='cap-left'/>

Siobhan Vivian - Conselho de Amiga / Laurie Halse Anderson - Garotas de Vidro

Como diz aquela célebre frase de Shakespeare “Amigos são a família que nos permitimos escolher”. Resolvi fazer a postagem de hoje como resenha dupla, para ilustrar como amigos podem ser salvação ou ruína. São dois livros da Editora Novo Conceito, dois livros sobre adolescentes, mas completamente diferentes. Conselho de amiga fala sobre a adolescência de forma suave, enfocando na rotina e pequenas neuras tão comuns na idade me que tudo é ‘ 8 ou 80’. Já Garotas de Vidro alerta sobre o perigo dos distúrbios alimentares nervosos, como anorexia e bulimia.

Conselho de Amiga
Siobhan Vivian

Este livro de Siobhan Vivian é sobre a amizade de quatro adolescentes: Ruby – nossa protagonista; Beth – a melhor amiga mandona; Maria – a terceira a entrar para a turma; e Katherine – a intratável, com problemas familiares e última a entrar para o grupo.
O livro se inicia com o aniversário de 16 anos de Ruby, que ela comemora com a mãe e as 3 amigas, quando seu pai repentinamente aparece após anos de abandono, sem dar qualquer notícia. O súbito aparecimento do pai faz com que Ruby passe a questionar tudo o que aconteceu com sua família, porque ele as deixou, porque nunca as procurou, porque sua mãe nunca mais namorou, porque elas eram tão sozinhas, e porque Beth sempre foi tão protetora e mandona, e porque, desde a volta de seu pai, a amiga tem mentido e escondido coisas importantes para Ruby.
Paralelamente aos problemas de Ruby, ela também conhece Charlie, um menino bonito que se mostra claramente interessado. Mas Ruby tem medo, nunca beijou ninguém e tem muitos receios. Com o envolvimento com Charlie, Beth fica ainda mais possessiva com relação à amizade com Ruby, porque também está se aproximando seu aniversário, e ela quer a atenção de todas as amigas.

Conselho de amiga (Editora Novo Conceito/ 2012 – 223 páginas) é o primeiro livro de Siobhan Vivian que tenho oportunidade de ler, mas as amigas que já leram “Não sou esse tipo de garota” gostaram muito. Sem nada para comparar, digo apenas que achei a escrita de Siobhan bem despretensiosa, não é profunda demais, mas ela também tem o tipo de texto que faz com que tentemos ler nas entrelinhas, e constantemente fiquei me perguntando se a autora queria dizer mais do que mostrava, ou não.
Eu indicaria “Conselho de amiga” mais para adolescentes e pré-adolescentes, pois a trama é bem superficial, concentrada na rotina das 4 meninas, e as neuras comuns à idade: bebida, primeiro beijo, separação dos pais, ciúmes entre amigas, segredos e possessividade, etc.


Garotas de Vidro
Laurie Halse Anderson

“Não me lembro mais de como é comer sem planejar tudo, anotando as calorias e o teor de gordura e medindo meus quadris e minhas coxas para ver se mereço e geralmente decidindo que não, que não mereço, e então mordendo a língua até sangrar e fechar minha boca com arame e mentiras e desculpas enquanto uma lombriga cega se enrosca na minha traqueia, fungando e cutucando em busca de uma abertura úmida para o meu cérebro.”
Página 202

Tenso. Esta é a melhor palavra para definir “Garotas de vidro”.

Lia é uma jovem que sofre de anorexia. Ela está num patamar perigoso, é reincidente e agora está ‘craque’ em esconder a realidade dos familiares e também de si mesma. Lia é torturada diariamente pela fome que sente, e pela determinação em não comer. Sua vida é uma sucessão de mentiras, de contagem de calorias, de exercícios exaustivos e de auto flagelos. Ao mesmo tempo, está psicologicamente perturbada, pois já não consegue diferenciar realidade da ilusão que acredita ser real.
Sua ex melhor amiga, Cassie, acaba de morrer de bulimia, mas antes de morrer Cassie tentou ligar e conversar com Lia. 33 vezes. Agora a morte de Cassie está assombrando Lia, que acredita que a amiga quer levá-la junto, pois elas tinham uma aposta macabra de “quem seria a mais magra”.

