flori, dois novos amigos que ajudam os De Blasi na adaptação de sua nova casa.

Igualmente ao livro Mil dias em Veneza, Mil dias na Toscana ( Editora Sextante / 2010 – 256 páginas) encanta ao narrar memórias de forma leve e extremamente poética, com detalhes sobre a paisagem, o prazer da arte culinária (inclusive, há receitas e dicas ao longo do livro) e reflexões sobre a filosofia de um estilo de vida mais singelo, regado à boa comida e amizades verdadeiras:

“(...) filosofia, psicologia, sociologia, antropologia, ciências naturais, história, arte, literatura e religião. Discutimos sobre tudo o que é importante na vida, mas geralmente isso acontece enquanto estamos conversando sobre comida, um tema que não pode ser separado de todos os demais. Na vida, o que conta é a mesa e a cama. Todas as outras coisas que fazemos são apenas para podermos voltar à mesa e à cama.”
Página 33

No dia internacional da mulher, nada melhor do que escolher para resenha um livro escrito por uma mulher de muita coragem e atitude.

Particularmente, não sou muito fã de livros de não-ficção, mas não posso deixar de admirar pessoas que, num átimo, não hesitam em largar tudo para trás e sempre recomeçar... Histórias como as de Marlena de Blasi e Elizabeth Gilbert (autora de Comer, Rezar Amar e Comprometida), são muito inspiradoras.
Creio que a coragem é a característica e fator principal para que se viva um vida plena, tanto que uma frase do livro chamou muito a minha atenção: “Quero que a morte me encontre dançando” Página 247

No caso de Merlena , suas experiências foram "tão" acertadas, que o casal de Blasi agora organiza excursões gastronômicas na Toscana e na Úmbria. Além de render os livros publicados pela Sextante “Mil dias em Veneza e Mil dias na Toscana" – e o livro "Um certo Verão na Sicília" (Editora Objetiva) – ainda há um outro livro de memórias, dessa vez sobre as aventuras na Úmbria, intitulado The Lady in the Palazzo: At Home in Umbria.
Vamos torcer para que logo seja publicado no Brasil! =)
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png
Comentários
34 Comentários

34 comentários:

  1. Sou louquinha para conhecer a toscana!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho livros desse estilo muito bacanas, adoro ler para dar uma "viajada" junto com a autora.
    Gostei da resenha.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sou louca por Toscana, mas comida aff, eu iria engordar mil kilos.rsrsrs.Apesar da capa ser linda, a historia em si não me chamou muito a atenção. Quem sabe...

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros que se passam na Itália *.*
    Já está na minha pilha de leitura, agora só falta a oportunidade :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina!

    tenho o livro Mil dias em veneza! Quero comprar esse e aproveitar ler os dois juntos rsrsrs

    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser muito lindo!!! Já li algumas resenhas em outros blogs e a cada uma que leio, esse livro me parece ainda melhor =)

    ResponderExcluir
  7. Eu queria conhecer a Europa toda, mais falta só o dinheiro, coragem tenho, rs. Esse é um mais um livro que eu quero ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. ahhhhhh que lindo!!! eu quero ler! esses livros com cenários maravilhosos como este me deixam louca! ;)

    ResponderExcluir
  9. Eu também não gosto muito de livros de não-ficção, mas essa parece ser interesante ;)
    Adorei as paisagens da Toscana quando assistia Passione, deu muita vontade de algum dia ir visitar os locais :D
    São lindas!

    Bjus.

    ResponderExcluir
  10. Li um livro dessa autora chamado 'Um Certo Verão na Sicília'!

    Gostei muito do estilo dela!

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Tão romantico! Eu gostaria de ler esse e o outro tbm!

