='cap-left'/>

Alan Bradley - Flavia de Luce e o Teatro das Marionetes


 Flavia de Luce e o Teatro das Marionetes é o segundo livro da série Flavia de Luce - do autor Alan Bradley - lançado no Brasil pela Benvirá (Editora Saraiva). Quem quiser conferir a resenha do primeiro livro da série, intitulado “Flavia de Luce e o Mistério da Torta” é só clicar AQUI.

Apesar de ser o segundo livro da série a resenha não possui spoilers, pois os livros possuem histórias independentes, já que a cada volume Flavia resolve um caso diferente. 

Com quase 11 anos de vida, com certeza a pequena Flavia de Luce é a "criança" mais esperta e adulta que já encontrei em minhas “andanças literárias”. Dona de ótimos predicados como inteligência aguçada, curiosidade por novas descobertas e paixão por química, Flavia constantemente se mete em algumas confusões, mas também é de grande ajuda para resolver os crimes da sua cidade, Bishop’s Lacey.

Nesse segundo livro a missão de Flavia de Luce é desvendar a morte de Rupert Porson, um artista famoso do mundo das Marionetes que parecia estar apenas de passagem (bem rápida) pela cidadezinha, pois estava “dando um tempo” da emissora onde apresentava um programa sobre marionetes, mas principalmente fugindo do chefe com quem discutiu feio.

O homem chegou a Bishop’s Lacey acompanhado de Nialla, a assistente que parece ser muito mais do que uma simples empregada. O velho carro dele resolve pregar uma peça no dono e dá seus “pitis” bem em frente a igreja da cidade, culminando com o pedido do clérigo Denwyn Richardson para que Rupert se apresentasse aos cidadãos de Bishop’s Lacey.

A pequena Flavia de Luce que está zanzando pelo cemitério da igreja (pensando em como seria se estivesse morta) e é convocada vigário para ajudar os visitantes a organizarem a apresentação, e como uma garota prestativa que é, aceita o pedido. Na verdade essa é uma ótima desculpa que Flávia consegue para se manter um pouco longe de casa, pois sua tia Felicity, irmã do seu pai, está de visita a Buckshaw - e parece que não irá embora tão cedo.

Rupert e Nialla acabam se hospedando nas terras do Sr. e Senhora  Ingleby, um casal que perdeu o único filho Robin de onze anos, há cinco anos atrás; o garoto foi encontrado enforcado numa árvore da fazenda e alguns diziam que ele foi assassinado, outros que cometeu suicídio e no fim das contas foi decretado como sendo um “acidente calamitoso” mesmo.

Essas “visitas” misteriosas acabam atraindo a curiosidade de Flavia, principalmente quando ela presencia uma conversa misteriosa entre Rupert e o senhor Gordon Ingleby, um papo entre pessoas que aparentam se conhecer a tempos. A garota então começa sua pesquisa e descobre alguns segredinhos dos visitantes e também do seu vizinho, mas ela não pára por ai e procura saber mais...

Só que uma investigação maior surge nas mãos de Flavia: a de desvendar o assassinato de Rupert que morre em meio ao seu grandioso trabalho na apresentação das marionetes. E o que era para ser uma simples apresentação se torna uma cena de homicídio, pois Flavia tem certeza de que não foi um simples acidente e sim um assassinato. Pelo jeito o Inspetor Hewitt (“amigo” responsável pelo caso do primeiro livro) e a polícia acreditam ser um assassinato também.

Quero deixar claro que a polícia não dividiu informações com uma garotinha e sim que Flávia tirou suas próprias conclusões baseadas na cena do crime!

Um novo caso então surge na vida de Flavia de Luce e esse crime - como o anterior que ela solucionou - parece ter muito mais mistérios por trás do assassinato do que todos os cidadãos de Bishop’s Lacey podem imaginar. Flavia está disposta a descobrir o motivo e o assassino e suas investigações a levam a um caso ocorrido há cinco anos, que parece ter sido um assassinato com uma cena montada para parecer com suicídio.

Será que Flavia descobrirá a verdade por trás dessas duas mortes? É claro que sim e se você quiser descobrir também vai ter que embarcar nessa aventura com Flavia de Luce.


Flavia de Luce e o Teatro das Marionetes é o tipo de livro que me prende de um jeito que não consigo parar de ler até a última página e que quando chega nela já fico ansiosa pelo próximo.
Eu gostei bastante do primeiro livro da série, mas na época estranhei um pouco a escrita do autor que é super formal já que a história se passa em 1950. Neste segundo livro já achei a escrita normal, pois me acostumei.