As duas garotas gozavam de estabilidade financeira e família estruturada. A mãe de Lia é médica, o pai é professor universitário que está no segundo casamento e Lia tem até uma irmãzinha postiça que a adora. É difícil imaginar quais problemas pode ter uma garota que aparentemente tem de tudo o que quer e precisa, mas olhando 'por dentro' com a sensação de intimidade que a narrativa e primeira pessoa nos permite, podemos caminhar com a personagem, e por isso alerto que este livro é impactante e a narrativa é muito forte. Ao mesmo tempo a autora mostra uma sensibilidade muito grande ao conseguir levar a trama adiante de uma forma bem fluida que cativa o leitor.

Eu indico muito Garotas de Vidro (Editora Novo Conceito/ 2012 – 272 páginas) tanto para jovens, quantos para familiares e educadores, pois qualquer um pode ser vítima de distúrbios alimentares. Resta-nos aprender a notá-los, diferenciar a vaidade de compulsão, saber aconselhar e procurar tratamento adequado, antes que seja tarde demais.



Comentários
33 Comentários

33 comentários:

  1. Siobhan Vivian é uma autora bem calma. Aquele outro livro dela foi bem calminho e adolescente e eu gostei. Acho que esse segue pelo mesmo caminho. Agora, Garotas de Vidro é um que eu adorei mais pelo tema do que por qualquer outra coisa. Achei demais esse livro! Um tema tão...polemico, por assim dizer, que chama atenção. Não sei como ele foi retratado no livro, mas vale a pena ler. Todos estão dizendo isso e eu já concordo de cara. Queria ambos esse livros *-*

    ResponderExcluir
  2. OI Sá!

    O primeiro livro citado, eu li e não gostei muito, achei a história muito fraquinha.

    Agora, Garotas de Vidro é de deixar qualquer um estarrecido!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que Conselho de amiga tratasse de assuntos desse tipo, quer dizer eu acho que esses assuntos são fracos e tals...
    Garotas de Vidro ganhou meu interesse por se tratar de um assunto tão preocupante e real (no sentido que todos podem ter e tals..)
    Gostei da sua sinceridade nas resenahs Sabrina.

    Lipe Ralf
    meus-erros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu adorovo livro "tensos", rs. Quero dizer, daqueles que deixam o leitor aflito, com um peso no estômago mesmo qaundo já se passam dias desde o fim da leitura. E ainda mais com um tema tão sério, e tão subestimado quanto a anorexia.

    Já Conselho de Amiga não me interessou muito. Acho que é porque não gostei da narrativa da Vivian em Não Este Tipo de Garota, que é um livro bem mediano...

    ResponderExcluir
  5. Gostei do livro "Garotas de vidro", me parece ser interessante, principalmente a sua nota no final, realmente, qualquer um pode sofrer com anorexia.
    Tenho um selo para você em meu blog: http://ser-escritora.blogspot.com.br/2012/07/selo-seu-blog-e-divo.html

    beijos,

    Juliana.

    ResponderExcluir
  6. Garotas de Vidro da Laurie Halse Anderson parece bom!
    *O*

    Bacio, Selene Blanchard
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  7. Esses sãos os próximos da minha lista, estou bem curiosa para ler, principalmente Garotas de Vidro...

    beijos,

    ResponderExcluir
  8. cara, um livro que quero muito ler é Garota de vidro. Conselho de amiga também leria, mas em último caso. Gosto de Garota de vidro porque aborda assuntos fortes, além da capa ser linda. Adorei a resenha. :D

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros que trazem a realidade para suas histórias ou pelo menos citam situações quais as quais se encaixam com o enredo do livro, gostei muito da resenha e me indentifiquei mais com o livro 2!

    ResponderExcluir
  10. Eu já li Conselho de Amiga e gostei apesar de realmente ser um livro mais para adolescente, achei bem legal a história.
    Garotas de Vidro eu ainda não li mais será um dos próximos.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ai eu to lendo muitas resenhas sobre esses livros e preciso muuuuuuuuito ler os dois *-*

    ResponderExcluir
  12. Conselho de Amiga eu sempre considerei esse livro para menininhas que gostam desse tipo de história, nada muito diferente do que elas podem estar vivendo.
    Já Garotas de Vidro é mais que desejado. Em muitas resenhas consideraram forte, marcante e intensa demais e é assim que eu espero que seja quando for lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Já vi muitos comentários de pessoas que gostaram de “Não sou esse tipo de garota” e detestaram Conselo de Amiga. Quero ler ele mesmo assim, já que tenho o outro livro da autora.
    Já Garotas de Vidro não tenho interesse de ler apesar de apoiar o tema alerta dele.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nenhum dos livros citados mais morro de vontade de le-los, pois alem de serem publicados pela novo conceito que sempre arrasa tenho lido resenhas muito positivas

    ResponderExcluir
  15. Conselho de amiga tem uma trama bem adolescente. Não faz muito o meu gênero.
    Quero muito ler Garotas de vidro, acho que se enquadra bem com a realidade de muitas mulheres que vivem um padrão de beleza que pode ser fatal.