    ResponderExcluir
  12. Li a pouco tempo, Sob o sol da Toscana que virou filme, e creio que tenha sido o responsável pelos inúmeros livros que se passam na Toscana e outrsa regiões da Itália. E espero conseguir ler todos, porque gosto de livros sobre impressões de viagens e memorialistas.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei imaginando um cenário totalente bucólico para essa aventura de redescoberta e romance. Que casal mais destemido e ousado.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  14. A vida é assim mesmo, a gente tem que optar e seguir em frente, pode dar certo ou não...

    ResponderExcluir
  15. E lá vou eu... sonhar com a leitura deste livro e com uma viagem pela Toscana... quero conhecer a Itália... urgentemente...

    ResponderExcluir
  16. Tenho muita vontade de ler esse livro!!!
    Bjao.
    =]

    ResponderExcluir
  17. Oi meninas!!
    Ah, estou aqui morrendo de fome e na hora que li "Toscana" já pensei em massas e vinhos! :(
    Também não sou fã de livros de não ficção, mas esse parece interessante! Eu não sabia que era uma história real.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Desde o começo da resenha, e talvez desde o título que envolve a palavra "Toscana", só consegui pensar naquele filme delicioso "Sob o sol da toscana". ^^

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho o primeiro livro q ainda não li, e apesar de não ser muito ligada no gênero, me simpatizei demais pela história da autora! Não sei... acho que ele encontrou algo e viveu algo pelo qual tb sonho encotrar e viver agora! Jogar td para viver um romance... e ainda dar certo! Ainda, na Itália!!! Realmente...

    Esse parece legal tb! Gostei!

    bjuss

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha, to doida pra ler esse livro =)

    ResponderExcluir
  21. Esse com certeza quero muito ler!me lembra de "sob o sol de toscana", o qual eu adorooo o filme!

    ResponderExcluir
  22. toscana, sua LINDISSIMA *-------*

    ResponderExcluir
  23. Adorei resenha.O livro parece bom (:

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Tbm não sou muito chegada a livros de ñ ficção mas ultimamente tenho lido uns e gostei talvez lei otros

    ResponderExcluir
  25. Oi!

    Também não gosto muito de não ficção, mas amo a Itália! Tenho tanta vontade de conhecer, então o livro parece ser uma boa pedida!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro livros que são não-ficção, tanto que o meu livro favorito é Marley e Eu. Quero muito ler os dois livros Mil dias em Veneza e Mil dias na Toscana, assim que eu tiver um dindin sobrando eu compro.

    ResponderExcluir
  27. Cada um tem sua história... ou seu lado da história pra contar. Agora quem 'se joga' é o Fernando, aproveitando mais um cenário. Tem gente que só visita essas cidades, mas imagina o que é viver nelas!
    Na falta da papel-passagem pra viajar, a gente fica com o papel-impresso da Marlena :P

    ResponderExcluir
  28. Muito boa!!! Ansiosa para ler o livro!!

    ResponderExcluir
  29. O problema de continuações é que ela deve sempre superar a anterior. Como dito na resenha do primeiro livro, Itália é o lugar que eu preciso ir antes de morrer, talvez seja até uma destas peregrinações para encontrar meu "eu" como foi com Gilbert.

    Gosto de lugares pacatos e um pouco mais isolados. Imaginemos fazer isso com um homem como Fernando. Aposto que logo já estreia a adaptação dos livros !

    ResponderExcluir
  30. Outro livro que parece muito interessante, pessoas recomeçando, mudando de vida em um cenário idílico, tudo muito inspirador. Só a chamada inicial já me pegou, fala de amor, comida e vida, tudo de bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Débora Ayres Fagundes6 de abril de 2011 21:13

    incrível
    estou louca para conhecer Toscana
    É UM LIVRO BEM INTERESSANTE
    amei
    beijos

    ResponderExcluir
  32. admiro livros que descreve os locais ,o clima ...etc de um tudo que vai proporcionar uma viagem na imaginação sem nenhum custo de passagem...(rs)é e está sendo maravilhoso lê-lo..estou no último cap.PRIMAVERA
    INTERESSANTE

    ResponderExcluir