Flavia de Luce continua sendo uma personagem magnífica e eu gostaria mesmo de ter uma vizinha de quase 11 anos esperta e tão apaixonada por química quanto ela. Ela com certeza não é uma garotinha normal! Flavia, apesar da idade, tem grande maturidade e se não fosse citada a idade nela no livro acharia que Flavia é uma adulta. (risos)

A família de Flavia tem bastante destaque nesse livro e o pai dela está bem mais presente “como pai” do que no livro anterior. Suas irmãs mais velhas continuam bem chatas e tentando infernizar a vida da pequena Flavia, ao ponto de EU querer entrar na trama em certos trechos e dar umas palmadas em Dafi e Felinha.

O assassinato nesse livro demora um pouco a acontecer, mas não foi nada que incomodou, pois a história flui num ritmo nada cansativo e deu para conhecer mais o “morto” antes de ser assassinato.

Já imaginava um pouco o motivo de Rupert ser assassinado e quem seria o possível assassino de Robin, mas no final das contas fui pega de surpresa e achei a conclusão da história muito boa.

Apesar de Flavia de Luce ser ainda uma “criança”, não acredito que a série seja recomendada para o publico dessa idade, pois ocorrem fatos bem mais adultos na história... Então, recomendo o livro para quem curte um bom mistério e para quem gosta bastante de química. A história vale bastante à pena e os dois livros que li sobre Flavia de Luce já me tornaram fã!

Super recomendo!!


Série Flavia de Luce

1 - Flavia de Luce e o Mistério da Torta (The Sweetness at the Bottom of the Pie) 
2 - Flavia de Luce e o Teatro das Marionetes (The Weed that Strings the Hangman's Bag)
3 - A Red Herring Without Mustard (não lançado no Brasil)
4 - I Am Half-Sick of Shadows (Lançamento previsto lá fora para o dia 01/11/2011)
5 - Seeds of Antiquity (não lançado)
6 - The Nasty Light of Day (não lançado)


- Dê uma passadinha no site Brasileiro da Flavia. O site é muito fofo e vale a pena conferir. AQUI
- Para saber mais informações sobre a Série é só conferir também o site da Série Flavia de Luce onde o autor sempre posta informações sobre a série e as novidades. AQUI


Comentários
35 Comentários

35 comentários:

  1. Sou louca pra ler esses livros da Flavia de Luce *-* Mas são caros, então tenho que esperar um pouco UAHSAUHSU Adorei sua resenha, só me fez querer mais ainda comprar. Esse segundo volume já entrou pra minha lista de desejados <3 Mesmo sem ter lido o primeiro ainda UAHSAUHS

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  2. Li a primeira resenha do livro e já fiquei super querendo ler ele e com esse não é diferente. Ainda mais pelo fato da Flavia gostar de Química.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  3. Ahhh eu acho fofo, mas ainda não comecei a ler.
    Bom saber que apesar de ser uma saga, um livro é meio independente um do outro.

    Andy_Mon Petit Poison
    www.monpetitpoison.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece muito fofo! Quero ler *-*

    ResponderExcluir
  5. Ei Lu,

    Ah eu amei o primeiro, vou passar o segundo na frente na lista pq fiquei doida para ler depois da resenha rsrs.

    Parabéns pelos 5.000 seguidores ^^

    bjoo
    Nanda

    ResponderExcluir
  6. De química eu não gosto tanto assim.. Mas adoro místério.
    Com certeza, antes de ler a resenha, essa seria uma história que eu deixaria bem no fim da minha lista de desejos, por parecer mesmo uma história ifantil. As aparências enganam mesmo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu... adorei a capa do livro, como não li nenhuma resenha, não vou ler já para não estragar a minha surpresa hahahaha
    Mas adorei a capa, muito tim burton!!!

    Beeijosss

    ResponderExcluir
  8. AHhhh eu quero eu quero muitooo essa serie, ate pq tbm amooo policial, e convenhamos que essa capa é linda neh??
    A resenha esta otima!

    ResponderExcluir
  9. Achei essa serie um gracinha. A historia é muito legal. É boa leitura para desbaratinar um pouco!

    ResponderExcluir
  10. Que livro mais fofo!

    Lu, obrigada pelo comentário! O autoconhecimento nos leva muito a reflexão! Valeu pela visita! Tenha uma ótima noite! Voltarei mais vezes por aqui! Bjus :)

    ResponderExcluir
  11. Ñ é um livro que eu leria tão cedo, mas acho fofo as capas e vc tem razão, o hotsite é realmente uma graça. :)) Se cair nas minhas mãos por... ops! acidente (aka presente, sorteio, kkk) eu vou ler. Adorei a resenha, beijinhos. :*

    ResponderExcluir
  12. Aaaaaah que dor que dá ler isso!! PRECISO desse livro, O Misterio da Torta foi uma das minhas leituras favoritaas

    adorei a resenha bjo bjo

    blogcabelosaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ah meninas,
    amei!
    Tinha visto o primeiro livro, não sabia que era uma série!
    O livro parece ser uma graça!