    ResponderExcluir
  16. Minha irmã comprou Conselho de amiga, mas ainda não tomei coragem para ler. Geralmente não gosto muito de livros com trama pré-adolescente u_u
    Já "garotas de vidro", desde a primeira resenha que li, já fiquei me roendo de vontade de ler! *-*
    beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei mto de Não Sou Este tipo de Garota e esperava que Conselho de Amiga estivesse no mesmo nível. Mas lendo resenhas de quem já tinha lido Não Sou... fiquei bastante desmotivada a ler este. Pelo menos não tão cedo.
    Tenho um pouco de medo de ler Garotas de Vidro. Apesar de ser um assunto bem atual, acho que não saberia lidar com o nível de tensão dele. De qqr forma, com certeza, é uma leitura de alerta, pq, como vc disse, ninguém está livre de ter distúrbios alimentares, seja com a própria pessoa ou com alguém próximo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito dos dois livros. Mais acho que o que eu mais vou gostar é mais de Garotas de Vidro, adoro livros 'tensos' e gosto dos temas abordados pelo livro. Também gostei da resenha de Conselho de amiga, não é realmente o meu tipo preferido de livro, mais acho que cairia bem numa tarde descontraída.

    ResponderExcluir
  19. Quando vi a sinopse de Não sou esse tipo de garota, gostei logo, a mesma coisa aconteceu, quando eu li a sinopse de Conselho de amiga, não consegui ler nenhum dos dois ainda...
    Garotas de vidro, a capa me lembra livro sobrenatural, e logo quando me vi não me interessei... Mas depois que parei para ler a sinopse, eu realmente gostei do livro!
    Beijoos :*

    ResponderExcluir
  20. Acho um máximo essa resenha 2 em 1
    Ambas falando sobre amigas,todavia a segunda é bem mais complicado que a primeira.
    Aliás nem sei o que falar sobre Garotas de Vidro,o livro parece ser bem denso e realista.
    Um livro aliás que todos deveriam ler.
    Em compensação o livro da Siobhan,acredito que não é um dos melhores que ela já escreveu.
    =/



    bjs Nati

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelas resenhas estão muito boas..
    Quero muito ler o Livro Garotas de Vidro.. E espero ter sorte na promoção..
    Tem promoção rolando no meu blog se quiser conferir:
    http://viciadaemromancess.blogspot.com.br/2012/07/promocao.html

    ResponderExcluir
  22. Eu não vi boas críticas de conselho de amiga, mas eu leria mesmo assim para passar o tempo com uma leitura leve e divertida.
    O livro Garotas de Vidros parece ser bem tenso mesmo e não é o tipo de livros que eu costumo ler, mas eu tentaria ler porque parece ser interessante como é tratado o assunto.

    ResponderExcluir
  23. Faz um BOM tempo que estou querendo ler Garotas de Vidro,
    agora que li as resenhas quero muito ler Conselho de Amiga tambem!

    ResponderExcluir
  24. Esses dois livros me deixam muito curiosa.
    Conselho de Amiga é tipo de adolescente e esses me atraem pq gosto de pensar como eles (coisas pra minha monografia... rs).
    Garotas de Vidro me atraiu pelo tema diferente e impactante!
    Beijinhos!
    Giulia
    http://prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Os dois livros, apesar de diferentes, parecem ser interessantes!

    ResponderExcluir
  26. Muito interessante, não é meu tipo de leitura, por isso vou presentear uma amiga que adora o tema

    ResponderExcluir
  27. Estou super curiosa para ler os dois livros,mais anciosa ainda pra ler Garotas de vidro, por se tratar de um assunto serio.

    ResponderExcluir
  28. Conselho de amiga me pareceu ser um livro mais para adolescentes,ja Garotas de vidro estou ansiosa para ler

    ResponderExcluir
  29. Adorei as resenhas.
    Desde o lançamento, esses livros estão na minha lista de desejados. Depois da resenha então, aumentou mais minha vontade.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei as resenhas.
    Desde o lançamento, esses livros entraram na minha lista de desejados. Depois que li as resenhas então, aumentou mais ainda!

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Estou sempre acompanhando, muito boas suas resenhas. parabens

    ResponderExcluir
  32. Os dois livros tem assuntos que tocam mais profundo: amizade verdadeira e a real beleza. Essa são as razões pelas quais quero muito lê-los.

    ResponderExcluir