    ResponderExcluir
  14. Livros de mistério?!?!?! É comigo mesmo!!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Oi meninas!!
    Eu já tinha visto o volume 1 à venda e achei a capa muito fofa.
    Pelo visto a história também é legal, quero ler ^^
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Lu, está show este post!Este livro eu não conhecia, mas deve ser muito bom! A capa é linda e o trama parecer ser bem diferente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Ah, que delícia!!! Adoro livros assim *-* Quero muito ler essa série da Flavia de Luce =)

    ResponderExcluir
  18. Adorei a dica! Eu não conhecia essa série de livros e ao ver a capa achei a história fosse infantil demais mais parece que não. Vou colocar na lista de desejados.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Adorei! Não conhecia msm. O site tá lindo!

    A capa é super bonitinha. Gostei mesmo. Achei melhor ainda que mesmo sendo uma protagonista jovem o livro tem uma pegada mais misteriosa.
    Só não gosto de quimica... hahaha

    =*
    It Cultura

    ResponderExcluir
  20. Que fofo é o site brasileiro da autora!
    Achei a capa linda e adorei a resenha. Quero ler.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia esse livro nem o autou, mas parece ser muito bom.

    Amo livros cheio de mistérios e esse chamou minha atenção fiquei bem interessada.

    ResponderExcluir
  22. Ei Lu!
    Eu não conhecia a história, mas parece ser bem divertida msm.
    A capa é super fofa^^
    E com certeza ela não é uma garota de 11 anos normal. Eu tb queria ter uma vizinha assim, não uma irmã. Acho que se fosse irmã eu teria medo dela. =P
    Ruim que a série é grande. Esse povo só quer me fazer gastar XD
    Bjins

    ResponderExcluir
  23. A capa é uma graçinha, mas não conhecia o livro, nem o primeiro, achei a estória muito boa, cheia de mistérios, e lendo a resenha, também achei que não é um livro para crianças. Essa Flavia é uma sapeca eim, menina inteligente, mas eu nunca gostei de química, rsrs, mas não é por isso que não irei dar uma chance a ela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Quando vi esse livro, eu realmente pensei que eram para crianças, mas pelo visto, não é. Achei bem interessante a história, deve ser bem fofa!

    ResponderExcluir
  25. Esse livro eu não conheca ainda, mas já vi que vale a pena!;)
    òtima resenha!

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    adorei a resenha, é uma ótima dica pra eu dá de presente a minha prima de 11 anos que está se iniciando nesse mundo literário e ela adora.
    Beijos
    Dudiinha
    Segredos do Coração

    ResponderExcluir
  27. OI
    Eu tenho o primeiro livro(q ganhei em uma promo aqui! \o/)
    Mas ainda não li =( sempre começo e paro pq leio outro e esqueço dele...
    Mas essa semana vou ver se termino estou enrolando ja faz tempo para ler ele rsrsr
    Sem contar que acho essas capas lindas!!!

    ResponderExcluir
  28. Sempre quis muito ler. Mas ainda não tive a chance. Parece ser muito gostoso. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Terminei ontem de ler o primeiro livro da série... adorei a Flávia, queria eu ter um laboratório daqueles em casa...rss
    Agora preciso comprar esse urgente...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  30. Eu não conhecia esse livro. Gostei muito da resenha e da dica que vc deu para visitar o site brasileiro. aliás, a apresentação de Flavia pelo mundo no site, assistindo a Noruega, é muito legal. Os outros eu não gostei.

    ResponderExcluir
  31. Nao li ainda nenhum livro desse autor,mais gostei da historia interessante.......

    ResponderExcluir
  32. Muito fofa a história. Não vejo a hora de poder conhecer mais sobre a personagem. Estou encantada com ela. Beijos.

    ResponderExcluir
  33. É incrível como um livro tão fantástico como esse ainda é desconhecido por muitos, fico imaginando como outros tão insignificantes caem no modismo e algo tão sublime assim passe despercebido. Me encantei por Flavia já na primeira resenha e a cada nova resenha me encanto ainda mais, preciso ter esses livros, preciso dessa série na minha estante.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  34. Com certeza vou gostar muito da Flávia, por ser bem inteligente e parecer uma adulta.
    O mistério parece ser muito bom nesse livro também.
    Acho que também vou querer bater nas irmãs da Flávia pois li o primeiro capítulo do primeiro da série e me deu uma raiva delas!
    Sério que tem ocorrem fatos bem adultos na história? Fiquei surpresa!
    Ótima resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Uau, estou acompanhando as resenhas todas fora de ordem,
    mas como as histórias são avulsas não tem problema.
    E a cada resenha que eu vejo só fico com mais vontade de ler os livros.
    Pelo que vejo a Luce é quase uma Poirot Mirim,
    Cheia de sagacidade e inteligência, Quero muito ler esses livros!
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir